Inscreva-se Menu
Projetos de Extensão
Confira os projetos de Extensão oferecidos aos nossos alunos.

Fundamentações

Agência de Notícias
    Realização: FATECS – Coordenação do curso de Jornalismo/Publicidade

    A Agência de Notícias do CEUB é um projeto de extensão voltado para alunos do curso de Comunicação Social que querem atuar como repórteres em diferentes áreas para tratarem de assuntos de interesse público. Dessa forma, os alunos podem trabalhar com a possibilidade de difundir informações e entrar em contato com a prática jornalística a partir de qualquer semestre.

    O objetivo é viabilizar o trabalho de uma agência de notícias, em que textos, áudios e vídeos sejam feitos não apenas com viés pedagógico ou institucional, mas que também possam ser multiplicados por veículos locais e nacionais. 
Alfabetização e letramento – Capacitação de alfabetizadores
    Realização: Assessoria de Extensão e Integração Comunitária

    Você sabia que o Brasil ainda possui 11,8 milhões de analfabetos? Para combater o analfabetismo, a Assessoria de Extensão investe na capacitação de agentes alfabetizadores, colaborando para promover a inclusão social e a qualificação da população.

    A participação é voluntária e aberta aos discentes e à comunidade, e representa o esforço conjunto para o fortalecimento dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Alimentação adequada e saudável para todos
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Nutrição

    Nossos projetos de extensão estão espalhados por todos os campi para atender toda a comunidade. Através do projeto Alimentação Adequada e Saudável Para Todos, os alunos de Nutrição se dedicam a atenderem a comunidade de Taguatinga e proximidades através de ações educativas.

    O foco dessas atividades é direcionado principalmente para instituições filantrópicas que atendem públicos mais vulneráveis, como crianças, jovens, adolescentes, gestantes e idosos.

    O Projeto Alimentação adequada e saudável para todos visa atender a comunidade da região de Taguatinga e proximidades por meio de realização de ações educativas em Alimentação e Nutrição, com foco em instituições filantrópicas direcionadas para públicos mais vulneráveis como crianças, adolescentes, jovens e grupos de mulheres. Sendo a promoção da Alimentação Adequada e Saudável uma temática cada dia mais valorizada e desejada, este projeto tem potencial para transformar realidades locais e contribuir para uma formação crítico-reflexiva dos estudantes a serem envolvidos.

    Dentre os objetivos do projeto estão: Promover ações de incentivo a adoção de práticas e escolhas alimentares saudáveis para grupos de diferentes ciclos da vida; Identificar necessidades relacionadas à Alimentação e Nutrição junto às comunidades assistidas; Avaliar estado nutricional e consumo alimentar; Planejar e implementar metodologias participativas para Educação Alimentar e Nutricional; Monitorar e avaliar os efeitos das ações realizadas na adoção de práticas alimentares saudáveis;
Ampliação da formação – Cursos de extensão para graduandos
    Realização: Assessoria de Extensão e Integração Comunitária

    Os cursos de extensão são oferecidos semestralmente e estão inseridos no Programa de Formação Continuada instituído pela Política Institucional de Extensão e Integração Comunitária do UniCEUB, cujo objetivo geral é: promover a emancipação acadêmica discente pelos valores democráticos de igualdade e desenvolvimento social, contribuindo para a formação e o resgate da cidadania como valor norteador da práxis universitária, priorizando a educação cidadã. Os cursos de extensão aprovados pela Diretoria Acadêmica e pela Assessoria de Extensão são voltados ao aprofundamento e ou à ampliação dos estudos dos cursos de graduação e têm como objetivo aprimorar os conhecimentos específicos em áreas e campos temáticos.
Apoio Extraclasse – Nivelamento
    Realização: Assessoria de Extensão e Integração Comunitária - Grupo de trabalho

    O UniCEUB oferece, gratuitamente, duas opções de curso de nivelamento na modalidade a distância:

    - Nivelamento em Matemática

    - Nivelamento em Língua Portuguesa

    - Nivelamento de Matemática: tem o objetivo de revisar conteúdos básicos de Matemática, como Equações, Porcentagem, Matemática Financeira, entre outros. As vagas serão preenchidas, preferencialmente, por alunos de primeiro e segundo semestre.

