Inscreva-se Menu
Grupos de Estudo
Grupos formados por professores e alunos que se encontram regularmente para discutir e aprofundar assuntos de interesse comum relacionados às áreas dos cursos de graduação a que estão vinculados. O grupo deverá ser aprovado pelo coordenador do curso de vínculo e deverá ter, pelo menos, um professor líder.

Informações

Animais silvestres
    Título do grupo de estudo: Grupo de Estudos de Animais Silvestres do UniCEUB - GEAS UniCEUB

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Medicina Veterinária e Ciências Biológicas

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Fabricio Escarlate Tavares

    Público-alvo: Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas

    Objetivos do grupo de estudo: Ampliar o conhecimento dos estudantes em relação à temática de animais silvestres e exóticos, por meio de atividades realizadas por docentes, discentes, pós-graduandos e profissionais com atuação relevante ao estudo dos animais silvestres.

    Objetivos Específicos:

    • Complementar a grande curricular por meio da ampliação do espectro de disciplinas optativas relacionadas a fauna silvestre ofertadas aos estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas;

    • Estimular o desenvolvimento de atividades complementares e cursos de extensão relacionados aos animais silvestres;

    • Promover estudos de caso e discussões de questões específicas e atuais, por meio da leitura e apresentação de artigos científicos, análise de documentos, relatórios técnicos relacionados aos animais selvagens;

    • Trocar experiências sobre estágios, cursos ou eventos entre os estudantes participantes do grupo;

    • Agregar estudantes para desenvolver pesquisas com animais selvagens in situ e ex situ;

    • Organizar um serviço de assistência a animais selvagens;

    • Promover oportunidades para que os estudantes possam atuar como voluntários ou estagiários em centros de conservação criatórios, zoológicos ou similares;

    • Promover atividades voltadas à sensibilização da sociedade sobre assuntos relacionados a animais selvagens, incluindo abordagens sobre posse responsável, relacionada a problemática dos animais abandonados e seu impacto sobre a fauna autóctone.
Bovinocultura
    Título do grupo de estudo: Grupo de Estudos em Bovinocultura

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Medicina Veterinária

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Daniel Oliveira de Lucena Sarmento

    Público-alvo: Estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia

    Objetivos do grupo de estudo: Promover aprendizado e pesquisa nas áreas de produção, reprodução, clínica médica e cirúrgica, comportamento, bem-estar e demais áreas ligadas à bovinocultura. Congregar estudantes, profissionais e criadores, tendo por finalidade promover cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, dias de campo e eventos que possam contribuir para ampliar os conhecimentos, bem como celebrar convênios e promover constantes treinamentos e aperfeiçoamentos dos discentes de graduação do UniCEUB.
Economia comportamental: escolha e comportamento do consumidor
    Título do grupo de estudo: Economia comportamental: escolha e comportamento do consumidor

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Paulo Roberto Cavalcanti
    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB que possuam conhecimento de princípios básicos de análise do comportamento e de pesquisa quantitativa. Fluência básica de leitura em língua inglesa.
    Objetivos do grupo de estudo: Promover estudos sobre o comportamento de escolha em diversos contextos, mas com foco em comportamento do consumidor. Tais estudos serão conduzidos a partir de um arcabouço teórico e metodológico Econômico-Comportamental Operante, ou seja, usando princípios de Análise do comportamento e Economia Comportamental. O foco dos estudos serão inicialmente um aprofundamento de princípios básicos e avançados relativos ao campo de estudo, tanto em aspectos teóricos quanto metodológicos.
Epistemologia, Psicanálise e Saberes Conexos
    Título do grupo de estudo: Epistemologia, Psicanálise e Saberes Conexos

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Juliano Lagoas

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB

    Objetivos do grupo de estudo: Promover debates acerca das implicações epistemológicas, políticas e antropológicas das teorias desenvolvidas no campo dos saberes psi, notadamente no que diz respeito à racionalidade diagnóstica, às práticas de reconhecimento do sofrimento psíquico e as estratégias de intervenção e tratamento em curso na psiquiatria, na psicologia e na psicanálise. Trata-se de mobilizar esforços no sentido da construção de um quadro de referências interdisciplinares que fomente discussões críticas acerca das práticas diagnósticas e de tratamento empreendidas, hoje e outrora, no campo da clínica psicopatológica.
Identidades Sociais, Diversidade e Preconceito
    Título do grupo de estudo: Identidades Sociais, Diversidade e Preconceito

