Gestão Ambiental

O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?

Por muito tempo, as questões ambientais eram uma preocupação exclusiva dos ambientalistas. Frente às mudanças globais e à insustentabilidade do crescimento do consumo de recursos naturais e da geração de resíduos, a sociedade tem refletido sobre a necessidade de rever o modo de vida e trabalhar, para reverter ou minimizar o quadro de degradação gerado pelas atividades antrópicas. É nesse contexto que surgem as demandas da gestão ambiental.

A gestão ambiental tem por objetivo organizar as atividades humanas de modo a gerar menor impacto possível, o que compreende desde a escolha das melhores técnicas de produção, uso, descarte de artigos ou insumos, redução de consumo e de geração de poluentes até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros. 

NÚCLEO DE GESTÃO AMBIENTAL DO UniCEUB

Semana Da Responsabilidade Social

O Núcleo de Gestão Ambiental do UniCEUB atua com vistas ao cumprimento de objetivos e metas estabelecidos na Política Ambiental da Instituição e auxiliar no desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental.  O programa envolve várias linhas de ações, como coleta seletiva, educação ambiental, capacitação, monitoramento e implantação de estruturas para a coleta seletiva e sustentabilidade na instituição, além de uso de tecnologias sustentáveis e parcerias para fortalecimento da cadeia produtiva com uso de materiais recicláveis – cadeia de logística reversa. As atividades possibilitam a participação da comunidade acadêmica e dos funcionários da instituição. Assim, a Gestão ambiental é um espaço de prática, ensino e pesquisa em gerenciamento ambiental, de sensibilização de pessoas e de formação cidadã.

COLETA SELETIVA

O campus Asa Norte do UniCEUB possui, na área externa à disposição da comunidade, coletores seletivos que podem captar resíduos como:  papel, plástico, vidro, tetrapak e resíduos orgânicos. Para maiores volumes de resíduos recicláveis a instituição disponibiliza um ponto de entrega voluntária – PEV em parceria com a Tetrapak, localizado próximo à praça de alimentação. Nos corredores de todos os blocos os coletores obedecem à coleta seletiva proposta pelo serviço de limpeza do Distrito Federal, que define a segregação prévia dos resíduos, no mínimo em resíduos secos e úmidos, que no caso foram titulados como recicláveis e orgânicos. Nos setores a coleta é focada na destinação correta de copos plásticos e papel, coletores de papel e de copos (porta copos) contribuem para a separação por serem insumos consumidos em grande quantidade na instituição. Todo o resíduo reciclável coletado vai para uma plataforma de armazenamento temporário de onde é destinado a uma empresa de reciclagem certificada ambientalmente.