    - Nivelamento em Língua Portuguesa: visa aprimorar os conhecimentos dos alunos a respeito da língua portuguesa, em uma perspectiva textual, contemplando atividades de: a) leitura e interpretação textual, b) análise linguística e c) produção de textos. Com ele, os alunos terão um maior contato com gêneros textuais presentes na esfera acadêmica e, ao mesmo tempo, ampliarão seus conhecimentos sobre o funcionamento da língua portuguesa. Os saberes adquiridos no curso são fundamentais para o desempenho acadêmico dos alunos bem como para sua futura prática profissional.
Atendimento à comunidade
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Biomedicina

    O projeto pretende colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, trabalhando sempre as habilidades e competências a serem exercidas por um profissional biomédico. O projeto proposto além de realizar educação em saúde atuará em parceria com o Laboratório Escola de Análises Clínicas do UniCEUB que irá realizar os exames laboratoriais enquanto o projeto de extensão promoverá esclarecimento sobre os resultados e as melhorias nas condições de saúde.
Atendimento de Enfermagem – Risco cardiovascular
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Enfermagem

    O presente projeto promove uma elevada efetividade na prevenção das doenças cardiovasculares e na promoção da saúde dos usuários do Centro de Atendimento a Comunidade do UniCEUB – CAC, possibilitando a interação dos estudantes com a comunidade; fortalecendo do ensino de enfermagem no UniCEUB e a promoção da interdisciplinaridade no CAC.

    Entre os objetivos do projeto estão: avaliar a condição cardíaca da comunidade atendida no CAC, buscando identificar seu risco cardiovascular; estimular cuidados preventivos relacionados a saúde cardíaca; ensinar cuidados e alimentação saudável; orientar a prevenção de infarto agudos do miocárdio e acidentes vasculares; promover a interdisciplinaridade no CAC e fortalecer o ensino de enfermagem no CAC.
Atendimento de Fisioterapia Esportiva
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Fisioterapia

    O projeto tem como objetivo disponibilizar uma opção de acompanhamento fisioterapêutico curativo e preventivo especializado para os atletas competitivos do DF que sofram intercorrências traumato-ortopédicas que impeçam ou dificultem as suas atividades de vida diária, treinamento e/ou participação em competições. O projeto também procura associar as áreas afins relacionadas à reabilitação, tais como a educação física, nutrição, psicologia e biomedicina, de modo a proporcionar aos participantes uma assistência plena e aos alunos a oportunidade de atuar de forma multidisciplinar, além disso, o presente projeto promove junto aos alunos a aprendizagem e atualização dos conhecimentos científicos teóricos e práticos acerca dos métodos de avaliação e tratamento fisioterapêutico aplicados aos distúrbios do aparelho locomotor em níveis primário, secundário e terciário, que acometem atletas de diferentes modalidades esportivas.
Atendimento em nutrição esportiva
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Nutrição

    O projeto tem como objetivo disponibilizar uma opção de acompanhamento nutricional especializado para atletas competitivos do DF participantes do projeto Atendimento de Fisioterapia Esportiva que almejam melhorar a performance e não possuam estrutura adequada e nem condições financeiras de arcar com as despesas do acompanhamento.

    O projeto também procura utilizar estratégias nutricionais que visem o bom estado nutricional dos atletas; Contribuir para melhora do desempenho esportivo dos atletas; Promover junto aos alunos da graduação a aprendizagem e atualização dos conhecimentos científicos teóricos e práticos acerca dos métodos de avaliação e tratamento; Promover o desenvolvimento de atividades multidisciplinares; Oferecer aos alunos a familiarização com as futuras alternativas de atuação do nutricionista nessa especialidade; Estimular a produção científica dos alunos da graduação a partir da amostra e dados constantes produzidos durante o período de realização do projeto; Estimular o desenvolvimento de parcerias públicas e privadas que auxiliem no desenvolvimento das atividades do projeto.
Bureau de Criação Publicitária do CEUB
    Realização: FATECS – Coordenação do curso de Jornalismo/Publicidade

    O Projeto "Bureau de Criação em Publicidade do UniCEUB" busca construir um espaço que permita ao aluno aplicar na prática toda a teoria que recebe nas diversas disciplinas, gerando oportunidades pedagógicas de realizar trabalhos que fazem parte da rotina de uma agência de propaganda e publicidade e, ainda, se relacionar com empresários, gerentes de marketing, gerentes de propaganda, quando da solicitação de contas, atendimento, criação e outras funções pertinentes ao exercício profissional.
Clínica de Direitos Humanos
    Realização: FAJS – Coordenação do curso de Direito

