/ Cursos / Graduação / Nutrição / Histórico
 
 

Histórico

No Brasil, em 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição, na Universidade de São Paulo, antigo Instituto de Higiene. Em 1945, o Instituto passou a ser chamado Faculdade de Higiene e Saúde Pública e obteve a aprovação do regulamento do curso.

A partir da década de 70, ocorreu grande oferta de cursos de Nutrição no Brasil, que eram apenas seis até 1945. A razão do aumento do número de cursos foi a Reforma Universitária em 1968, a criação do Instituto Nacional de Nutrição / INAN em 1972 e o lançamento do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição / PRONAN em 1976.

A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional.

O curso de Nutrição do UniCEUB foi criado em 2002, na Faculdade de Ciências da Saúde /FACS e teve seu registro na ATA do CONSEPE/ UniCEUB, s/n de 24/04/2002. A matriz curricular foi publicada no DOU nº 90, de 13/04/2004. O primeiro vestibular para seleção de alunos foi realizado em junho de 2002, sendo oferecidas 100 vagas (duas turmas de 50) para o turno matutino.

A primeira visita de avaliação do MEC foi realizada em 2006, e, desde então, o curso obteve modificações no sentido de melhorar e capacitar o corpo docente e a organização didática e pedagógica.

O reconhecimento do curso (Portaria 594 de 24/02/2006) foi publicado no DOU, em 01/03/2006, e o UniCEUB formou a primeira turma de nutricionistas em agosto de 2006.

No ano de 2007 a instituição sofreu alteração administrativa, e o curso de Nutrição, juntamente com os demais da área saúde que estavam inseridos na Faculdade de Ciências da Saúde, uniu-se aos da área de educação, formando a Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde (FACES).

No segundo semestre de 2010 foi implantada a nova matriz curricular que contempla atividades práticas desde o quinto semestre, inclusive o estágio em nutrição esportiva. Além disso, o aluno tem a oportunidade de participar de atividades práticas desde o primeiro semestre através de projetos de extensão, projetos de iniciação científica, dentre outros.

 
 
UniCEUB é destaque na OAB
Notícia completa
Disciplina Gestão Empreendedora a distância (para alunos do UniCEUB)
Notícia completa
Vestibular de Verão 2012
Notícia completa
UniCEUB participa do Crédito Universitário PRA VALER
Notícia completa
Inscrições para o mestrado em Psicologia
Notícia completa
Nutrição e Publicidade e Propaganda: qualidade reconhecida pelo MEC
Notícia completa
 
   
 
O programa de atendimento comunitário do UniCEUB proporciona formação prática aos alunos e bem-estar à comunidade.
Saiba mais