Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

Grupos de Pesquisa

São grupos multidisciplinares compostos por professores e estudantes cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, vinculado ao do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os grupos têm um líder que desenvolve pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

Para saber mais informações sobre os grupos disponíveis, entre em contato pelo assessoria.pic@uniceub.br ou pelo número 3966-1557.

Informações

Grupo de Administração
    Gestão de Tecnologia

    Professores responsáveis: Paulo Rogerio Foina e Maurício Rocha Lyra


    Repercussões: Grupo de estudo e desenvolvimento de metodologias, processos e recursos para gestão de tecnologia em empresas de base tecnológica.
Grupos de Arquitetura e Urbanismo
    1) Arquitetura, qualidade ambiental, eficiência e saúde

    Professora responsável: Eliete de Pinho Araujo


    Repercussões: Os projetos de pesquisa têm o auxílio do CNPQ, da CAPES, da FINEP, da FAP DF e do CEUB. A área de concentração dos trabalhos é a arquitetura envolvendo a qualidade ambiental e a eficiência, de um modo geral, e a saúde, com o produto final voltado para a sustentabilidade. O curso no CEUB possui professores que trabalham na área de pesquisa. Este grupo é composto por três doutores. Todos apresentam e publicam artigos em congressos e possuem alunos do PIC, PIBIC e BITEC, tanto da graduação como do ensino médio. O grupo utiliza os laboratórios informatizados com mais de 30 micros e servidor de rede, além dos equipamentos de medições dos laboratórios de instalações prediais, de conforto e de estrutura, que complementam as atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo da FATECS. Participam de Encontros Nacionais, Internacionais e Congressos da área, em especial os da ANPUR, PLEA, ANTAC, ENTAC, TECHAB, W CIB, UIA, FAPECS, FIOCRUZ, SBPC, JORNADA NORTE-NORDESTE, CIÊNCIA E CULTURA, PARJAP

    2) Cidade e Habitação, novas perspectivas

    Professora responsável: Eliete de Pinho Araújo


    Repercussões: As pesquisas nesta área de concentração poderão tanto qualificar profissionais para atuar no ensino superior, como também para atuar na gestão pública, com o objetivo de ampliar o campo de investigação, Destaca-se que este grupo do mestrado acadêmico tem como fator diferencial estabelecer uma correlação entre a área de concentração Cidade e Habitação com as experiências já consolidadas do Mestrado e Doutorado em Direito na Instituição. Tal fato revigora a investigação das questões correlatas à cidade e habitação com as questões correlatas do campo do Direito.

    3) Situ-AÇÕES - A espacialidade contemporânea em questão

    Professor responsável: Sávio Tadeu Guimarães


    Repercussões: O grupo de pesquisa "situ-AÇÕES" se apresenta como um suporte fundamental para aglutinar pesquisadores, docentes e alunos, por meio da concentração em campos de investigação específicos. O grupo objetiva estimular a organização de atividades de debate e seminários, onde é possível discutir as questões correlatas ao campo temático, ampliando e atualizando as abordagens sobre o mesmo. Atuando entre as Linhas de pesquisa "Cidade, infraestrutura urbana, tecnologia e projeto" e "Teoria, história e projeto da habitação", o grupo situ-AÇÕES tem desenvolvido trabalhos mediante dois projetos de pesquisa, "Interações Intervenções espaciais contemporâneas - entre dogmas e insurgências" e "Espaços públicos plurais contemporâneos - entre formas e interações", nos quais, a partir de campos como as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Lisboa tem sido possível uma abordagem em regiões de fronteira entre a arquitetura e o urbanismo, como suas dimensões socioespaciais e socioculturais.

    4) Palimpsesto Crítico: Estratografías, estereotomias e outras derivas

    Professora responsável: Rossana María Delpino Sapena


    Repercussões: O grupo propicia uma aproximação ao pensamento crítico, colocando em tensão estratos múltiplos, com o propósito de discutir, compreender e comunicar no nosso campo de indagação. Movem-nos perspectivas difusas, mestiças e de contornos insurretos, onde a complexidade e a incerteza serão territórios possíveis para as derivas operativas de montagem e desmontagem próprias das práxis estereotómica. Além disso, a ideia de estratografía sugere indexar, pegar, dobrar e contrastar capas de várias espessuras, pudendo serem imaginárias, textuais, históricas, diagramáticas, filosóficas, digitais e materiais; tudo isso, conducente a novas incrustações, pós-produções, decantadas como sedimentos da ação crítica. Assim, a investigação é palimpséstica, uma prática coletiva, especulativa, acumulativa e cambiante as quais nutrem uma topologia flexível e adaptável. Multifocalizações, intertextualidades e polisensorialidades particularizam nosso modo de fazer, tudo isso tendendo a uma transnacionalidade.

    5) Gestão e Avaliação do Projeto: Arquitetura e Urbanismo

    Professor responsável: Gustavo Alexandre Cardoso Cantuaria


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa, Gestão e Avaliação Ambiental do Projeto Arquitetônico, tem como objetivo a busca constante de métodos, processos e metodologias de avaliação dos sistemas projetados em arquitetura e urbanismo e no design de interiores. O ambiente construído e/ou planejado são objetos de estudo do Grupo, desta maneira, poderá atuar no planejamento do projeto arquitetônico bem como avaliação do mesmo a partir de obras concluídas. Com ênfase nas questões de natureza ambiental, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo avaliarão a sustentabilidade dos recursos naturais adotados em confronto com as decisões de projeto, considerando a ponderação com os outros parâmetros de análise e de naturezas distintas ou complementares à ambiental. Como propósito concreto, os resultados de suas pesquisas e a investigação no campo das metodologias formarão a base metodológica de certificações e etiquetagem do projeto arquitetônico.
Grupos de Ciência da Computação
    1) Rede de Requisitos

    Professor responsável: Roberto Avila Paldês


    Repercussões: O grupo tem como objetivo buscar conhecimentos relativos à Engenharia de Requisitos nas diversas áreas de atuação, com foco na melhoria da qualidade do software. Como contribuições espera-se aprimorar o processo de contribuição entre especialistas em desenvolvimento de sistemas e seus clientes. Busca-se, também, identificar e propor técnicas e métodos que apoiem o trabalho de produção e gerenciamento de requisitos. Esses resultados tomam como base o estímulo a interação do grupo com outros grupos de pesquisas e profissionais de mercado. O grupo já teve um artigo publicado nos anais da Conferencia Iberoamericana de Software Engineering (CIbSE 2018), em abri de 2018 em Bogotá, Colombia. Um artigo do grupo também foi apresentado no 21st Workshop on Requirements Engineering (WER 2018), realizado pela PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil, em setembro de 2018. Em 2019, uma pesquisa do grupo foi selecionada para apresentação no Conferencia Iberoamericana de Software Engineering (CIbSE - Havana).


