CONFINES

07/11/2017

Jorge Gonçalves, CEO da BR Hockey, participa da VI edição do CONFINES

Por: UniCEUB

O CEO da BR Hockey, Jorge Gonçalves, compareceu ao UniCEUB, para participar da 6ª edição da Conferência Internacional de Esporte e Saúde (CONFINES), evento anual do curso de Educação Física em parceria com a University of North Carolina at Chapel Hill (UNC).

No comando da BR Hockey, Jorge Gonçalves conseguiu importantes avanços para o esporte no país. A organização foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Liga Brasileira de Hockey (LBH) e, desde então, atua para aumentar a popularidade da prática desportiva, além da profissionalização de atletas.

38088057396 45A3f54cdb O 38142993431 5488123B84 O
Foto à esquerda: Drª. Elizabeth Manzur, o professor Marcelo Boia e componentes da Universidade da Carolina do Norte. Foto à direita: Jorge Gonçalves em palestra. Fotos: Caio Santana

“No primeiro ano, nós nos tornamos a maior liga da América Latina. De início, foram 25 times; hoje, são 34 equipes, atendendo todas as regiões do Brasil. O que fizemos para que isso acontecesse? Organização! Criamos um projeto a curto, médio e longo prazo, algo que muitas modalidades não fazem”, relata.

Para Jorge Gonçalves, esporte é negócio, e o sucesso da liga está atrelado à visão empresarial, que, desde o início, caminha com a LBH. Uma das exigências para as 34 equipes que participarão de campeonatos da liga em 2018 é que tenham o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

26366656839 468B44b502 O 24291101898 Ff196fbf1c O
Foto à esquerda: Partida de hóquei. Foto à direita: Oficina de lacrosse. Fotos: Caio Santana

“O que isso representa? Representa que o atleta se sente parte de algo legal, formal. Isso mexe com o aspecto psicológico dele. Ele vai treinar de maneira diferente. Não vai treinar como uma brincadeira. Vai estar em um time que tem CNPJ, com direitos e deveres legais”, esclarece.

O CONFINES também foi palco para realização de campeonato de hóquei, workshops e importantes palestras que trataram de diversos temas, entre eles, Theory, potencial pitfalls and politics in sports-related concussion research, com o doutor Zack Kerr. Além disso, foi anunciado o Instituto Pesquisa do Hóquei, que fomentará o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

37434669864 Dd17d931ff O
Aluno em atividade do CONFINES. Foto: Caio Santana

A 6ª edição do CONFINES teve boa adesão dos estudantes de Educação Física e demais áreas do saber que lotaram os auditórios e os workshops. Os painéis foram transmitidos ao vivo, e você pode acompanhá-los na íntegra, acessando o link.

26367403509 1Eeba5377f O
Participantes, professores e componentes da Universidade da Carolina do Norte. Foto: Caio Santana