Autoavaliação

Autoavaliação

A Autoavaliação Institucional contribui para o processo decisório em nível acadêmico e administrativo e subsidia as mudanças ocorridas na Instituição. Além disso, seu caráter formativo permite o aperfeiçoamento dos segmentos que compõem a instituição (docentes, discentes e corpo técnico-administrativo) e do projeto acadêmico e sociopolítico que a rege, pois o envolvimento de todos gera reflexão e autoconsciência do papel de cada um no contexto, com base no diagnóstico da realidade institucional. 

Objetivo da autoavaliação

Em consonância com a missão institucional do UniCEUB, a autoavaliação objetiva conhecer a realidade institucional e promover processos de melhoria para garantir a qualidade do ensino e a formação de cidadãos reflexivos e empreendedores. A autoavaliação fundamenta-se nos princípios institucionais do UniCEUB: princípio da liberdade e da tolerância, princípio da solidariedade, princípio da responsabilidade social, princípio da articulação entre teoria e prática e princípio da formação continuada. 

Dimensões da autoavaliação

A Lei no. 10.861/04, art. 3º, estabelece as dimensões que fundamentam o processo de avaliação institucional. Conforme abaixo:
• Missão e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional);
• Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e extensão;
• Responsabilidade social da Instituição;
• Comunicação com a sociedade;
• Política de pessoal, de carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento profissional e suas condições de trabalho;
• Organização e gestão da Instituição;
• Infraestrutura física;
• Planejamento e avaliação de processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
• Política de atendimento a estudantes e egressos;
• Sustentabilidade financeira da IES.

Resultados da autoavaliação

  • Avaliação de Estágio Bolsita pelo Discente +

    Etapa: 1o Semestre de 2013

    Objetivo: Obter informações sobre o processo seletivo, sobre as atividades desenvolvidas pelos estagiários nos setores em que atuam e para conhecer melhor esse projeto institucional, a fim de oferecer subsídios para a tomada de decisão da gestão superior.

    Participantes: amostra totalizou 73 respondentes de um total de 100 estagiários, o equivalente a 73% do total de discentes aptos a responder a avaliação.

    Resultados

    Tabela 1 – Quantidade de respondentes por curso.

    Tabela1estagio

    Tabela 14 - Concordância com a afirmação "Minhas expectativas em relação às minhas atividades de estágio remunerado foram atendidas" - 1º semestre 2013

    Tabela14

    Tabela 15 - Concordância com a afirmação "As atividades desenvolvidas no estágio remunerado contribuíram para aquisição de novos conhecimentos" - 1º semestre 2013

    Tabela15estagio

    Tabela 18 - Concordância com a afirmação "As atividades desenvolvidas no estágio remunerado contribuíram para meu desenvolvimento pessoal" - 1º semestre 2013

    Tabela18

  • Avaliação de Monitoria +

    Etapa: 1o Semestre de 2013

    Objetivo: A avaliação da monitoria foi realizada no final do semestre com o objetivo de obter informações sobre o processo seletivo sobre as atividades desenvolvidas pelos monitores e sobre a visão dos coordenadores de curso sobre todos os procedimentos que envolvem essa atividade, a fim de oferecer subsídios para a tomada de decisão da gestão desse projeto institucional.

    Participantes: A amostra totalizou 98 respondentes (tabela1) de um total de 139 monitores, o equivalente a 71% do total de discentes aptos a responder a avaliação – monitores bolsistas e voluntários. Dos 98 respondentes, 78 declararam ser monitores bolsistas e 20, monitores voluntários.

    Resultados:

    Tabela 8 - Concordância com a afirmação "Quando iniciei a monitoria, eu conhecia as regras de seu edital" - 1º semestre 2013

    Tabela8

    Tabela 15 - Concordância com a afirmação "O envolvimento com a monitoria me motiva a ser professor" - 1º semestre 2013

    Tabela15

    Tabela 16 - Concordância com a afirmação "A participação na monitoria possibilitou-me desenvolver habilidades de ensino" - 1º semestre 2013

    Tabela16

    Tabela 2 - Concordância com a afirmação "Tive conhecimento da monitoria por meio de mídias digitais (Facebook, Twitter)" - 1º semestre 2013.

    Tabela2

  • Avaliação de PIC +

    Etapa: 2o Semestre de 2013

    Objetivo: A aplicação do instrumento desse processo avaliativo pelo discente foi realizada no mês de julho, com o objetivo de obter informações sobre esse programa da APGP  - Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa (APGP).

    Participantes: A amostra de alunos respondentes foi composta pelos alunos presentes no momento da aplicação dos questionários. Contabilizou-se de 35 respondentes (Quadro 1), o equivalente a 44,30% do total de alunos vinculados ao programa, sendo essa amostragem considerada estatisticamente significativa. 

    Quadro1pic

    Resultados

    A seguir alguns resultados da avaliação o PIC de 2013:

    Tabela 1 - Concordância com a afirmação "Tive conhecimento do PIC/PIBIC por meio de meus professores" - 1º semestre 2013

    Tabela1pic

    Tabela 2 - Concordância com a afirmação "Eu tive a iniciativa de procurar um professor para desenvolver meu projeto de PIC/PIBIC" - 1º semestre 2013

    Tabela2pic

    Tabela 3 - Concordância com a afirmação "Meu orientador tinha disponibilidade de horário para me atender" - 1º semestre 2013

    Tabela3pic

    Tabela 4 - Concordância com a afirmação "A participação no PIC/PIBIC contribuiu para a minha formação acadêmica" - 1º semestre 2013

    Tabela4pic

    Maiores detalhes contatar a CPA: cpa@uniceub.br

  • Disciplina de Gestão Empreendedora +

    Avaliação das Disciplinas Institucionais: Gestão Empreendedora

    OBJETIVO
    Conhecer a percepção do discente com referência à disciplina institucional Gestão Empreendedora.