    2) Tecnologias Disruptivas

    Professor responsável: Fabrício Ofugi

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/463317

    Repercussões: Visa conceber, dimensionar e implementar sistemas computacionais que estabeleçam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias em pesquisa computacional. Os trabalhos serão direcionados à composição de métodos e técnicas de computação cognitiva, análises e modelagens contextuais (ontologias, modelos lógicos, sensibilidade ao contexto), redes de comunicação heterogêneas (sistemas distribuídos, internet das coisas) e concepção de processos inteligentes. Dado que as pesquisas serão realizadas em áreas emergentes e inovadoras, a validação das mesmas alcança o maior potencial através da aplicação de metodologia respaldada em aspectos exploratórios e explicativos que, usufruindo de técnicas de pesquisa, estudos de caso, e argumentações, permitem a criação de novas abordagens e conhecimentos.
Grupo de Ciência Política
    Núcleo Interinstitucional de Estudo e Pesquisa do Pensamento Político e Humanidades

    Professores responsáveis: Raphael Spode e Luciano da Rosa Muñoz


    Repercussões: Desde 1990 aos dias atuais, uma literatura dedicada a estudar a história intelectual das Relações Internacionais tem surgido a fim de repensar os mitos fundacionais, os estereótipos, as controvérsias e as inconsistências que constituem a disciplina. Sobretudo, essa agenda de investigação procura adentrar os temas de segunda ordem e atacar questões fundacionais. Seu método tem consistido, até aqui, numa reflexão interdisciplinar, isto é, numa combinação entre abstração teórica e a História, a Filosofia, a Ética, a Sociologia, a Religião, a Arte, a Literatura e o Teatro. Assim, em termos gerais, o objetivo deste núcleo interinstitucional é construir e consolidar uma rede de professores, pesquisadores e alunos de curso de Relações Internacionais do país que empreendem tal abordagem, muitas vezes, reconhecida pela combinação que faz entre abordagens clássicas e pós-modernas, e cujas percepções transcendem o tradicional.
Grupos de Comunicação
    1) Educação Superior e Comunicação - EDUCACOM

    Professores responsáveis: Renata Innecco Bittencourt de Carvalho e Manoel Henrique Tavares Moreira


    Repercussões: As linhas de pesquisa do grupo EDUCACOM compõem os eixos programáticos dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos dos cursos na área de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília - CEUB buscando, continuamente, mobilizar esforços para fortalecer as pesquisas realizadas e ou orientadas pelo corpo docente.


    2) Comunicação em Emergências e Desastres

    Professora responsável: Mônica Igreja do Prado


    Repercussões: O GP-CED/CEUB tem como propósito: (i) promover a construção de resiliência em comunidades e em pessoas para a redução de riscos e para a prevenção, a preparação e a resposta a desastres, principalmente os relacionados ao clima, (ii) apoiar entes públicos, privados e sociais assim como comunidades em áreas de risco para a redução de vulnerabilidades relacionadas ao clima, e (iii) contribuir para a formação de profissionais de comunicação para atuarem em emergência e desastres, principalmente os relacionados a clima, em áreas como Jornalismo, Publicidade, Arte e Design, Jogos e formatos lúdicos informacionais. Num primeiro momento, o GP-CED vai atuar no âmbito do Distrito Federal, e com o passar do tempo nas cidades do Entorno, e futuramente em âmbito regional e nacional.
Grupos de Direito
    1) Brasil global

    Professor responsável: Paulo Roberto de Almeida


    Repercussões: Congregar alunos para discutir temas da inserção do Brasil na economia global.


    2) Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais

    Professores responsáveis: Lilian Rose Lemos Rocha e Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto


    Repercussões: O grupo visa ao alcance transdisciplinar dos estudos constitucionais com o intuito de trabalhar a perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão, em colaboração e integração com as demais áreas do conhecimento.

    3) Cidadania, Direito e política

    Professores responsáveis: Martin Adamec e Anna Luiza de Castro Gianasi


    Repercussões: Produzir artigos científicos, afetos aos temas de jurisdição constitucional e estado de coisa inconstitucional (linha de pesquisa Direito Constitucional, Cidadania e Política) e relações entre Poderes (linha de pesquisa Poder Judiciário e Relações entre Poderes). Busca-se, assim, fomentar discussões significativas a respeito de questões relevantes na sociedade brasileira à luz de teorias e práticas políticas e constitucionais, e incentivar a reflexividade na atuação acadêmica e cívica.


    4) Cortes constitucionais e democracia

    Professor responsável: Patrícia Perrone Campos Mello


    Repercussões: Pesquisa-se a tensão entre jurisdição constitucional e democracia, percorrendo-se os seguintes temas: i) legitimidade democrática da jurisdição constitucional, ii) limites e exame crítico da atuação do Supremo Tribunal Federal no exercício da jurisdição constitucional, iii) implementação de direitos sociais pelas Cortes Constitucionais da América Latina e iv) precedentes vinculantes. Pretende-se produzir: seminários, publicações e uma casoteca que reúna precedentes das Cortes Constitucionais estudadas sobre os referidos temas.


    5) Criminologia do enfrentamento: análise do enfrentamento e discursos punitivos

    Professora responsável: Carolina Costa Ferreria


    Repercussões: Grupo de Pesquisa pretende desenvolver trabalhos para a revelação e o enfrentamento a discursos punitivos, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento do pensamento criminológico crítico brasileiro e da formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas penais e penitenciárias no Brasil.


