ebook Contribuições da história para a construção de um projeto de pesquisa

Contribuições da história para a construção de um projeto de pesquisa

A FAJS vai oferecer o curso, com o professor Me. Marcelo Tadeu dos Santos, destinado a graduandos matriculados em qualquer curso do CEUB e público externo. A extensão está marcada para acontecer às quintas-feiras, entre os dias 06/10 à 03/11/2022, das 14h às 16h50, somando uma carga horária total de 12 horas.

Modalidade:  Presencial - Campus CEUB - Taguatinga

O curso será no valor de R$300 (trezentos reais), à vista ou parcelado em 2x, e o período de inscrição, pré-matrícula e matrícula vai até 03/10/2022, pelo portal institucional e envio de documento por e-mail (assessoria.extensao@uniceub.br), após a realização da inscrição.

Documentos exigidos para pré-matrícula

Para alunos do CEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF).

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

- Comprovante de Residência;

- Uma foto 3x4;

- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matrícula.

E-Book de Contribuições da história para a construção de um projeto de pesquisa

Objetivo do curso

Oferecer aos alunos aportes teórico-metodológicos desenvolvidos no campo da história para a construção de projetos de pesquisa voltados, tanto para a iniciação científica quanto às diferentes modalidades de trabalhos de conclusão de curso.

Conteúdos Programáticos

1) As dinâmicas de pesquisa no campo da história: A relação passado presente na problematização do objeto de pesquisa;

2) Do abstrato ao concreto, do concreto ao abstrato: O método em Marx;

3) A atenção aos detalhes: O método indiciário e a micro história de Carlo Ginzburg;

4) A Nova História Política: A diversidade no contexto das relações entre poder, política e representações.