Parceria com NYU

17/04/2017

Conferência Internacional do Direito Constitucional

O Instituto Diálogos Constitucionais - IDCON e o Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD, em parceria com a pós-graduação em Direito, tendo como apoiadores do evento a Universidade de Nova York – NYU e a Brazilian Legal Society da NYU Law, realizam a Conferência Internacional de Direito Constitucional sobre o tema O papel das Supremas Cortes: legitimidade democrática e direitos fundamentais.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Elza Moreira Lopes, no bloco 3 do campus Asa Norte, conforme programação. Haverá tradução simultânea nos dois dias de evento.

O encontro tem o propósito de análise e reflexão sobre a importância do papel das cortes constitucionais, da manutenção da democracia e da eficácia dos direitos fundamentais na contemporaneidade.

PROGRAMAÇÃO:

19h30 - 21h
Abertura do evento
Reitor Getúlio Américo Moreira Lopes, Luís Roberto Barroso e Dr. João Herculino Lopes

Painel 1: Fatores de (des)legitimação democrática das Cortes Constitucionais
Palestra: Controle de constitucionalidade: legitimidade e objeções
Palestrante: Jeremy Waldron

Réplica do palestrante e perguntas

Debatedores
Luís Roberto Barroso

Oscar Vilhena Vieira

9h40 - 11h
Painel 2: Papeis das cortes constitucionais em tempos de crise
Palestra: Como os tribunais constitucionais e supremas cortes afirmam a sua autoridade frente aos demais poderes políticos?
Palestrante: Samuel Issacharoff

Encerramento com palavras finais dos palestrantes

Debatedores
Daniel Sarmento

Conrado Hübner Mendes

Réplica do palestrante e perguntas

SOBRE OS CONVIDADOS:

Fotos Conferência Internacional Jeremy S Waldron Jeremy S. Waldron – Professor de filosofia legal e política na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York - NYU. Tem escrito extensivamente sobre jurisprudência e teoria política, incluindo numerosos livros e artigos sobre teorias de direitos, constitucionalismo, o Estado de Direito, democracia, propriedade, tortura, segurança, sem abrigo e a filosofia do direito internacional.

Fotos Conferência Internacional Luís Roberto BarrosoLuís Roberto Barroso – Ministro do Supremo Tribunal Federal; professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCEUB; presidente do Instituto de Diálogos Constitucionais (IDCon).

Fotos Conferência Internacionalsamuel IssacharoffSamuel Issacharoff – Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York - NYU; pesquisador na área de processo civil (especialmente litígios complexos e ações de classe), direito e economia, direito constitucional americano e comparado e direito do trabalho. É membro da Academia Americana de Artes e Ciências.

Fotos Conferência Internacional Daniel SarmentoDaniel Sarmento – Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestre (1999) e doutor (2003) em Direito Público pela mesma instituição, com pós-doutorado na Universidade de Yale - EUA (2006); coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ - Clínica UERJ Direitos.

Fotos Conferência Internacional Oscar Vilhena VieiraOscar Vilhena Vieira – Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento; pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007); doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991); mestre em Direito pela Universidade de Columbia, Nova Iorque (1995).

Fotos Conferência Internacional Conrado Hübner MendesConrado Hübner Mendes – Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP; doutor em Direito pela Universidade de Edimburgo (UoE); mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

As vagas são limitadas.