    6) Cultura digital & democracia

    Professores responsáveis: Paulo Rená da Silva Santarém e Guilherme Sena de Assunção


    Repercussões: Além de debates presenciais sobre os temas de interesse, destacam-se na produção do grupo a tradução do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 2014) para inglês; a participação na elaboração do Relatório "Brasil: Liberdade na Rede 2012", terceira publicação da Freedom House em uma série de estudos sobre a liberdade da internet ao redor do globo, cobrindo 47 países entre janeiro de 2011 e maio de 2012; e um estudo do texto "What can a network do?" (O quê uma rede pode fazer?), de Alexander R. Galloway, presente no livro "Cidadania e Redes Digitais", de 2009.


    7) Direito ambiental e desenvolvimento sustentável

    Professora responsável: Márcia Dieguez Leuzinger


    Repercussões: O Grupo de pesquisa, no âmbito da graduação, mestrado e doutorado em Direito do CEUB, tem por objetivo discutir temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Essa análise, em razão das diferentes dimensões da sustentabilidade, envolve, necessariamente, um olhar multidisciplinar, o que significa inter-relação entre diferentes áreas do saber. Desde 2008, o grupo vem desenvolvendo pesquisa em relação à criação e gestão de unidades de conservação, como forma eficiente de proteção da biodiversidade e, ao mesmo tempo, de geração de renda para comunidades locais. Como produto, pode-se citar a publicação do livro "Uso público em parques nacionais", pela editora CRV, em 2012 e do e-book "Estações Ecológicas e Reservas Biológicas: pesquisa e preservação", em 2014, pela Editora CEUB. Um novo livro, consolidando o resultado da pesquisa sobre monumentos naturais, refúgios da vida silvestre e áreas de relevante interesse ecológico será editado até o final de 2015.


    8) Direito, linguagem e poder

    Professores responsáveis: Rodrigo Augusto Lima de Medeiros e Rudhra Gallina


    Repercussões: O grupo de pesquisa fomenta trabalhos conceituais e empíricos. O objetivo é relacionar método de pesquisa empírica com análise conceitual no que tange a dimensão teórica e analítica da linguagem e dos sistemas simbólicos na análise do campo jurídico. Pode-se definir que os dois eixos fundamentais do grupo de pesquisa são: Filosofia do Direito (pragmática e hermenêutica) e Antropologia do Direito (etnografia da administração, análise comparativa, análises qualitativas e quantitativas). Busca-se pensar o Direito tanto como instrumento de emancipação coletiva e individual quanto como recurso de poder que se realiza na linguagem, nos rituais e nas experiências.


    9) Direito, verdade e método

    Professor responsável: Inocêncio Mártires Coelho


    Repercussões: Análise crítica da argumentação jurídica nas decisões judiciais, especialmente na jurisdição constitucional brasileira.


    10) Grupo de estudos do Mercosul

    Professores responsáveis: Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e Antonio Paulo Cachapuz de Medeiros


    Repercussões: Criado em 2003, o Grupo de Estudos do Mercosul é um grupo de pesquisa vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília - CEUB. O grupo tem por objetivos a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão e de promoção de um debate qualificado sobre os diversos temas relacionados à integração regional. Coordenado pela Profa. Dra. Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e pela Prof.ª Dra. Elisa de Sousa Ribeiro Pinchemel, o Grupo de Estudos do Mercosul conta com a participação de professores, doutorandos, mestrandos e graduandos do curso de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais do CEUB e de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras.


    11) Grupo de pesquisa em Direito & Economia (GPDE/DF)

    Professor responsável: Ivo Teixeira Gico Junior


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa em Direito & Economia - GPDE tem por propósito produzir e disseminar estudos teóricos e empíricos que abordem novas e antigas questões jurídicas sob um prisma inovador, em especial, mas não limitado, à aplicação da metodologia da análise econômica do direito de forma a possibilitar aos juristas e elaboradores de políticas públicas o instrumental necessário para a realização de juízos de diagnose e de prognose de seus objetos de estudo e de trabalho.


    12) Grupo de pesquisa em direito público e política urbana (GPDPPU)

    Professor responsável: Paulo Afonso Cavichioli Carmona


    Repercussões: Em agosto de 2014: 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano - Cidade Resiliente, 2 trabalhos publicados em pôsteres: - "MOBILIDADE E RESILIÊNCIA URBANA: as cidades resilientes como caminho para a sustentabilidade urbana no Brasil"; - "RESILIÊNCIA URBANA E O SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: um estudo de caso". - Em agosto de 2015: VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, realizado em Fortaleza, 2 textos aprovados no GT 06 - Mobilidade urbana e o direito à cidade: 1) "SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE EFICÁCIA JURÍDICA" - Paulo Carmona; Erika Wnge; Isabella V. M. Sarmento; Neslita da C. Silva; 2) "A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO" - Paulo Carmona; Francisco E. C. Silva; Greice M. A. Cezar. Em outubro de 2016: apresentação no XIV Congresso de Ensino do UNICEUB: "IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL" - Adriana M. Fontenelle e outros.

    13) Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas 

    Professor responsável: Sandro Lúcio Dezan


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa Hermenêutica do Direito Administrativo e Políticas Públicas, vinculado à Área de Concentração Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento, tem como escopo estudar a teoria da função atípica de concreção de normas jurídicas, sob um olhar pós-positivista e desenvolver pesquisas relacionadas à patente ampliação das margens de interpretação da lei e da Constituição pela Administração Pública. Sob essas diretrizes, pesquisará a origem, o desenvolvimento e o estágio atual, no Brasil e no direito comparado, das teorias que legitimam a atuação jurídico-hermenêutica do Estado-administração, acentuando os conceitos apresentados pela doutrina e o posicionamento da jurisprudência. Ainda investigará a relação entre o direito administrativo e a concretização de direitos fundamentais e políticas públicas, à vista da constitucionalização do direito administrativo, para situá-lo, na epistemologia, sob a óptica de um Estado Constitucional e Democrático de Direito.


