CEUB Informa

02/10/2018

Alunos do CEUB vencem competição de Direito em São Paulo

Por: Matheus Nascimento

Realizada em agosto, em São Paulo, competição teve como tema questões referentes ao Direito Internacional

Os alunos do curso de Direito do CEUB Felipe Meneses, Gilda Cambraia e Nayara Lima participaram da segunda edição do MackMoot, competição entre estudantes de Direito promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O evento ocorreu entre os dias 23 e 25 de agosto, em São Paulo, e teve como tema o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Direito Internacional Penal e o Direito Internacional Humanitário. A equipe foi orientada pela professora Dra. Alessia Barroso e ficou em primeiro lugar na competição.

Durante o MackMoot, os estudantes participaram de audiências simuladas perante cortes internacionais, reuniões nas Nações Unidas e outras instâncias. Para os alunos, participar da competição propiciou uma valiosa aquisição de conhecimento. “Por causa da nossa participação na competição nós pudemos adquirir uma bagagem sobre Direito Internacional Público que eu acho que demoraria uns cinco anos para adquirir em sala de aula. Isso porque a competição exigiu que estudássemos de forma intensiva sobre esse tema”, comentou Gilda Cambraia.

O estudante Felipe Meneses acredita que esse tipo de atividade de extensão, conhecida como Moot Court no âmbito jurídico, possibilita um alto nível de aprendizado e o desenvolvimento de um senso de responsabilidade, além da aquisição de habilidades essenciais para o trabalho em tribunais. “Eu já participei de várias atividades de extensão aqui no CEUB, mas nenhuma chega ao nível de complexidade, engajamento e qualificação de pessoas como os Moot Courts. Você percebe que as pessoas realmente se envolvem e se dedicam àquilo”.

Mack _moot
Da esquerda para a direita: professora Dra. Alessia Barroso; Nayara Lima; Gilda Cambraia; e Felipe Meneses| Foto: arquivo

Para participar do MackMoot, as equipes deveriam ter no mínimo duas e no máximo três pessoas. Para a aluna Nayara Lima, aprender a trabalhar em equipe foi uma das maiores conquistas. “Uma das principais coisas que eu aprendi com essa competição foi a trabalhar em equipe. Nós tivemos que dividir bem as partes do trabalho e como o prazo para as entregas era curto, estávamos muito cansados, mas, mesmo assim, continuamos ajudando uns aos outros. Então, para mim, um dos maiores aprendizados foi trabalhar em equipe e saber motivar meus colegas, porque mesmo cansados continuamos acreditando que no final daria certo, e deu”, contou a estudante de Direito.

A professora Dra. Alessia Barroso, que orientou o grupo, ressaltou o quão gratificante foi orientar os três alunos e como foi o processo de preparação para a competição. “Durante a preparação para a competição, nós dividimos as tarefas e eu passei as recomendações de leituras e vídeos que poderiam ajudar os meninos a desenvolverem seus argumentos. E enquanto docente, meu trabalho foi apenas de guiá-los no processo, e isso foi muito recompensador. Fiquei muito feliz com o resultado do empenho dos meninos”, afirmou a professora.

Além do prêmio principal da competição conquistado pela equipe, a aluna Gilda Cambraia recebeu o prêmio de melhor oradora feminina e Felipe Meneses ficou em segundo lugar como melhor orador masculino. Os estudantes competiram com equipes de universidades de todo o Brasil e passaram por seis etapas no total até conquistarem o primeiro lugar.

Realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o MackMoot é uma competição que simula situações decisórias contemporâneas que envolvem o Direito Internacional dos Direitos Humanos, o Direito Internacional Penal e o Direito Internacional Humanitário.  O objetivo do evento é estimular que os estudantes aprimorem seus conhecimentos teórico e práticos nas áreas abrangidas, além de desenvolver habilidades como exposição oral, escrita e trabalho em equipe.