    METODOLOGIA
    • Dos 258 alunos matriculados, 66% participaram da avaliação.
    • Instrumento construído pela CPA com apoio da equipe gestora do processo.
    • Capacitada dos pesquisadores foi feita pela CPA, no dia 23/09/15.
    • A aplicação do instrumento foi realizada presencialmente, entre 19 e 30/10/15, no campi Asa Norte e Taguatinga I e II.
    • O parâmetro de análise dos resultados considerados positivos, adotado pela CPA, foi a obtenção de 70% de incidência de respostas no primeiro nível da escala de respostas – “Concordo Totalmente”-, visto que a expectativa é de que os resultados encontrados estejam em consonância com os objetivos do Projeto Pedagógico da disciplina em questão.

    RESULTADOS
    Tabela 1- Percentual de concordância com as afirmações relacionadas à disciplina Gestão Empreendedora no UniCEUB – 2015.

    Ge1

    PRÓXIMOS PASSOS
    Foram feitas reuniões com os gestores destas disciplinas para apresentação dos resultados desta avaliação. No 1º semestre de 2017 serão divulgadas as ações de melhoria referente a esta avaliação.

  • Disciplina de Língua Portuguesa +

    Avaliação das Disciplinas Institucionais: Lingua Portuguesa

    OBJETIVO
    Conhecer a percepção do discente com referência à disciplina institucional Língua Portuguesa.

    MÉTODO
    • Dos 1558 alunos matriculados, 63% participaram da avaliação.
    • Instrumento construído pela CPA com apoio da equipe gestora do processo.
    • Capacitada dos pesquisadores foi feita pela CPA, no dia 23/09/15.
    • A aplicação do instrumento foi realizada presencialmente, entre 19 e 30/10/15, no campi Asa Norte e Taguatinga I e II.
    • O parâmetro de análise dos resultados considerados positivos, adotado pela CPA, foi a obtenção de 70% de incidência de respostas no primeiro nível da escala de respostas – “Concordo Totalmente”-, visto que a expectativa é de que os resultados encontrados estejam em consonância com os objetivos do Projeto Pedagógico da disciplina em questão.

    RESULTADOS
    Tabela 1- Percentual de concordância com as afirmações relacionadas à disciplina Língua Portuguesa, no UniCEUB - 2015.

    LP1

    PRÓXIMOS PASSOS

    Foram feitas reuniões com os gestores destas disciplinas para apresentação dos resultados desta avaliação. No 1º semestre de 2017 serão divulgadas as ações de melhoria referente a esta avaliação.

  • Disciplina de Sociologia +

    Avaliação das Disciplinas Institucionais: Sociologia

    OBJETIVO
    Conhecer a percepção do discente com referência à disciplina institucional Sociologia.

    MÉTODO
    • Dos 1.522 alunos matriculados, 63% participaram da avaliação.
    • Instrumento construído pela CPA com apoio da equipe gestora do processo.
    • Capacitada dos pesquisadores foi feita pela CPA, no dia 23/09/15.
    • A aplicação do instrumento foi realizada presencialmente, entre 19 e 30/10/15, no campi Asa Norte e Taguatinga I e II.
    • O parâmetro de análise dos resultados considerados positivos, adotado pela CPA, foi a obtenção de 70% de incidência de respostas no primeiro nível da escala de respostas – “Concordo Totalmente”-, visto que a expectativa é de que os resultados encontrados estejam em consonância com os objetivos do Projeto Pedagógico da disciplina em questão.

    RESULTADO
    Tabela 1- Percentual de concordância com as afirmações relacionadas à disciplina Sociologia, no UniCEUB - 2015.

    S1

    PRÓXIMOS PASSOS
    Foram feitas reuniões com os gestores destas disciplinas para apresentação dos resultados desta avaliação. No 1º semestre de 2017 serão divulgadas as ações de melhoria referente a esta avaliação.

  • Disciplinas de Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I e II +

    Avaliação das Disciplinas Institucionais:
    Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I e II

    OBJETIVO
    Conhecer a percepção do discente com referência à disciplina institucional Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I e II.

    MÉTODO
    • Dos 1138 alunos matriculados na disciplina institucional Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I, 62% participaram da avaliação.
    • Dos 991 alunos matriculados em Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II, 63% participaram da avaliação.
    • Instrumento construído pela CPA com apoio da equipe gestora do processo.
    • Capacitada dos pesquisadores foi feita pela CPA, no dia 23/09/15.
    • A aplicação do instrumento foi realizada presencialmente, entre 19 e 30/10/15, no campi Asa Norte e Taguatinga I e II.
    • O parâmetro de análise dos resultados considerados positivos, adotado pela CPA, foi a obtenção de 70% de incidência de respostas no primeiro nível da escala de respostas – “Concordo Totalmente”-, visto que a expectativa é de que os resultados encontrados estejam em consonância com os objetivos do Projeto Pedagógico da disciplina em questão.

    RESULTADOS
    Tabela 1- Percentual de concordância com as afirmações relacionadas à disciplina Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I, no UniCEUB - 2015.

    ECRB1

    Tabela 2- Percentual de concordância com as afirmações relacionadas à disciplina Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II, no UniCEUB - 2015.

    ECRB2

    PRÓXIMOS PASSOS

    Foram feitas reuniões com os gestores destas disciplinas para apresentação dos resultados desta avaliação. No 1º semestre de 2017 serão divulgadas as ações de melhoria referente a esta avaliação.

  • Avaliação da Infraestrutura Asa Norte +
  • Avaliação da Infraestrutura Taguatinga +
  • Avaliação do Ensino pelo Discente 2017 +