    14) Internacionalização do Direito

    Professor responsável: Marcelo Dias Varella


    Repercussões: O objeto é estudar o processo de internacionalização do direito que se dá por meio das diversas interações ocorridas entres diferentes ordenamentos jurídicos nacionais e entre estes e o próprio direito internacional. Para tanto, temas como mundialização e globalização são muito importantes, pois é somente com o estudo desses novos movimentos que se pode entender as novas relações entre o local e o global, e a forma como o direito é afetado por essas transformações. Além disso, o processo de internacionalização do direito evidencia cada vez mais a insuficiência da atual teoria jurídica para explicar novos fenômenos ocorridos no universo do direito. Diversos temas relacionados à internacionalização do direito são estudados no grupo, tais como direito internacional ambiental, direito internacional econômico, direito internacional penal, direito constitucional internacional, entre outros. O grupo está estudando neste biênio o uso estratégico do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.


    15) Justiça política, juspositivismo e jusmoralismo

    Professores responsáveis: Luís Carlos Martins Alves Júnior e Ana Terra Teles de Carvalho


    Repercussões: O grupo de pesquisa visa analisar a concretização normativa das prescrições constitucionais através da atividade jurisdicional, sob a perspectiva das teorias antagônicas do juspositivismo e do jusmoralismo. Com efeito, o objeto de estudo será a análise das decisões judiciais constitucionais e a compatibilidade dessas decisões com o texto constitucional. Serão dois os grandes marcos teóricos: os doutrinadores juspositivistas (Hans Kelsen, Alf Ross, Herbert Hart, Norberto Bobbio etc.), e os doutrinadores jusmoralistas (Radbruch, Perelman, Dworkin, Alexy etc.). A finalidade da pesquisa é a verificação da concretização normativa do texto constitucional a partir das decisões judiciais emanadas dos órgãos do Poder Judiciário, especialmente as oriundas do Supremo Tribunal Federal, com a feitura de um juízo de adequação entre o enunciado (constitucional) e a norma (provimento judicial).


    16) Lei e sociedade

    Professores responsáveis: Frederico Augusto Barbosa da Silva e Larissa Maria Melo Ambrozio de Assis


    Repercussões: Leitura e discussão sistemática de textos, sobre os seguintes assuntos: 1) Antropologia Jurídica (2/2002-1/2003); 2) Formação do Estado (2/2003); 3) A teoria da justiça de Rawls (2004); 4) Faticidade e Validade de Habermas (2/2004) 5) Sociologia e Direito (1/2005) 6) Narrativas (2/2005) 7) Literatura e direito, multiculturalismo (1/2006); 8) Direito e Linguagem (1/2007); 9) Corrupção e Democracia (1/2013). Além desses, trabalhos de Iniciação Científica Concluídas; Orientação de Monografias de Graduação; Dissertações de Mestrado; Participação em Congressos Nacionais e Internacionais; Artigos Publicados em Periódicos.


    17) Novas tendências de Direito Internacional

    Professora responsável: Alice Rocha da Silva


    Repercussões: O Direito Internacional está em constante evolução. Conceitos clássicos são revisitados, e novos instrumentos e teorias são formulados, adaptando-se a novas perspectivas que permeiam as relações internacionais. Sistemas jurídicos nacionais e internacionais estão cada vez mais conectados assim como suas estruturas organizacionais e administrativas. Este grupo busca tratar das novas tendências do direito internacional, começando pela análise da atuação conjunta de estruturas nacionais e internacionais para a efetividade dos direitos humanos. A metodologia empregada partirá da utilização de instrumentos presentes na teoria do Direito Administrativo Global e em outras novas tendências e teorias, como recursos facilitadores da interação entre estruturas institucionais nacionais e internacionais, com a finalidade de efetivar o direito internacional no direito interno brasileiro.


    18) Núcleo de estudos constitucionais (NEC)

    Professoras responsáveis: Christine Oliveira Peter da Silva e Betina Günther Silva


    Repercussões: (1) Orientação de alunos em projetos de pesquisa em iniciação científica no PIC/PIBIC - CEUB; (2) Orientação de alunos em monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, a partir do paradigma do Estado Constitucional de Direitos Fundamentais; (3) Organização científica de Seminários de Pesquisa em Direito Constitucional com alunos da Graduação e pós-Graduação em Direito; (4) Coordenação científica e executiva do Projeto Constituições no Mundo; (5) Elaboração de modelo de análise de precedentes em casos notórios do STF e construção de linha do tempo de casos notórios em direito fundamentais; (6) Sistematização de base de dados de decisões do Supremo Tribunal Federal que contenham referências a precedentes estrangeiros (relatórios sintéticos); (7) Coordenação e execução do projeto STF em Pauta em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais - CBEC/CEUB.


    19) Política criminal

    Professores responsáveis: Cristina Maria Zackseski e Bruno Amaral Machado


    Repercussões: Os trabalhos destinam-se à pesquisa sobre as estratégias de controle da violência, observando as possibilidades de respeito aos Direitos Humanos e Humanitários. Neste sentido, procura-se analisar iniciativas, especialmente as brasileiras e as latino-americanas, relacionando-as a um contexto internacional de reformas penais e modelos teóricos da política criminal contemporânea. O principal desafio é desenvolver um sistema de avaliação de políticas públicas de prevenção de conflitos, referenciado na teoria crítica, que considere as particularidades do contexto regional latino-americano e que esteja atento às possibilidades e aos limites de intervenção do Estado, da comunidade, da iniciativa privada e da tecnologia no controle social.


    20) Políticas públicas

    Professor responsável: Antonio Henrique Graciano Suxberger


    Repercussões: O Grupo de Pesquisa Políticas Públicas tem por objetivo revisar a literatura em geral sobre políticas públicas, buscando a consolidação de um marco teórico hábil a lastrear pesquisas de análise a avaliação de políticas públicas em geral, bem assim funcionar como instância de observação e proposição de alternativas em face das dificuldades hoje existentes na abordagem jurídica das políticas públicas. Busca produzir e divulgar conhecimento por meio de debates, seminários, cursos de extensão, publicações (artigos científicos, livros, coletâneas, pesquisas, relatórios) e atividades de pesquisa na área de Políticas Públicas em conexão com Direitos Humanos, Desenvolvimento e temas de cariz jurídico.


