Exposição consciente

28/11/2017

Arte que Salva

Por: UniCEUB

O UniCEUB Cultural realizou cerimônia de abertura da exposição Arte que salva. A mostra chama a atenção para a preservação da Chapada dos Veadeiros, devastada recentemente pelo fogo. Ao todo, são 57 obras de 11 artistas e fotógrafos renomados. Os quadros expostos serão comercializados a preços acessíveis, e o recurso será revertido à campanha voluntária dos alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de Medicina Veterinária para a Chapada, que também têm como parceiros a organização não governamental (ONG) 100% Animais e o Zoológico de Brasília. Os recursos servirão para a compra de mantimentos e materiais necessários à execução do trabalho.

A ideia da exposição veio da inquietação de Ana Cristina Façanha, chefe do Núcleo de Eventos do UniCEUB, que, após viajar à Chapada e presenciar a destruição que as chamas causaram à natureza, decidiu unir-se à ação voluntária dos estudantes. “A ideia é apoiar a campanha e mostrar aos demais alunos o conceito de solidariedade. Afinal, nós também estamos aqui para ajudar o próximo”, observa.

37901702854 4Cc82132c0 O 37901702554 7Bfc370d1f O
Foto à esquerda: Entrada da exposição e à direita quadros da exposição. Foto: Caio Santana

Toda a mobilização dos alunos em prol da Chapada dos Veadeiros chamou a atenção não somente dos professores e dos demais estudantes do UniCEUB, mas também de todo o Distrito Federal. “Causa grande comoção o envolvimento dos alunos. Vivemos em uma sociedade com pouca empatia e participação social. Quando você fala em meio ambiente, todo mundo defende, mas poucas pessoas se envolvem para preservar a fauna e a flora”, considera a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Andrea Libano.

“A situação da Chapada despertou o interesse nos alunos de entender o contexto instalado ali. Nesse momento, as duas coordenações acolheram o projeto, e, de imediato, nós começamos a fazer contato com os órgãos ambientais responsáveis”, explica o coordenador do curso de Veterinária, professor Carlos Alberto Junior.

38586747642 Cebe4ce4da O 38619426551 402D036cf7 O
Exposição Arte que Salva. Foto: Caio Santana

Honrado em participar da exposição, o artista plástico Manu Militão explica que esteve na Chapada dos Veadeiros, após o incêndio, em busca de inspiração para suas obras. Para ele, é obrigação dos artistas incomodar-se e mover-se com as inquietações do cotidiano. “A nossa matéria prima é a natureza. A maioria dos artistas que estão aqui trabalham com elementos da natureza, e nós não podemos fugir disso. É a nossa responsabilidade”, afirma.

38619382021 33D68c5874 O
Dra. Elizabeth Manzur com artistas, fotógrafos e demais envolvidos na exposição. Foto: Caio Santana

A exposição Arte que salva fica no campus II de Taguatinga, até o dia 08 de dezembro. Não perca a oportunidade de apreciar a diversificada paleta de cores de Ralfe Braga e Paulo Freire, as araras e os tucanos de Toninho de Souza, as abstrações de Manu Militão, as belas impressões de Fabianna e Michelle Manzur, a inquietante obra de mosaicos de papel de Luiz Ratão, os traços imponentes de Toninho Euzébio e as fantásticas imagens dos fotógrafos Sérgio Alberto, Tereza Sá, Ruy Alcides e Rui Faquini.