30/04/2018

PIC se transforma em cooperação com universidade espanhola

Professora Aline Araújo Martins

Professora Aline Araújo Martins. Foto: Caio Santana.

O curso de Medicina do CEUB firmou cooperação com a Universidade de San Pablo, em Madrid, na Espanha. O acordo prevê a realização de intercâmbio entre estudantes e professores das instituições. A Universidade de San Pablo é considerada o maior centro de pesquisa de Medicina translacional da Europa.

A parceria se firmou após o desenvolvimento e apresentação do trabalho de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), intitulado Perfil Lipidômico como Marcador de Risco de Placa Coronariana em Pacientes Assintomáticos de Risco Intermediário para Eventos Cardiovasculares, dos estudantes do 6º semestre de Medicina, Leonardo Jadyr Silva Rodrigues Alves e Henrique Louzan Machado, sob orientação da professora Aline Araújo Martins.

No trabalho, os alunos avaliam pacientes com risco intermediário de ataque cardíaco, que segundo a orientadora da pesquisa, é uma das principais causas de infarto em adultos entre 40 a 55 anos.

“Quando a pessoa sofre de alto risco, ela é logo levada ao monitoramento, mas quando há o risco intermediário, ela fica no limbo. É no risco intermediário onde acontecem as mortes súbitas de pessoas que não têm idade avançada”, relata.

PIC

Além da pesquisa de cardiologia, o curso de Medicina ainda se destacou com outros dois trabalhos de iniciação científica:

Metabolômica em Plasma de Pacientes com Carcinoma Hepatocelular (CHC): Avaliação de Biomarcadores pela Espectrometria de Massas, que realiza a identificação de novos biomarcadores metabolômicos do câncer hepatocelular a partir da análise do plasma de pacientes; e Íons Marcadores de Rápida Identificação para Diagnóstico Molecular em Plasma de Pacientes com Zika e Chikungunya vírus, que buscou aperfeiçoar o método de diagnóstico rápido com espectrometria de massas entre pacientes com zika e chikungunya na fase aguda.

Segundo a professora, é importante os alunos que os alunos participem do PIC para terem uma perspectiva do que a área pode oferecer. “O futuro da Medicina é baseado em diagnóstico molecular, então essa oportunidade de desenvolver uma pesquisa oferecida pelo CEUB foi fundamental para que os estudantes entrassem em contato essas novas perspectivas”, afirma.

O Programa de Iniciação Científica do CEUB está com inscrições abertas até o dia 4/5. Está esperando o quê? Tire suas ideias do papel e as transforme em um projeto com a orientação de professores que acreditam no seu potencial.

Para mais informações, clique neste link.