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Ana Flávia Madureira

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB matriculados a partir do 3º semestre
    Objetivos do grupo de estudo: Compreender questões relativas à construção das identidades sociais, bem como questões relativas às bases culturais e psicológicas do preconceito. O estudo sobre tais temáticas apresenta implicações práticas no que se refere à elaboração de estratégias de desconstrução de preconceitos e de promoção de uma cultura democrática de valorização da diversidade em diferentes espaços da vida social, incluindo o espaço escolar.
Interfaces
    Título do grupo de estudo: Interfaces

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Daniel Goulart, Márcia Guedes, Lucas Amaral e Leonardo Mello

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB

    Objetivos do grupo de estudo: Produzir pesquisas e debates sobre a utilização dos instrumentos de direitos humanos e a respeito de grupos vulneráveis que enfrentam violações de direitos, munindo-se de teorias e métodos da Psicologia Social e das Ciências Sociais contemporâneas.

    Objetivos específicos:

    - Promover diálogos coletivos quinzenais acerca de artigos, dissertações, teses e livros acerca de grupos vulneráveis que enfrentam violações de direitos e sua interface com a prática profissional da Psicologia.

    - Orientar pesquisas de iniciação científica e projetos de finalização de curso através de pesquisas com profissionais da Psicologia que atuam no enfrentamento à violações e promoção de Direitos Humanos no Distrito Federal.

    - Promover mesas-redondas e rodas de debate com profissionais da Psicologia que atuam no enfrentamento à violações e promoção de Direitos Humanos no Brasil.
Medicina Equina do CEUB
    Título do grupo de estudo: GEMEQ – Grupo de Estudos em Medicina Equina do UniCEUB

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Medicina Veterinária

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Francisco José Gonçalves de Oliveira

    Público-alvo: Alunos do curso de Medicina Veterinária

    Objetivos do grupo de estudo: O grupo GEMEQ-UniCEUB têm como objetivos a interação entre os alunos e profissionais da área, além da troca de experiência e conhecimentos. Para que essa troca ocorra, o grupo fará reuniões para exposição de temas e organização de eventos (palestras, minicursos, mesas-redondas e saídas de campo).
    Título do grupo de estudo: Novas Masculinidades

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Lucas Amaral

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB que já tenham cursado ou estejam cursando a disciplina Questões Antropológicas.

    Objetivos do grupo de estudo: Discutir o lugar dos homens no mundo contemporâneo e o papel das masculinidades nas relações sociais.

    Objetivo geral: Promover diálogos coletivos quinzenais acerca de reportagens e literatura não acadêmica; recursos audiovisuais; artigos, dissertações, teses, livros que nos munam de instrumentos para análise sobre a subjetivação das performances masculinas tradicionais e os paradoxos das mudanças sociais ligadas às identidades e subjetividades dos homens no mundo contemporâneo.

    Objetivos específicos:
    - Promover encontros quinzenais de aprofundamento teórico e compartilhamento de vivências pessoais acerca do tema do grupo.

    - Promover mesas-redondas, palestras e rodas de debate sobre os temas estudados pelo grupo.
Psicanálise e primeira infância
    Título do grupo de estudo: Psicanálise e primeira infância

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Morgana Queiroz e Ciomara Schneider

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB que já tenham cursado ou que estejam cursando a disciplina Psicologia do desenvolvimento.

    Objetivos do grupo de estudo: Articular as questões sobre a clínica psicanalítica com bebês e o desenvolvimento da primeira infância.
Psicologia e Obstetrícia
    Título do grupo de estudo: Psicologia e Obstetrícia

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Morgana Queiroz

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB que já tenham cursado ou que estejam cursando a disciplina Psicologia da Saúde 1.

    Objetivos do grupo de estudo: Trabalhar temas para fundamentar a prática do aluno nos cenários da maternidade no campo da psicologia da saúde.
Psiconefrologia
    Título do grupo de estudo: Psiconefrologia

    Faculdade do UniCEUB: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde - FACES

    Curso de graduação: Psicologia

    Nome completo do(a) professor(a) líder do grupo: Morgana Queiroz

    Público-alvo: Alunos do curso de graduação em Psicologia do UniCEUB que já tenham cursado ou que estejam cursando a disciplina Psicologia da Saúde 1.

    Objetivos do grupo de estudo: Desenvolver futuras pesquisas na área de nefrologia.