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Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados
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O Curso

O curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados promoverá a habilitação para o magistério de forma a desenvolver as competências profissionais integradas às dimensões da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, cujas diretrizes são definidas pela Resolução CNE/CP nº 2 de 20/12/2019. 

O curso de formação habilita os graduados não licenciados para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico, mediante articulação entre teoria e prática profissional. 

Como pré-requisito, é necessário que o candidato seja portador de diploma de curso superior em grau de Bacharelado ou Tecnólogo. 

Duração: 7,5 meses*
Carga-horária: 840h

*Úteis ou o equivalente a 3 ciclos de 2,5 meses cada de duração, podendo haver intervalos de recesso institucional e férias escolares, a depender do ciclo de ingresso do candidato 

Valor total do curso: R$ 2.053,21
Quitação com 20%: R$ 1.642,56

Coordenador Prof. Murilo Rezende (Coordenador NEAD - Eixo de Educação)

E-Book de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados

Baixe agora para entender um pouco mais sobre a faculdade e a profissão

Diferenciais

  • O que faz o curso único

    Aulas ao vivo

    Valorizar a proximidade é o maior diferencial do EAD no CEUB. Você terá aulas ao vivo com os professores, e espaço para tirar dúvidas, participar ativamente e dialogar com seus colegas de turma.

  • O que faz o curso único

    Interdisciplinaridade

    O maior diferencial de uma carreira de sucesso é desenvolver um perfil multitarefas baseado na aquisição de novos e diferentes conhecimentos. Para que você tenha uma especialização completa, o CEUB oferece um formato de disciplinas integradoras com o máximo de aproveitamento para o seu curso.

  • O que faz o curso único

    Uso de Tecnologias Educacionais

    A aplicação de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem é um elemento imprescindível em meio à transformação digital que acontece hoje. Por isso, o aluno da EAD entrará em contato com métodos disruptivos por meio do uso de tecnologias educacionais, para se inserir na linguagem das novas formas de ensino.

Disciplinas

Desenvolvimento e aprendizagem: definição e conceitos fundamentais. Psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, fase adulta e velhice. Principais contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon. Aprendizagem e construção do conhecimento.

Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva - 120h
Discussão de aspectos éticos e históricos da educação especial reconhecendo as diferenças sociais que permeiam as relações humanas numa perspectiva educacional voltada aos estudantes público-alvo da educação especial. Análise e reflexão sobre políticas de Educação Inclusiva vinculadas à gestão educacional e à abordagem curricular. Trabalho com os princípios do desenho universal para aprendizagem em interface com os processos de inclusão escolar nos termos da garantia da acessibilidade na abordagem curricular. 
Educação, Novas Tecnologias e Inovação - 120h
O estudo sobre a evolução da tecnologia e suas consequências para a vida do homem e as possibilidades e limites na educação. A utilização do computador na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). As novas tecnologias e o processo de ensino e aprendizagem.
Políticas Públicas e Legislação Educacional - 120h
Os principais conceitos, debates e práticas relacionados às políticas públicas e à legislação educacional no Brasil. Serão abordados temas como: história da educação brasileira, bases legais da educação no Brasil, financiamento e gestão da educação pública, políticas de inclusão e diversidade, políticas de formação e valorização dos profissionais da educação, e o papel da sociedade civil na formulação e implementação das políticas públicas. Os alunos serão incentivados a analisar criticamente as políticas públicas e a legislação educacional, refletindo sobre seus impactos na prática educativa e na sociedade como um todo. Além disso, serão incentivados a participar de debates e ações que visem a promoção de políticas públicas mais justas e democráticas.
BNCC: Movimento e Estrutura - 120h
O que é e o que não é a Base Nacional Comum Curricular/BNCC? Os marcos legais da BNCC. Os fundamentos pedagógicos da BNCC. O pacto inter federativo e a implementação da BNCC. As competências gerais da Educação Básica. A noção de competências e habilidades. A estrutura da BNCC para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil. Estrutura, organização e funcionamento do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais).  Estrutura, organização e funcionamento do Ensino Médio. A BNCC e a formação docente. A BNCC e a formação do currículo.
Didática: Fundamentos e suas Tecnologias - 120h
Os principais conceitos, teorias e práticas relacionados à didática, em especial as tecnologias educacionais. Serão abordados temas como: história da didática, conceitos e abordagens teóricas da didática, planejamento e organização do ensino, tecnologias educacionais e sua relação com a didática, estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação da aprendizagem, e o papel do professor na sociedade atual e na formação dos estudantes. Os alunos terão oportunidade de experimentar diversas tecnologias educacionais e refletir sobre seu uso em diferentes contextos educacionais. Além disso, serão incentivados a desenvolver projetos educacionais que utilizem as tecnologias de forma criativa e crítica.
Prática Pedagógica na Educação Básica - 120h
A gestão da aprendizagem em sala de aula. Atuação do professor com os alunos. Atenção aos ritmos de aprendizagem e às necessidades dos alunos. Estímulo ao pensamento criativo. Metodologias inovadoras de aprendizagem. Criação de uma rede colaborativa de aprendizagem. Reflexões sobre a formação para a docência e a prática pedagógica. Saberes docentes: técnicos, pedagógicos e relacionais.

Mensalidades

Investimento Próxima turma Manual do Candidato
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Início:
29 de abril de 2024
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Carreiras

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Pratique a docência nos anos finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico, em escolas e instituições de ensino.

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