Ciência da Computação

29/06/2018

Alunos recebem premiação na Fecomércio - DF

Colocar em prática o conteúdo de sala de aula, desenvolvendo aplicativos para empresas e ser premiado pelo trabalho é o sonho de muitos empreendedores, e essa foi a realidade de estudantes do curso de Ciência da Computação.

A Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF) homenageou nesta quinta-feira (27) os alunos Gabriel Teles (8º semestre do curso de Ciência da Computação), Adonay Gonçalves (4º semestre do curso de Ciência da Computação), Igor Monteiro (6º semestre do curso de Ciência da Computação) e Gustavo da Silva (6º semestre do curso de Ciência da Computação), com certificados e vale-viagens pelo desenvolvimento de aplicativo de cadastro eletrônico para a inscrição de novos usuários do Serviço Social do Comércio (SESC-DF).

O projeto é fruto de parceria entre o CEUB e SESC, e prevê a execução de diversas atividades, entre elas, a manutenção de computadores, o desenvolvimento de softwares e cursos de informática a idosos.

Responsável pela parceria entre as duas instituições, o professor Gislane Santana acredita que as atividades desempenhadas pelos estudantes de Ciência da Computação preenchem a expectativa das empresas, que procuram a instituição atrás de soluções para seus problemas.

“O empresário reclama que os estudantes não estão preparados. Em sala de aula, o aluno diz que não tem estágio. Então, a ideia é minimizar essa lacuna entre os dois setores”, ressalta o professor.

Foram necessários 6 meses, incluindo atualizações para um melhor funcionamento. Segundo os estudantes, atuar neste projeto foi importante para se ter noção e experiência sobre o que o mercado de trabalho pode exigir do profissional graduado em Ciência da Computação. Além disso, reforçou a metodologia do Problem Based Learning (PBL), muito utilizada no CEUB.

“O projeto nos colocou um problema. Nos ajudou a ver como funciona, na prática, aquilo que os professores explicam em sala de aula sobre como se desenvolver um sistema e os contratempos que precisamos enfrentar”, relata o estudante Gustavo Silva.

Para o presidente da Fecomércio-DF e SESC-DF, Senador Adelmir Santana, a parceria tem importância na modernização do sistema para a chegada de novos associados. “O aplicativo já desafogou, e muito, a forma como nos aproximamos às pessoas”, afirma.

E o projeto ainda pode render mais frutos, viu? De acordo com o professor Gislane Santana, novos aplicativos podem aparecer neste semestre e auxiliar ainda mais na melhora de atendimento do SESC-DF e outras empresas.

Confira fotos da homenagem aos estudantes no auditório da Fecomércio-DF:

Foto por: Caio Santana

Professor Gislane Santana em homenagem da Fecomércio - DF.

Foto por: Caio Santana

Presidente da Fecomércio - DF, Senador Adelmir Santana, e professor Gislane Santana.

Foto por: Caio Santana

Presidente da Fecomércio - DF, senador Adelmir Santana, entrega certificado ao estudante Igor Monteiro.

Foto por: Caio Santana

Coordenador da Ciência da Computação, Paulo Foina, e o Presidente da Fecomércio - DF, Senador Adelmir Santana, posam para fotografia com Gustavo da Silva, estudante do 6º semestre de Ciência da Computação.

Foto por: Caio Santana

Senador Adelmir Santana, Presidente da Fecomércio - DF, e Renata Bittencourt, Gerente de Extensão e Integração Comunitária do CEUB, posam para fotografia com Adonay Gonçalves, estudante do 4º semestre de Ciência da Computação.

Foto por: Caio Santana

Carlos Alberto da Cruz, Diretor Acadêmico do CEUB, entrega certificado a Gabriel Teles, estudante do 8º semestre do curso de Ciência da Computação.

Foto por: Caio Santana

Alunos certificados pela Fecomércio - DF posam para fotografia com membros do SESC - DF e membros da diretoria do CEUB.