Jornalismo

SOBRE O CURSO

Bacharelado em Jornalismo, com sete semestres de duração.

- Locais e turnos ofertados no 1º Vestibular 2019:

Campus Asa Norte: Matutino

Campus Taguatinga: Noturno

  • Valores +
    CampusDesconto
    Pontualidade
    Asa Norte R$ 1.476,24
    Taguatinga II R$ 1.188,30

    *Valores válidos somente para novos ingressantes no 1º Semestre de 2019.
    Parcela (valores para grade fechada do 1o semestre)


EGRESSOS DE SUCESSO

Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, apresentadores do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, são egressos do curso de Jornalismo do UniCEUB.

O mais recente egresso de Jornalismo do UniCEUB a ser premiado recebeu o 1º Prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, em 2014. Ivan Brandão, repórter da Rádio BandNews FM e ainda aluno do UniCEUB na época, foi premiado pela série de reportagem Brasília Ontem e Hoje, em comemoração aos 54 anos da capital.

LABORATÓRIOS

1 de 1

  • ‣

    Laboratório/Estúdio de TV: aparelhado com fundo para croma-key, duas câmeras com teleprompter, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT.

    Expand
  • ‣

    Laboratório/Estúdio de TV: aparelhado com fundo para croma-key, duas câmeras com teleprompter, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT.

    Expand
  • ‣

    Laboratório Multimídia: com estrutura moderna e diferenciada, conta com quinze computadores Macintosh utilizados, também, pelas demandas dos laboratórios de TV e rádio.

    Expand
  • ‣

    Laboratório Multimídia: com estrutura moderna e diferenciada, conta com quinze computadores Macintosh utilizados, também, pelas demandas dos laboratórios de TV e rádio.

    Expand
  • ‣

    Estúdio de Rádio: com cabine de locução profissional e duas salas técnicas, equipadas com gravadores de MD e CD, híbrida, computadores e softwares de edição de áudio. Esta estrutura é completada por mais uma cabine de locução simples, aparelhada com os mesmos equipamentos encontrados no laboratório principal.

    Expand
  • ‣

    Laboratório de Criatividade

    Expand
  • ‣

    Laboratório de fotografia: onde são ministrados as aulas de Fotojornalismo, de Introdução à Fotografia e de Fotografia Publicitária. Para os trabalhos externos, há 35 câmeras digitais.

    Expand
  • ‣

    Laboratórios de Informática: seis laboratórios com softwares de editoração, design e tratamento de imagem.

    Expand
  • ‣
  • ‣
  • ‣
  • ‣

PERFIL

O curso de Jornalismo do UniCEUB busca formar profissionais com visão ética, humana, histórica e crítica que atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando as evoluções sociais e novas tecnologias. Ao aluno do UniCEUB é dada a condição de desenvolver perfil investigativo que deseja dialogar com o mundo.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O jornalista pode atuar em veículos de comunicação, como rádio, TV, jornais ou revistas. Além disso, está apto a atuar em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou privados, produção de publicações nos meios online e offline, agências de notícias ou portais.

MERCADO DE TRABALHO

O valor da informação embasada cresce com o desenvolvimento e a amplitude das mídias digitais. Desta forma, a necessidade da produção de conteúdo jornalístico de qualidade é ampliada. Brasília tem demanda constante de profissionais que possam produzir informação a respeito das atividades política, econômica e social. Além de jornais, as emissoras locais de TV e rádio e os principais veículos de comunicação do país estão migrando para a capital, com mais força. A cidade abriga a redação e o estúdio de grandes veículos, como a revista Veja, a TV Globo, a Rede Bandeirantes, o SBT, além do grupo Diários Associados, que contém, entre outros produtos, o jornal Correio Braziliense.


PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO

A Agência de Notícias do UniCEUB foi a vencedora do Prêmio Engenho de Comunicação na categoria Iniciativa Acadêmica em 2012.
O evento é a principal premiação da área da comunicação no Distrito Federal e tem como objetivo destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da imprensa na capital do país. 
A Agência de Notícias do UniCEUB é um projeto de extensão do curso de Comunicação Social sob a orientação do professor Luiz Cláudio Ferreira, que atua como editor-chefe. Em funcionamento desde março de 2012, o projeto já teve a participação voluntária de 70 alunos, além de professores. O material é apurado, editado, publicado e retransmitido para veículos locais e nacionais.

VEÍCULOS EXPERIMENTAIS DO UniCEUB

A TV UniCEUB e a Rádio UniCEUB são veículos de comunicação experimentais, que têm como objetivo proporcionar ao aluno a experiência de produção e veiculação de conteúdo. Chegando ao sexto período, o aluno participa do Esquina, o mais antigo jornal laboratório do Brasil, que funciona exatamente como a redação de um jornal impresso. Clique abaixo para mais informações.

 Banner Jornal.jpg