    21) Responsabilidade, consumo e novos direitos

    Professor responsável: Hector Valverde Santana


    Repercussões: O grupo analisa questões relacionadas a responsabilidade civil, as relações de consumo e os novos direitos, especialmente quanto à evolução da Ciência do Direito em relação ao fenômeno da massificação das relações sociais e ao crescente risco que os sujeitos de direitos estão expostos a partir da revolução tecnológica. Investiga-se sobre as novas formas de prevenção e reparação dos danos entre particulares e a responsabilidade do Estado por atos extraordinários à sua atividade específica, como catástrofe, terrorismo, atos legislativos e jurisdicionais. Há destacada atividade investigativa quanto à responsabilidade civil do fornecedor, em especial quanto ao fato e vício do produto ou serviço, inadimplemento contratual e dano moral. O grupo já concretizou seminários e participações internacionais em congressos, palestras e revistas científicas, proporcionando alto índice de publicações. Atualmente está envolvido na cooperação internacional com a Universidade de Córdoba na Argentina.


    22) Direito e Regulação Internacional: Normas e Evidências (DRINE) 

    Professor responsável: Gustavo Ferreira Ribeiro 


    Repercussões: Com origem no então Núcleo de Estudos em Direito e Economia (NEDE), as pesquisas, a partir de 2016, voltaram-se para temáticas internacionais, sua regulação e a busca de evidências empíricas explanatórias. A partir de 2019, o tema central passou a ser comércio internacional, não só na dimensão multilateral (OMC), mas também regional (ex. Acordos Comerciais Regionais), além das tendências da área (ex. guerras comerciais, fim TED (?), Brexit, ascensão China no sistema etc...). O grupo de pesquisa está comprometido em utilizar instrumental para realizar uma análise consequencialista envolvendo o comportamento estratégico de diversos atores. Parte desta literatura envolve análise econômica do direito, teoria dos jogos e behaviorismo. Para os próximos semestres, buscar-se-á aumentar a capacidade técnica do grupo quanto à pesquisa empírica e métodos quantitativos.


    23) Direito, Políticas Públicas e Inovação

    Professor Responsável: Liziane Paixão Silva Oliveira


    Repercussões: O Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito, Inovação e Novas Tecnologias se propõe a analisar como os avanços na área da ciência, tecnologia e inovação estão sendo acompanhados pelo Direito internacional, estrangeiro e nacional. O objetivo é refletir acerca das políticas para pesquisa, desenvolvimento e inovação e identificar questões e soluções para preenchimento das lacunas existentes no arcabouço normativo.  


    24) Vozes - Teoria Crítica Constitucional e dos Direitos Humanos

    Professores responsáveis: Hector Luís Cordeiro Vieira e Tédney Moreira da Silva


    Repercussões: O grupo de pesquisa intitulado "Vozes - Teoria Crítica Constitucional e dos Direitos Humanos" tem o objetivo de desenvolver pesquisas científicas sobre os desafios de superação da dogmática constitucional em descompasso com a pós-modernidade e refletir sobre os modos de implementação de direitos subjetivos de sujeitos que façam parte de grupos de vulnerabilidade social, considerados, pela doutrina jurídica majoritária, como minorias sociais. O enfoque é, a partir da teoria crítica e realista do constitucionalismo e dos direitos humanos, promover eventos acadêmicos, artigos científicos e demais publicações que destaquem a instrumentalidade jurídica dos direitos especiais de grupos vulneráveis na sociedade brasileira, aprofundando sua interrelação com outras áreas do conhecimento jurídico, como, por exemplo, a efetividade de direitos fundamentais constitucionalmente assegurados.
Grupo de Divulgação Científica
    Comunicação, tecnologia e o papel social das organizações no eixo da gestão

    Professora responsável: Elda Alves Oliveira Ivo


    Repercussões: O grupo tem o objetivo de desenvolver pesquisas e buscar conhecimentos relativos à interface comunicação x tecnologia, com vistas à otimização das organizações no eixo da gestão. Buscará, também, analisar, identificar e propor estratégias que visem ao aprimoramento da mediação/interação, na perspectiva da formação acadêmica na modalidade a distância e seus desafios, no sentido de estimular o acesso e a permanência dos que ingressam em diferentes cursos. Os resultados serão utilizados como estímulo ao diálogo/produção entre os componentes do grupo, assim como outros grupos da área acadêmica que se interessarem e ainda outros profissionais do mercado.
Grupo de Educação
    Prática pedagógica e formação de professores

    Professora responsável: Maria Eleusa Montenegro


    Repercussões: O grupo foi constituído tendo como foco pesquisas na área de formação de professores, em especial, estudos em prática pedagógica, profissão docente e psicologia da educação. Os resultados das pesquisas realizadas até o presente momento têm sido divulgadas em eventos nacionais e internacionais evidenciando o repensar da práxis educativa tanto no que se refere a ação do professor em sala de aula quanto aos materiais utilizados pelo mesmo como planos de ensino, instrumentos de avaliação e outros materiais pedagógicas.
Grupos de Educação Física
    1) Atividade física, saúde e qualidade de vida

    Professores responsáveis: Renata Aparecida Elias Dantas e Marcio Rabelo Mota

    Endereçodgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1871602991029465

    Repercussões: Em 2015: DANTAS, R.A.E., PARDONO,Emerson, LIMA, F. D., CORREIA, A. L. M., PONTUAL, H. K., Maurílio Tiradentes Dutra, OLIVEIRA, R. J.Effect of Stretching Training on Flexibility Level in Jiu- Jitsu Practitioners In: 61th ACSM Annual Meeting and 5th World Congress on Exercise is Medicine and Word Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2015, Orlando, Florida USA.Official Journal of the American College of Sports Medicine. , 2015. v.46. p.435 - 435 LIMA, F. D., OLIVEIRA, R. J., CORREIA, A. L. M., TRINDADE, E. S., DANTAS, Renata Aparecida Elias, MOTA, M. R.Glycemic and blood lactate response to maximal incremental treadmill test. International Journal of Sports Science.


