RSS

Simpósio

12/03/2018

Estudante de Psicologia tem pesquisa aprovada em simpósio internacional

Mario Gloria Filho

Mario Glória com sua pesquisa. Foto: Caio Santana 

O UniCEUB terá um grande representante no  Encontro Anual da Sociedade Internacional de Psicologia Política (International Society of
Political Psychology, ISPP)
. Mario Cruz da Gloria Filho, estudante do 7º semestre do curso de Psicologia, teve seu trabalho aprovado e participará do simpósio que acontece nos Estados Unidos.  

Intitulado Moralidade, Ativismo e Radicalismo na Esquerda e Direita Brasileira, o estudo surgiu após perceber diversas polarizações entre as pessoas com a política.

“Motivei em fazer este estudo ao perceber que muitas pessoas discutiam por temas políticos na internet. Elas brigavam, deixavam de se falar porque uma não concordava com a outra. Aí pensei, ‘mas por que isso?  ’”, relata.

Baseado nas teorias fundamentais da moralidade humana, de Johnathan Haidt (dano vs cuidado, autoridade vs versão, injustiça vs justiça, lealdade vs traição e pureza vs degradação), o trabalho foi desenvolvido ao longo das disciplinas de Estágio Básico 1 e 2 e Produção de Artigo, onde os estudantes elaboram projetos e relatórios de pesquisa na área de Psicologia. O resultado do estudo, conforme explica Mario Gloria, mostrou que a teoria de Haidt se aproximava da realidade brasileira.  

“Determinados grupos da sociedade, que se identificam com certos perfis de partidos, enxergam mais a realidade de acordo com a ótica da justiça vs injustiça e do dano vs cuidado, estando mais preocupados com a justiça social. Já outros grupos enxergam essas questões da política da sociedade utilizando todos os cinco fundamentos morais. Além disso, o ativismo é muito mais forte em partidos de orientação liberal, do que em partidos mais tradicionais”, revela.  

O Encontro Anual da Sociedade Internacional de Psicologia Política acontece no mês de julho,  em San Antonio, no Texas. Apesar da ansiedade, Mario Gloria não esconde a satisfação de ter a oportunidade de estar em contato com diversos pesquisadores do campo científico.

“Apresentar a pesquisa em um simpósio para vários estudiosos é uma coisa que eu nunca fiz. Bate um pouco de nervosismo, mas a expectativa é positiva”, conclui.

O UniCEUB parabeniza e deseja sucesso a Mario Gloria em sua caminhada!

 

Mais notícias de: Notícias Institucionais