Mesa Redonda

02/03/2018

UniCEUB realiza mesa-redonda sobre os aspectos jurídicos, médicos e éticos do aborto

Por: UniCEUB

28424740 1617254931645586 9051624477200968156 O

Componentes da mesa-redonda Aborto Legal: Aspectos Jurídicos, Médicos e Éticos. Foto: Caio Santana

Com o auditório lotado de estudantes e professores de Direito, Medicina e áreas afins, o UniCEUB e o departamento da Cátedra de Bioética dos Países de Língua Portuguesa da UNESCO realizaram a mesa-redonda Aborto Legal: Aspectos Jurídicos, Médicos e Éticos.

Entre os participantes estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que apresentou perspectivas relacionadas à legislação (em quais casos existe a punibilidade ou não para o aborto); o Coordenador Geral da Iniciativa para a Prevenção do Abortamento Inseguro e suas Consequências, da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), doutor Aníbal Faundes, que tratou sobre as principais diferenças entre os países (aborto legalizado x aborto ilegal) e suas implicações; além do Diretor do Programa Doutoral em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), doutor Rui Nunes, que discursou sobre a ética e o processo de legalização do aborto em Portugal.

A mesa-redonda foi mediada pelo professor doutor Evaldo Lima da Costa, e teve participações da professora doutora Camilla de Magalhães Gomes e da ginecologista e obstetra, doutora Sylvia Maria Oliveira da Cunha Cavalcante.

Aborto Legal: Aspectos Jurídicos, Médicos e Éticos foi transmitido ao vivo pelo canal oficial de vídeos do UniCEUB e está disponível na íntegra.