    2) Fisiologia do exercício aeróbio e resistido para a saúde e o alto rendimento

    Professores responsáveis: Márcio Rabelo Mota e Renata Aparecida Elias Dantas


    Repercussões: Publicação do grupo no American College, em 2012: NASCIMENTO, B. G.M. et al. Hemodynamic Mechanism of Rate Pressure Product Increase at Voluntary Exhaustion during Maximum Incremental Test. In: American College of Sports Medicine, 2012, São Francisco. Medicine e Science in Sports e Exercise. Indianápolis: The official journal of the American College of Sports Medicine, 2012. v. 44. p. S662-S662. Publicação do grupo em São Paulo, em 2012 - SANTOS, T. R. S. et al . Estimativa do limiar anaeróbio por meio da frequência cardíaca máxima. In: Congresso da SOCESP, 2012, São Paulo. XXXIII Congresso da SOCESP. São Paulo: Revista da SOCESP, 2012. v. 00. p. 00-042. CARVALHO, M. M.; MOTA, M. R. Análise das alterações macroscópicas do músculo esquelético após período de imobilização do músculo sóleo e gastrocnêmio de ratos Wistar.


    3) Núcleo de Pesquisa em Esportes

    Professores responsáveis: Marcelo Guimarães Boia do Nascimento e Daniel Vasconcelos Veloso


    Repercussões: Diversos estudos apontam a importância da prática de exercícios para manutenção de bons níveis de saúde. A execução sistematiza e orientada dessas atividades proporciona adaptações morfológicas e funcionais ao organismo e são responsáveis pela melhora do funcionamento de todos os sistemas do corpo. Grande parte dos universitários dormem poucas horas por noite, vivem sob estresse e quase não praticam exercício físico orientado, contribuindo para um aumento exponencial dos riscos à saúde e queda do desempenho acadêmico, destacando ainda que parte desses hábitos seguem inseridos na rotina do estudante mesma após sua formação. O grupo de pesquisa procura qualificar o entendimento da prática de exercícios orientados (esportes, atividades) à época da graduação superior, investigando aspectos físicos, sociais e acadêmicos, de modo que algumas propostas pedagógicas do grupo cheguem à todas as escolas de educação superior do país.


    4) Políticas Públicas em Esporte, Educação Física e Atividade Física (GPEFAT)

    Professor Responsável: André Almeida Cunha Arantes


    Repercussões: Levantamento de informações acerca dos programas do Governo do Distrito Federal no campo do esporte, educação física e atividade física e proposição de intervenções que impactem na melhoria destas políticas. Formação complementar ao programa de graduação, que visa apoiar os alunos do CEUB nos caminhos da iniciação científica.
Grupo de Enfermagem
    Enfermagem e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis

    Professora responsável: Renata de Paula Faria Rocha


    Repercussões: A avaliação de doenças crônicas não transmissíveis permite a atuação do enfermeiro tanto na prevenção e promoção da saúde quanto no tratamento. O grupo pretende contribuir para a promoção da saúde da população bem como prevenção das complicações decorrentes das principais DCNTs, que são a hipertensão arterial e o diabetes melitus. Além de contribuir para a produção científica na área. 
Grupos de Engenharias
    1) Acústica e poluição ambiental

    Professores responsáveis: Sérgio Luiz Garavelli e Armando de Mendonça Maroja


    Repercussões: O grupo desenvolve pesquisas em Acústica Ambiental, Urbana e Arquitetônica, além de Poluição Ambiental. A Acústica Ambiental dedica-se ao estudo dos impactos da poluição sonora no meio ambiente através do monitoramento, modelagem e simulação do ruído ambiental. Nessa área são desenvolvidos estudos em Ruído Aeroportuário, Rodoviário, Ferroviário, Impactos Ambientais de Parques Eólicos e Unidades Termelétricas. Como um diferencial do grupo destaca-se a avaliação integrada, que utiliza mapas estratégicos de ruídos, medições acústicas e avaliação da percepção da população exposta à contaminação ambiental. A Acústica Arquitetônica dedica-se ao conforto ambiental e adequação acústica de ambientes. A Urbana investiga a relação entre a conformação da cidade, sua arquitetura e a qualidade acústica nos centros urbanos. O Grupo também atua em Transportes e meio ambiente, realizando pesquisas em poluição sonora e poluição atmosférica, geradas pelo tráfego rodoviário, ferroviário e aeroviário.


    2) Automação do agronegócio

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: Esse grupo foi criado para desenvolver projetos no Campus II do CEUB na área de automação com foco no agronegócio. Estamos desenvolvendo um sistema de irrigação automática para aplicação em hortaliças e plantação de morangos.


    3) Engenharia e meio ambiente

    Professores responsáveis: Rafael Guassi e Eugênia Cornils Monteiro Araújo


    Repercussões: O grupo pretende desenvolver conhecimento na área de engenharia e meio ambiente tendo foco na eficiência e produtividade de forma a utilizar melhor os recursos disponíveis e gerar produtos científicos capazes de atender às demandas; melhorando as práticas de gestão nas várias áreas como arquitetura, engenharia como civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de energia, engenharia da computação, entre outras. Serão elaborados trabalhos nas áreas de energias renováveis, práticas e metodologias de gestão de processos produtivos, conforto térmico e lumínico, análise térmica em ambientes construídos e construção enxuta. Também estuda o tratamento de resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e também atua com modelagem computacional na parte de hidráulica de condutos forçados e gerenciamento de recursos hídricos.


