Público Alvo e requisitos: Alunos de graduação do UniCEUB, com possibilidade de matrícula para alunos de outras instituições de ensino superior.
Conteúdos Programáticos
Unidade I - Base Conceitual
1.1- LIBRAS: - importância, mitos e legislação
1.2- Inclusão: - pressupostos e realidades
Unidade II – Estrutura linguística da Libras
2.1- Contexto básico da Libras: - alfabeto, numerização, cumprimentos, saudações, clima, semana, mês, calendário, estações do ano, família, cidades do DF, profissões, meios de comunicação, verbos e gírias.
2.2 - Comunicação e diálogo entre as pessoas com a Língua de Sinais.
2.3 - Como atuar de forma lúdica na comunicação com surdos.
2.4 - Orientações gerais sobre a LIBRAS.
Referências Bibliográficas
BRASIL. O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa /Secretaria de Educação Especial. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC: SEESP.2003.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Presidência da República.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.