    A Clínica de Direitos Humanos tem como objetivo propiciar ao corpo docente e discente a prática do Direito Internacional dos Direitos Humanos, focando no aprimoramento profissional e nas ferramentas de defesa internacional dos direitos humanos, incluindo a investigação e análise de casos de violação de direitos humanos. O projeto irá estimular a reflexão crítica sobre advocacia internacional dos direitos humanos, incluindo a exploração de meios processuais, estratégicos, e políticos que envolvem a prática jurídica internacional. Sempre que possível, a Clínica de Direitos buscará a interação com os movimentos da sociedade civil de defesa dos direitos humanos.  
Educação para a Saúde
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Psicologia

    Busca-se com este projeto, contribuir para que estudantes universitários tenham formação que fomente a aproximação da vida acadêmica com contextos reais da atuação profissional, em que as situações vivenciadas provoquem também, reflexão sobre si e o mundo real. Dentre os objetivos do projeto estão: proporcionar aos estudantes universitários planejar, executar e avaliar atividades extensionistas para adolescentes de instituições localizadas no Distrito Federal, de caráter biopsicossocial com vistas à promoção de saúde e prevenção de problemas; desenvolver com adolescentes atividades de educação e promoção de saúde, relativas a questões que envolvem o desenvolvimento biopsicossocial, a partir de situações de sua vida cotidiana: relações sociais e afetivas, sexualidade, desempenho escolar, violência entre outros; incentivar estudantes de graduação ao trabalho em equipe e a atuação multidisciplinar.
Expressão corporal e imagem pessoal
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Estética e Cosmética

    A boa imagem pessoal cada vez mais abre vantagem nas relações sociais e humanas. Quando existe insatisfação, a pessoa busca recursos da estética visando manter ou melhorar a autoestima, autoimagem e consequentemente sua qualidade de vida. O projeto tem como objetivo realizar atendimentos estéticos que visam melhorar a imagem pessoal e a autoestima dos funcionários e Professores do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, buscando assim ajudar o funcionário a atingir, manter ou melhorar a boa aparência, auxiliando inclusive no convívio com o próximo e na melhora da sua qualidade de vida pessoal e profissional.
Formação de Redes em Execução Penal
    Realização: FAJS – Coordenação do curso de Direito

    O Projeto Formação de Redes em Execução Penal, consiste em um desafio de colocar em prática os conhecimentos adquiridos pelos professores e alunos do UniCEUB para a formação de uma política pública de segurança fundada na reintegração social daqueles que passaram pelo sistema de justiça criminal e retornarão à comunidade.

    Dentre os objetivos do projeto estão: Reintegrar e promover a reinserção de egressos do sistema penitenciário residentes em Taguatinga; Construção da Rede de Execução Penal em Taguatinga; Sensibilizar representantes dos órgãos de execução penal em Taguatinga para que se integrem e vejam no UniCEUB uma referência para tal integração; Reunir, no campus II do UniCEUB de Taguatinga, representantes dos órgãos da execução penal para discutir as principais necessidades dos egressos do sistema penitenciário e de suas famílias, para que se construa uma rede de fortalecimento da execução penal em Taguatinga, com participação direta e intensa do UniCEUB; Selecionar e capacitar alunas e alunos do curso de Direito para que sejam agentes de manutenção e de fortalecimento da rede de execução penal em Taguatinga, formulando propostas de cursos voltados aos egressos do sistema penitenciário e de suas famílias.
Integração e Formação de Lideranças Acadêmicas
    Realização: FATECS – Coordenação do curso de Administração

    O projeto denominado como Projeto de Integração e Formação de Lideranças Acadêmicas - PIFLA teve início no 1º semestre de 2014, quando era intitulado "Ambientação de novos estudantes - Apadrinhamento”, e representa uma iniciativa do Curso de Administração que tem como intuito contemplar os alunos ingressantes (primeiro período) do curso de Administração, podendo, futuramente, ser estendido a todos os cursos da FATECS.