    4) Grupo de eficiência energética

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: O projeto está em desenvolvimento dentro do CEUB e medições através do analisador de energia foram realizadas. Estamos mapeando o gasto de energia de cada bloco da instituição e medidas para redução do consumo de energia estão sendo elaboradas. Concluímos o levantamento de cargas elétricas do CEUB Asa Norte e estamos finalizando os cálculos para mudança das cagas e instalação de painéis fotovoltaicos. O projeto foi aprovado na concessionária CEB e estamos em desenvolvimento. No projeto concluímos as seguintes etapas: 1- Instalação da usina fotovoltaica : concluída em 21/11/2016 2- Instalação do aquecimento solar: concluída em 18/11/2016. 3- Instalação da lâmpadas a base de led: fase iniciada. Foi instalado uma usina fotovoltaica com capacidade de 40KW pico, que é localizada no bloco 5 e 8. A usina consta 152 painéis e dois inversores de 20KVA cada.


    5) Grupo de Engenharia de Reabilitação - GER-CEUB

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque


    Repercussões: O Grupo desenvolve um sistema de captação de sinais mioelétricos e apresentou recentemente uma fase do projeto à coordenadora do curso de Fisioterapia do CEUB, que demonstrou interesse em utilizar o sistema com evolução de tratativas conjuntas com sua equipe de professores. Vários games foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os fisioterapeutas em sua atividades. O projeto visa auxiliar a reabilitação de crianças através da gamificação. O sinal eletromiográfico é medido a partir da atividade elétrica presente no músculo durante a contração muscular. Ele possui aplicações em diversas áreas da medicina como fisioterapia e educação física. Uma das aplicações de grande interesse desses sinais é sua utilização como mecanismo de controle das próteses mioelétricas, que é o foco desse trabalho. Foi desenvolvida uma prótese mioelétrica que está em testes em um paciente amputado. Os testes são realizados pela equipe de fisioterapia do CEUB, coordenada pela Prof.ª Enilda Marta.


    6) PES Urbanos - Pesquisa em espaços sociais urbanos

    Professores responsáveis: Ana Paula Borba Gonçalves Barros e João Marcos Souza Costa


    Repercussões: A produção do grupo visa ter repercussão não somente em âmbito nacional, como internacional, com a publicação de trabalhos em eventos tanto na área de Arquitetura e Urbanismo, como em Engenharia, Economia, Psicologia, Ciências Sociais, de modo a ampliar o alcance da produção acadêmica. Ademais, pretende-se aliar, na medida do possível, a teoria à prática, com trabalhos que conectem os pesquisadores com a sociedade, e deste modo, amplie o escopo do trabalho do presente grupo.


    7) Sustentabilidade na construção civil

    Professores responsáveis: Maruska Tatiana Nascimento da Silva e Jairo Furtado Nogueira


    Repercussões: Este grupo apresenta componentes que se encontram envolvidos com pesquisa dentro da engenharia civil em projetos de iniciação científica (PIC) relacionados com o manejo e utilização de resíduo da construção civil e a aplicação de materiais não convencionais em soluções de projeto de engenharia Cita-se ainda que, devido aos objetivos do grupo, todos os semestres são fomentadas discussões relacionadas a temática sustentabilidade. As últimas discussões foram relacionadas a ecohouses no mundo.


    8) Transportes e mobilidade urbana

    Professores responsáveis: Mônica Soares Velloso e João Marcos Souza Costa


    Repercussões: O Grupo de Transportes e Mobilidade Urbana do CEUB tem como objetivo disseminar conhecimentos referentes à engenharia de transportes, a partir de estudos e análises a serem realizados pelos pesquisadores, tendo como princípio abordagens sistêmicas e multidisciplinares, como suporte ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. O Grupo deverá trabalhar com linhas de pesquisas que tenham como foco o enfrentamento dos mais diversos problemas do setor, com ênfase nas questões afetas ao planejamento, à mobilidade urbana e ao comportamento humano. Em síntese, o Grupo de Transportes e Mobilidade Urbana deverá estudar e desenvolver métodos e modelos de auxílio ao planejamento de transporte; apresentar soluções inovadoras para a área de mobilidade urbana e propor medidas mitigadoras às externalidades ocasionadas pelo trânsito com base em estudos comportamentais.
Grupo de Genética
    Citogenética aplicada

    Professora responsável: Fernanda Costa Vinhaes de Lima


    Repercussões: O principal objetivo dos estudos e pesquisas deste grupo é a realização de diagnóstico citogenético e sua disponibilização à população. O grupo de pesquisa trabalha com diferentes linhas de pesquisa. Uma das linhas de pesquisas oferece diagnóstico aos pacientes do serviço público de saúde do DF, previamente diagnosticados com leucemia, para auxílio na conduta terapêutica e prognóstico do paciente. O presente grupo apresenta outra linha de pesquisa em pacientes portadores de genitália ambígua ou distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação sexuais. Questões como estas, provocam conflitos e envolvem questões médicas complexas, urgentes e problemas psicológicos extremamente sérios. Além da relevância do diagnóstico para essas famílias, os projetos citados têm servido como material de estudo para estudantes do CEUB que se interessam por este campo de trabalho. No último ano, foram apresentados trabalhos em congressos internos e externos, inclusive congressos internacionais.
Grupo de Medicina
    Avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção em ortopedia, traumatologia e no esporte

    Professores responsáveis: Marcio de Paula e Oliveira e Anderson Freitas


    Repercussões: O grupo foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico e científico da Medicina, com enfoque nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Esporte e Reabilitação, contemplando projetos de pesquisa que envolvam avaliação, diagnóstico, assistência preventiva e curativa das afecções do Aparelho Locomotor. As linhas de pesquisa são constituídas de temas específicos de cada área e desenvolvidas por equipes multidisciplinares, integrando profissionais, pós-graduandos e graduandos.
Grupos de Psicologia
    1) Convivência e saúde mental

    Professora responsável: Tania Inessa Martins de Resende


    Repercussões: O objetivo principal deste estudo é compreender como a convivência no campo da saúde mental pode se configurar como um articulador das dimensões clínica, ética e política, no contexto da assistência em saúde mental, orientada pelo modelo da atenção psicossocial. O grupo de pesquisa foi iniciado no segundo semestre de 2012. Após a primeira etapa da pesquisa, a fase de imersão em um CAPS do DF, foram implementadas, por dois semestres, duas atividades distintas: o grupo de convivência e a atividade convivência. A análise das informações qualitativas foi realizada através da Hermenêutica de Profundidade, tal como proposto por Thompson (1995) e revista por Demo (2001). A tese de doutoramento foi defendida em setembro de 2015. Além do impacto das ações de pesquisa no CAPS, estão sendo produzidas monografias de conclusão de curso de Psicologia, artigos e apresentações em eventos acadêmicos pelos integrantes do grupo de pesquisa.


