(61) 3966-1201 (61) 99629-6529

Professor ministrante: Jorge Antônio da Cunha Oliveira

Titulação: Doutor

Objetivo do curso:

Apresentar informações básicas a respeito de alguns ensaios destrutivos e não destrutivos - END, aplicáveis em edificações e estruturas de concreto armado visando aumentar o conhecimento dos recursos que podem ser aplicados em perícias de engenharia englobando capacidade portante, durabilidade e funcionalidade de sistemas construtivos. Complementarmente serão apresentadas alternativas de ensaios em revestimentos cerâmicos e em argamassa, pinturas, localização de vazamentos.

Público Alvo e requisitos:

Alunos de graduação do UniCEUB, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, com possibilidade de matricula para alunos de outras instituições de ensino superior e profissionais da área.

Local: Campus UniCEUB – Asa Norte.

Dias e horários:

De 28/03 a 30/03, quinta a sexta-feira, das 14h às 18h e sábado, das 08h às 12h e das 14h às 18h

Local de pré-matrícula:

- Campus da Asa Norte: sala 2302 do bloco 2;
- Campus de Taguatinga II: sala 102.

E-Book de Aplicação de Ensaios Tecnológicos em Perícias de Engenharia

Informações e Disciplinas

Conteúdos Programáticos

Patologia e manifestações patológicas - conceitos básicos
Ensaios não destrutivos - conceitos básicos
Estruturas de concreto - Pacometria, ultrasonografia, esclerometria, condensação, teor de umidade, potencial de corrosão, monitoração de recalques, termografia e análises químicas básicas.
Outras alternativas de ensaios - Testes de aderência por tração, testes de percussão, expansão por umidade, absorção, teor de umidade, emprego de microcâmeras para inspeções, monitoração de fissuras.
Casos práticos de obras periciadas e investigadas, inspeção de fundação, de estruturas de concreto armado, Revestimentos Cerâmicos de Fachada, Revestimento de Piso Cerâmico.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13753; Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante - Procedimento. Rio de Janeiro, 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7200; Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas: procedimento. Rio de Janeiro, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13528: Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas - Determinação da resistência de aderência à tração, Rio de Janeiro, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13749: Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorganicas, Rio de Janeiro 1996.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13755: Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento, Rio de Janeiro, 1996
BAUER, Falcão. Materiais de construção. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2000. Vol. 1
CLÍMACO, et al Desenvolvimento de Metodologia para Manutenção de Estruturas de Concreto Armado. IBRACON, Goiânia, 1995.
HACHICH, Waldemar. FALCONI, Frederico F. SAES, José Luiz. FROTA, Celso S. Carvalho. NIYAMA, Sussumu. Fundações, Teoria e Prática. Editora PINI, São Paulo, abril 2009.
MARIO, M. Uso da termografia como ferramenta não destrutiva para avaliação de manifestações patológicas ocultas. Disponível em: MILITITSKUY, Jarbas. CONSOLI, Nilo Cesar. SCHINAID, Fernando. – Patologia das Fundações, Editora PINI, São Paulo, Maio, 2007.
NBR 6118/2014- Projeto de estruturas de concreto- Procedimento.
NBR 7584/2012 – Concreto Endurecido – Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão.
NBR 7680/2007 – Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto.
PERITAGEM DE PATOLOGIAS DA HABITAÇÃO. Termografia em edifícios. Disponível em: < http://www.peritagemdeedificios.com/termografia.html

Valor total do curso
R$300,00 ou 2x R$150,00
Documentos exigidos para pré-matrícula:

Para alunos do UniCEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
- Comprovante de Residência;
- Uma foto 3x4;
- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matricula.

Visite o CEUB

Estude no Ceub por um dia, no curso que você escolheu. Agende sua visita