Edificações

Projeto e Recuperação de Estruturas de Obras Civis

O crescimento do setor de construção civil brasileira tem exigido cada vez mais um número maior de profissionais qualificados para atuar em obras civis que sempre envolvem risco. Tais profissionais devem ser capazes de elaborar e gerir projetos que sejam de qualidade, exequíveis e seguros. Além disso, com o passar dos anos, as edificações vão envelhecendo, ficando antigas, e os problemas vão surgindo.

Neste contexto, cada vez mais se necessita capacitar e desenvolver habilidades e conhecimentos que possam permitir ao engenheiro e arquiteto uma análise crítica dos problemas, na identificação das causas das manifestações patológicas e suas respectivas soluções, para elaboração e implementação de soluções viáveis, tendo como enfoque principal a segurança e manutenção das obras para que as estruturas atendam aos requisitos necessários à garantia de sua vida útil, dentro dos limites aceitáveis.

Para que seja retardado o surgimento de manifestações patológicas, é necessário um bom planejamento e fiscalização durante a fase de execução e, depois da obra pronta, implantar um sistema de gestão de manutenção. Assim sendo, o curso de especialização se faz necessário para formar profissionais capazes de atuar pro ativamente na prevenção de anomalias das construções, seja na fase inicial de projeto com planejamento, gerenciamento e fiscalização adequados.

Em 2013 entrou vigor a NBR 15575 - Desempenho de edificações habitacionais – da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que impõe um desempenho mínimo para os principais elementos de uma edificação (estrutura, instalações elétricas e hidros sanitárias, vedação, impermeabilização, fachadas e etc.), ao longo da vida útil. Neste sentido, a referida norma é mais um fator que reforça a necessidade de profissionais capacitados no contexto da vida útil e manutenção de toda edificação habitacional que seja construída a partir de 2003.

Por fim, o curso vem preencher importante lacuna no conjunto de oferta de cursos de pós-graduação do UniCEUB, visando proporcionar oportunidade de educação continuada aos milhares de alunos formados pela Instituição nas áreas de Engenharia Civil, Arquitetura e outras, com enfoque prático. Além disso, representará opção aos profissionais que atuam nos setores privado e público e que almejam aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas em segurança e manutenção.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas de segurança e manutenção de obras civis (projetistas, consultores, fiscais de obras, auditores, engenheiros de produção, diretores de empresas de engenharia, gestores públicos, profissionais que atuam nas áreas de auditoria, avaliação e pericias de engenharia, profissionais autônomos, etc.) que possuam curso de graduação (Engenharia Civil, Arquitetura ou áreas afins), e que estejam interessados em adquirir ou aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades.

OBJETIVOS

• Formar profissionais que sejam capazes de atuar na segurança e manutenção de obras civis, com a preocupação da prática aliada aos princípios teóricos.

• Habilitar profissionais para atuar na identificação das manifestações patológicas, no diagnóstico e nas técnicas de recuperação e reforço das estruturas de obras civis.

• Aperfeiçoar as habilidades necessárias para análise de risco e desempenho das estruturas.

• Capacitar o aluno para atuar nas fases do projeto estrutural e na execução das estruturas de forma preventiva.

• Desenvolver as habilidades na realização de vistorias e inspeções das estruturas de obras civis, a exemplo de edificações, pontes, viadutos, obras viárias e usinas hidroelétricas.

CARGA-HORÁRIA

400 h/a e 30h para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

CORPO DOCENTE

Doutores, Mestres e Especialistas com experiência acadêmica e renomada reputação no mercado de trabalho.

COORDENADORA

Prof(a). Neusa Maria Bezerra Mota, DSc

HORÁRIO E LOCAL

• As aulas serão ministradas em finais de semana alternados conforme períodos a seguir (*):

Quinta e Sexta-feira, das 18h às 23h (com intervalo de 10 minutos por hora aula).

Sábado, das 8h às 18h (com intervalo de 10 minutos por hora aula).

Local: SEPN 708/908- Campus da Asa Norte do UniCEUB

INÍCIO DAS AULAS

Início: previsto para setembro de 2018.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

2 fotos 3x4.

Cópia autenticada ou original + cópia dos seguintes documentos:

Diploma da graduação;

Histórico da graduação;

Documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor e curriculum vitae.

PROCESSO SELETIVO

1ª etapa: análise de curriculum e histórico escolar da graduação.
2ª etapa: entrevista com o coordenador do curso.

Taxa de inscrição: R$ 70,00.

DESCONTO EGRESSO

Egressos do UniCEUB têm desconto de 20% (não cumulativos).

OBSERVAÇÕES

O UniCEUB reserva-se o direito de:

• Não oferecer o curso caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.
• Proceder alterações nas informações referentes aos cursos de pós-graduação sem prévio aviso.