CEUB Informa

17/10/2018

Alunos de Direito do CEUB passam a contar com Clínica de Empresas, Direitos Humanos e Políticas Públicas

Por: Matheus Nascimento

Os alunos dos cursos de pós-graduação em Direito do CEUB passaram a contar com mais um recurso para aprimorar os estudos. Trata-se da Clínica de Empresas, Direitos Humanos e Políticas Públicas, um espaço no qual os estudantes têm a oportunidade de desenvolver atividades profissionais e colocarem suas pesquisas em prática. A Clínica trabalha como consultora acadêmica do Ministério dos Direitos Humanos e tem por objetivo oferecer prática profissional dentro do ambiente universitário.

Para alinhar as propostas da Clínica com os alunos interessados em participar do projeto, o professor Dr. Nitish Monebhurrun realizou uma reunião com a presença da assessora da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Victoriana Gonzaga, e da consultora jurídica do Ministério, Herta Rani Santos. Na oportunidade, a assessora parabenizou a iniciativa do CEUB e falou sobre a importância de clínicas como essa para o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema em universidades.

“Parabenizo e saúdo o CEUB pela iniciativa de criar a Clínica de Empresas, Direitos Humanos e Políticas Públicas aqui dentro. O que nós percebemos é que as universidades que estão mais avançadas no tema são as que, de fato, possuem clínicas à disposição dos estudantes”, afirmou Victoriana.

O professor Dr. Nitish Monebhurrun comentou sobre os objetivos da Clínica e a o quão essencial a pesquisa é para os juristas. “Nós queremos oferecer a possibilidade de os alunos terem contato com a prática dentro do ambiente universitário. O objetivo da Clínica é justamente conciliar a prática e a pesquisa e mostrar aos alunos o porquê de ela ser a base de tudo. Quem não se forma enquanto pesquisador, não consegue se formar enquanto jurista”, disse Monebhurrun.

O professor é o coordenador do projeto e a doutoranda em Direito pelo CEUB Michelle Lucas Cardoso Balbino atua como vice coordenadora. A Clínica, que já está em funcionamento, é aberta a quaisquer alunos do curso de Direito do CEUB que desejarem participar. Apesar de o projeto ser focado em alunos dos cursos de pós-graduação, os estudantes de graduação que se interessarem também poderão participar.