    O projeto tem como objetivo estabelecer uma integração e acolhimento entre os alunos veteranos e os alunos calouros, contribuindo assim para a conexão dos alunos, promovendo uma relação colaborativa, de forma a gerar uma atividade que proporcione a troca de experiências, a discussão de assuntos curriculares e apoio a dificuldades emergentes durante o início do curso para os alunos calouros; bem como o desenvolvimento das habilidades de liderança nos alunos veteranos.
Interdisciplinar de saúde mental
    Realização: FACES – Coordenação do curso de Psicologia

    O presente projeto é embasado em uma compreensão da saúde mental como campo de atuação multiprofissional e configura-se como desenvolvimento e reflexão oriundos da experiência interdisciplinar supracitada. Neste sentido propõe a realização de atividades práticas e conjuntas que possam permitir o desenvolvimento, por parte dos alunos dos cursos de Psicologia, Direito, Enfermagem e Educação Física, de um pensamento crítico-reflexivo sobre o campo da saúde mental, através de uma atuação interdisciplinar. Em especial, destaca-se como diferencial deste projeto o efetivo exercício de atividades conjuntas entre diferentes campos de saber, propiciando aos alunos o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desafiador trabalho multiprofissional interdisciplinar, habilidades cada vez mais exigidas na atualidade e efetivamente uma necessidade no campo da saúde mental, que se orienta segundo os princípios da abordagem psicossocial.
Núcleo de estudos de direito do consumidor
    Realização: FAJS – Coordenação do curso de Direito

    O UNICON é resultado de parceria firmada entre o BRASILCON e o UNICEUB. Devido ao aumento de interesse pelos acadêmicos de Direito do UniCEUB em aprofundar o estudo, investigação e aplicação prática do Direito do Consumidor, foi firmado convênio, no início de 2004, com o BRASILCON, instituindo assim o Núcleo de Estudo de Direito do Consumidor (UNICON). Nesses dez anos de funcionamento, o UNICON já produziu incontáveis trabalhos e atividades cujo público final sempre foi a comunidade.

    O Núcleo de Estudos de Direito do Consumidor tem como objetivo o desenvolvimento de atividades centradas no conhecimento do Direito do Consumidor, buscando, paralelamente, a realização de atividades voltadas para a comunidade do Distrito Federal, a proposta do projeto é capacitar os alunos para operações on-line de direito do consumidor, o conhecimento dos temas mais reclamados do mercado de consumo, seus direitos e principalmente, a forma de exercitá-los e assim, solucionar os problemas e as crescentes demandas de consumo.
Prêmio CEUB – Mérito Acadêmico
    Realização: Assessoria de Extensão e Integração Comunitária

    O Prêmio UniCEUB de Mérito Acadêmico foi instituído pelo reitor do Centro Universitário de Brasília e tem como objetivo valorizar e tornar públicos os integrantes da comunidade acadêmica que contribuem para o reconhecimento do UniCEUB como centro universitário de referência nacional. 
Proteção à mulher contra a violência – PROVID
    Realização: FAJS – Coordenação do curso de Direito

    O presente projeto é uma atividade de Extensão e Integração Comunitária do UniCEUB na área temática de Direitos Humanos (5.2 - III) na linha programática de Atenção Integral à Mulher (5.3 - 3) para REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR contra a Mulher com objetivo de oferecer orientação e assistência psicológica e jurídica a usuários do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM) do Núcleo Bandeirante –e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM/PCDF, em questões referentes à violência doméstica e familiar, nas fases policial e judicial; bem como realizar atividades de extensão e pesquisa.

    Dentro os objetivos do projeto estão: Promover esclarecimentos quanto ao processo judicial e Lei Maria da Penha, sobretudo quanto às Medidas Protetivas de Urgência, às vítimas e familiares usuários do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante; Promover apoio psicológico e realizar encaminhamentos para acompanhamento clínico e psicossocial, quando o caso; Promover a reflexão e a disseminação do conhecimento acerca da problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher, colaborando para a construção e consolidação de uma cultura de igualdade de gênero; Promover a formação dos estudantes dos cursos de Direito e Psicologia com vista à atuação na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; Desenvolver atividades extensionistas e pesquisa na área da violência doméstica e familiar contra a mulher; Aproximar o Sistema de Justiça das Instituições de Ensino Superior e da sociedade, com o intuito de colaborar para a efetividade do acesso à Justiça
Representante de turma
    Realização: Assessoria de Extensão e Integração Comunitária / Coordenações dos cursos de graduação

    O projeto de extensão Representante de turma do UniCEUB, por intermédio da parceria entre a Assessoria de Extensão e as Coordenações dos Cursos de graduação, promovem ao longo do semestre, atividades que explicitam o objetivo e a estrutura do projeto, esclarecendo a função político-pedagógica da representatividade de turma pela participação em elaboração, gestão e desenvolvimento dos projetos educativos e curriculares de cada curso; e tratarão, prioritariamente, dos temas: liderança participativa, atitude ética, legitimidade, avaliação e mediação de conflitos.