Inscreva-se Menu
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais

Desde julho de 2009, as atividades de pesquisa ou ensino envolvendo animais é regida pela Lei nº 11.794/08 (Lei Arouca), sancionada pelo Decreto no 6.899 de 15 de julho de 2009, que regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais. Neste mesmo decreto foi determinada a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

A criação da CEUA/UniCEUB veio atender à primeira resolução normativa, de 09 de julho de 2010 do CONCEA, a qual determina que toda a instituição que utilize animais para fins de pesquisa ou ensino deverá constituir uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Neste contexto, a CEUA-UniCEUB, criada e constituída pela publicação da Portaria 008/12, de 01/10/12, visa analisar, qualificar e acompanhar, do ponto de vista ético, as atividades experimentais envolvendo a criação e o uso de animais, em atividades de pesquisa e ensino nos laboratórios do UniCEUB. Os animais referidos acima são os classificados como do filo Chordata, sub-filo Vertebrata, excetuando-se o homem.

A CEUA/UniCEUB funciona no bloco 6, sala 6110.


Fundamentações

Como cadastrar seu projeto de pesquisa
    Como Cadastrar seu projeto de pesquisa:
    O projeto deverá ser adequado ao formato do Formulário Único para Solicitação de Projetos Envolvendo Animais.

    Após o preenchimento do mesmo, uma versão do formulário no formato digital deverá ser encaminhada para o e-mail: ceua@uniceub.br.

    Para que o projeto entre na pauta da reunião seguinte, ele deverá ser encaminhado com antecedência mínima de dois dias da data da reunião. O resultado da análise do projeto será divulgado ao pesquisador responsável via e-mail e uma cópia do parecer impresso deverá ser retirada pelo mesmo na CEUA.
Membros da Comissão
    Membros titulares

    Eduardo Cyrino de Oliveira Filho (Vice-Coordenador)

    Ranieri Rodrigues de Oliveira (Coordenador)

    Tania Cristina Santos Andrade

    Marília de Queiroz Dias Jácome

    Carlos Alberto da Cruz Júnior

    Rafaella Albuquerque e Silva



    Membros suplentes


    Antônio Marcos da Conceição

    Bruno Silva Milagres

    Luiz Marcio Penha

    Magda Verçosa Carvalho Branco e Silva