    2) Teoria e prática psicanalítica

    Professor responsável: Marcos Chedid Abel


    Repercussões: Grupo de Pesquisa em funcionamento desde 2012/1. Reuniões semanais e temas semestrais, atualmente trabalhando "Sexualidade e Psicanálise". Direção, Marcos Abel. Grupo de Leitura em Lacan, em funcionamento desde 2015/1. Reuniões semanais. Dedicado no momento ao "Seminário 4, A relação de Objeto". Dirigido por Gustavo Ribeiro até 2016/1 e continuado por Marinês Popovic, Meiri Magalhães e Silene Lozzi. Participação no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em "Teoria Psicanalítica", iniciado em 2004, com a 17ª Turma em curso. Coordenado por Marcos Abel que também participa como docente, assim como Ciomara Schneider e Leonor Bicalho. Cursos de Extensão "Introdução à Psicanálise" (16 horas), em 2014/2, 2015/1 e 2015/2, por Marcos Abel. Curso de Extensão "Psicanálise e Literatura" (16 horas), em 2016/1, por Vera Ribeiro. Orientações de pesquisas. Apresentações e publicações de trabalhos. Realização de Seminários nacionais e internacionais. Intercâmbios com colegas de outros grupos.


    3) Saúde, educação e subjetividade

    Professores responsáveis: Valéria Deusdará Mori e Luciana de Oliveira Campolina


    Repercussões: O grupo de pesquisa constitui um espaço de formação importante, pois se caracteriza pelo estudo aprofundado da temática proposta, bem como, pela realização de pesquisas de forma colaborativa. Os temas de pesquisa se relacionam à saúde e à educação a partir de uma visão contemporânea que articula estes processos à formação acadêmica. Como repercussões, os trabalhos de pesquisa do grupo problematizam a visão hegemônica da formação acadêmica, como técnica e instrumental, que dissocia a prática da teoria. Busca-se investigar a formação profissional articulada à formação integral da pessoa e aos processos do desenvolvimento humano. Os processos educativos que participam da formação, também são problematizados, pois acabam se restringindo à transmissão de conteúdos que pouco promovem a reflexão dos estudantes em relação ao seu campo de conhecimento e à realidade social e cultural.
Grupo de Química
    Pesquisa Multidisciplinar em Engenharia Civil

    Professora responsável: Maria José de Souza Serafim


    Repercussões: Desenvolvimento de pesquisas que avaliam os efeitos benéficos, em termos das propriedades e durabilidade, de pastas de cimento utilizando variados materiais cimentícios suplementares, substituindo parte do clínquer na produção de cimento. Desenvolvimento de estudos buscando o estabelecimento de padrões de concentração cada vez menores para poluentes químicos ambientais, visando minimizar a geração/remoção de elementos tóxicos, em meios aquosos. Estudos básicos, multidisciplinares, para um entendimento do mecanismo da interação solo-estrutura, visando aproximar as análises ao comportamento real das edificações. Realização de estudos geotécnicos de estabilização do solo para fins de pavimentação.
Grupos de Saúde Coletiva
    1) Bioética, ética e pesquisa

    Professora responsável: Marília de Queiroz Dias Jácome


    Repercussões: O progresso da ciência gera perplexidade com seus avanços, e, por outro, levanta questionamentos acerca de seus limites, apontando para o cuidado na elaboração de regras e leis norteadora do seu desenvolvimento, tema que ganhou destaque, no século XX, com a descoberta, da realização de diversas pesquisas antéticas. O fortalecimento das instituições da sociedade civil, aliado à defesa dos direitos humanos, propiciou o aprofundamento dessas discussões, inclusive com o surgimento da disciplina Bioética, voltada para o estudo das questões morais e éticas envolvendo as atividades científicas. Com base nessas questões, este grupo tem como objeto de estudo questões que investigam os impactos éticos e morais do avanço da ciência, a problematização de temas de estudo da bioética e a ética em pesquisa.


    2) Laboratório de Estudos sobre Convivência e Prevenção da Violência no Brasil - LAECOVI/BR

    Professores responsáveis: Julliane Messias Cordeiro Sampaio e Ester Mascarenhas Oliveira


    Repercussões: O Laboratório de Estudos sobre a Convivência e Prevenção da Violência no Brasil - LAECOVI foi idealizado a partir do contato direto com o LAECOVI/UCO/España, que segue linhas de atuação em estudos das relações interpessoais positivas, destacando a importância da otimização do convívio escolar, juvenil, entre pares e familiar. Isso exige que enfrentemos o estudo do conflito, assédio e cyberbullying e dating violence como fenômenos que perturbam o desenvolvimento adequado e o bem-estar social das relações sociais. O grupo de pesquisadores vem se empenhando em investigações sobre o enfrentamento das violências por meio de promoção à saúde, com projetos financiados pela FAPDF e CNPq, possibilitando a ampliação do campo de pesquisa para a família, instituições de saúde, rede de apoio, dentre outros.


    3) Saúde e Ambiente

    Professor responsável: Eduardo Cyrino de Oliveira Filho


    Repercussões: As atividades antrópicas têm causado uma série de danos ao meio ambiente, principalmente pelo lançamento de substâncias químicas e materiais sintéticos cujos efeitos adversos não são conhecidos. Nesse contexto, as doenças ambientais têm proliferado em vários países e caracterizam-se como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Assim, os trabalhos realizados pelo grupo são voltados à investigação de aspectos sobre a saúde do ambiente e sua relação com a saúde humana.