Editais 2017

29/03/2017

Programas de Iniciação Científica

Por: UniCEUB

O UniCEUB torna públicos os editais para os Programas de Iniciação Científica que terão início em 2017. Os interessados podem realizar inscrição conforme consta nos documentos abaixo.

• O que é o PIC? +

Trata-se do Programa de Iniciação Científica, voltado ao aluno da graduação, com o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais no âmbito da pesquisa.

• Qual é a diferença entre PIC, PIBIC e PIBITI? +

O PIC é o programa de iniciação científica institucional do UniCEUB. O aluno aprovado recebe bolsa de 25% de desconto na mensalidade do curso em que estiver matriculado, não excedendo o valor máximo de R$ 465,00 (quatrocentos e sessenta e cinco reais).

O PIBIC é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O aluno aprovado recebe bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

O PIBITI é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, também financiado pelo CNPq. Os projetos participantes do PIBITI devem ser reconhecidos por mérito em inovação tecnológica ou tecnologia social. O aluno aprovado recebe bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

• O que é o PIC voluntário? +

O aluno aprovado na cota voluntária tem o mesmo mérito, deveres e obrigações do aluno bolsista, mas desenvolve a pesquisa de forma voluntária, sem auxílio de bolsa.

• Para qual modalidade devo inscrever-me? +

Serão publicados dois editais no ano de 2017: PIC/PIBIC e PIC/PIBITI.

Projetos  com mérito em inovação tecnológica  devem ser inscritos no PIC/PIBITI, e os demais devem ser inscritos no PIC/PIBIC.

A escolha entre a cota institucional e a do CNPq será realizada de acordo com a avaliação de cada projeto de pesquisa e a titulação do professor orientador.

Os projetos terão duração de um ano e serão avaliados e acompanhados da mesma forma, independentemente da modalidade.

• São quantas vagas para cada modalidade? +

Os projetos de pesquisa inscritos nos editais serão avaliados por comitê interno e externo. Os 21 projetos com maior pontuação, orientados por professores doutores, preencherão as cotas institucionais do CNPq. Os próximos 65 projetos com maior pontuação, orientados por professores doutores e ou mestres, preencherão as cotas institucionais do UniCEUB. Os demais 15 projetos preencherão a cota institucional voluntária do UniCEUB.

• Quem pode participar do PIC? +

Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação do UniCEUB que não estejam no semestre de conclusão do curso. Os interessados devem disponibilizar 20 horas semanais à pesquisa.

• O que devo fazer para participar do programa? +

Os alunos devem procurar professores orientadores (mestres e ou doutores) nas áreas de interesse e elaborar, em conjunto, um projeto de pesquisa. Para participar do programa, alunos e professores devem ter o currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq.

• Quantos alunos podem participar? +

Os projetos podem ter a participação de até dois alunos, sendo um bolsista e outro voluntário.

• Como inscrever-me? +

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo professor orientador de 30 de março a 5 de maio de 2017, até as 14 horas, por meio do Espaço Professor.

• Qual é a duração do programa? +

Os projetos aprovados no edital de 2017 terão início no dia 1 de agosto de 2017 e conclusão em 31 de julho de 2018. Os resultados finais das pesquisas são apresentados em congressos de iniciação científica realizados nos meses de outubro e novembro de 2018, com data a ser definida.