Anatomia do Acesso Cirúrgico (Displasia Coxofemoral em Caninos)

Professor ministrante: Cristiano Rosa de Moura
Titulação: Mestre em Ciências Veterinárias

1) Reconhecer e descrever as estruturas anatômicas da articulação coxofemoral;

2) Avaliar exames de imagem da articulação coxofemoral;

3) Identificar as estruturas anatômicas em planos de estratigrafia na região da articulação coxofemoral, bem como a projeção dessas estruturas na superfície do corpo.

Período de inscrição, pré-matrícula e matrícula: Até 25/05/2021
Local de pré-matrícula: Envio de documento por e-mail

Local: Plataforma Google for Education do CEUB.
Horário: 29/05/2021 a 12/06/2021, aos sábados, das 8h00 às 12h00.

E-Book de Anatomia do Acesso Cirúrgico (Displasia Coxofemoral em Caninos)

Informações e disciplinas

Público Alvo e requisitos:

Alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária do CEUB, com possibilidade de matrícula para alunos de outras instituições e profissionais da área de Medicina Veterinária.

Carga horária total: 8 horas.

Conteúdos Programáticos
1) Apresentação do Curso (AULA TEÓRICA);
2) Aspectos gerais sobre a Displasia Coxofemoral: conceitos, etiologia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e prevenção (AULA TEÓRICA);
3) Anatomia da articulação coxofemoral: identificação, descrição e função das estruturas da articulação (ossos, cápsula articular, líquido sinovial, cartilagem articular, lábio acetabular, ligamentos, músculos, vasos sanguíneos e nervos) (AULA TEÓRICA);
4) Anatomia dos exames de imagem: identificar as estruturas anatômicas e alterações anatômicas nos exames de imagem (AULA TEÓRICA); e
5) Planos de estratigrafia do acesso cirúrgico: identificar as estruturas anatômicas em ordem de estratigraficação pertencentes a região da articulação coxofemoral (AULA TEÓRICA).

Bibliografia:
CONSTANTINESCU, G.M. Anatomia Clínica de Pequenos Animais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DONE, S.H. et al. Atlas Colorido de Anatomia Veterinária – O Cão e o Gato. São Paulo: Manole, v. 3, 2002.

DYCE, K.M.; SACK, W.O.; WENSING, C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. 4.ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

EVANS, H.E.; DeLAHUNTA, A. Guia para a Dissecação do Cão. 5.ed. Rio de Janeiro: Gua-nabara Koogan, 2001.

KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H-G. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. 5. ed. São Paulo: Manole, 2012.

SISSON, Septimus.; GETTY, Roberto. Anatomia dos Animais Domésticos – Getty. 5. ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1986. 2v.

Mensalidades

Documentos exigidos para pré-matrícula:

Para alunos do CEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);
- Comprovante de Residência;
- Uma foto 3x4;
- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matricula.