(61) 3966-1201 (61) 99629-6529
Audiodescrição: Tradução Visual para acessibilidade das pessoas cegas

Professores ministrantes:
Anderson Tavares Correia da Silva (Mestre)
Soraya Ferreira Alves (Pós-doutorado)

Objetivos do curso

Objetivo geral:

Introduzir técnicas e estratégias para a audiodescrição de imagens em diferentes contextos e práticas.

Objetivos específicos:

-Conhecer a técnica da audiodescrição, sua teoria, diretrizes e aplicações para acessibilidade de pessoas cegas;

-Desenvolver a competência da elaboração de roteiros audiodescritivos, bem como sua locução e disponibilização para o público.

Público-alvo e requisitos:

Alunos de graduação do UniCEUB, dos cursos de Comunicação, Educação, Gestão de pessoas e Gestão pública com possibilidade de matricula para alunos de outras instituições de ensino superior e profissionais da área.

Local: Campus UniCEUB – Asa Norte.

Dias e horários: De 26/03/2019 a 06/06/2019, terças-feiras, das 19h10 às 22h50.

Local de pré-matrícula:

- Campus da Asa Norte: sala 2302 do bloco 2;
- Campus de Taguatinga II: sala 102.

E-Book de Audiodescrição: Tradução Visual para acessibilidade das pessoas cegas

Informações e Disciplinas

Conteúdos Programáticos

Unidade 1: Introdução a audiodescrição.
Unidade 2: Audiodescrição de imagens estáticas: fotografia, pintura, escultura, arquitetura, HQs.
Unidade 3: Audiodescrição de imagens dinâmicas: artes cênicas, cinema, eventos ao vivo.
Unidade 4: Produção de audiodescrição de produto visual.

Bibliografia:

ALVES, Soraya Ferreira; TELES, Veryanne Couto; e PEREIRA, Tomás Verdi. Propostas para um modelo brasileiro de audiodescrição para deficientes visuais. In: Revista Tradução e Comunicação. N. 22, 2011. Disponível em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rtcom/article/view/3158. Acesso em 28/04/2018.
CORREIA-SILVA, Anderson Tavares. Audiodescrição de histórias em quadrinhos em Língua Brasileira de Sinais. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução). Brasília: Universidade de Brasília, 2018.
MOTTA, Lívia e ROMEU FILHO, Paulo (Orgs). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.
MOTTA, Livia. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas: Pontes Editora, 2016.
NAVES, Sylvia Bahiense; MAUCH, Carla; ALVES, Soraya Ferreira; ARAÚJO, Vera Lúcia Santiago (Org.). Guia para produções audiovisuais acessíveis. Brasília: Ministério da Cultura, 2016.

Valor total do curso
R$ 650,00 à vista ou 2x R$325,00
Documentos exigidos para pré-matrícula:

Para alunos do UniCEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
- Comprovante de Residência;
- Uma foto 3x4;
- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matricula.

Visite o CEUB

Estude no Ceub por um dia, no curso que você escolheu. Agende sua visita