Cine UniCEUB

14/06/2017

Cine UniCEUB: Laranja Mecânica

Depois de muito cinema e literatura em uma programação com bônus de mais dois filmes e debates especiais, o Cine UniCEUB chega ao último encontro deste semestre. No dia 19 de junho, às 19h, no auditório do bloco 1 do campus da Asa Norte, a projeção traz mais um filme de Stanley Kubrick: o controverso Laranja Mecânica (Clockwork Orange, 1971). Outras obras do cineasta já estiveram em cartaz no nosso cineclube. Ano passado foi Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: how I learned to stop worrying and love the bomb, 1964) e, na primeira temporada, em 2015, O Iluminado (The Shining, 1980).

Sinopse e debate

A frase de apresentação no pôster do filme Laranja Mecânica esclarece que a narrativa é sobre “as aventuras de um jovem cujos principais interesses são o estupro, a ultraviolência e Beethoven”.
Baseado em um livro homônimo lançado em 1962 e escrito por Anthony Burgess, que semelhanças e diferenças a narrativa cinematográfica apresenta em relação à
literária? Seria o enredo uma crítica ou uma apologia à violência? O filme gera polêmica e algumas pessoas até admitem ter dificuldade em acompanhar as imagens e ações do protagonista Alex DeLarge. Como se dá esse processo de recepção?

Os debatedores convidados são os professores Paulo Rená, do curso de Direito, e Sérgio Euclides, do curso de Comunicação Social. Rená é mestre em Direito, Estado
e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Instituto Beta para Internet e Democracia. Sérgio Euclides é mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília e doutor em Comunicação pela Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos.