Inscreva-se Menu
Grupos de Pesquisa

São grupos multidisciplinares compostos por professores e estudantes cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, vinculado ao do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os grupos têm um líder que desenvolve pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.,

Para saber mais informações sobre os grupos disponíveis, entre em contato pelo assessoria.pic@uniceub.br ou pelo número 3966-1557.

Fundamentações

Grupos de Saúde Coletiva
    Saúde e Ambiente

    Professor responsável: Eduardo Cyrino de Oliveira Filho

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1731927260261326

    Repercussões: As atividades antrópicas têm causado uma série de danos ao meio ambiente, principalmente pelo lançamento de substâncias químicas e materiais sintéticos cujos efeitos adversos não são conhecidos. Nesse contexto, as doenças ambientais têm proliferado em vários países e caracterizam-se como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Assim, os trabalhos realizados pelo grupo são voltados à investigação de aspectos sobre a saúde do ambiente e sua relação com a saúde humana.


Grupos de Psicologia
    Convivência e saúde mental

    Professora responsável: Tania Inessa Martins de Resende

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4311995721821212

    Repercussões: O objetivo principal deste estudo é compreender como a convivência no campo da saúde mental pode se configurar como um articulador das dimensões clínica, ética e política, no contexto da assistência em saúde mental, orientada pelo modelo da atenção psicossocial. O grupo de pesquisa foi iniciado no segundo semestre de 2012. Após a primeira etapa da pesquisa, a fase de imersão em um CAPS do DF, foram implementadas, por dois semestres, duas atividades distintas: o grupo de convivência e a atividade convivência. A análise das informações qualitativas foi realizada através da Hermenêutica de Profundidade, tal como proposto por Thompson (1995) e revista por Demo (2001). A tese de doutoramento foi defendida em setembro de 2015. Além do impacto das ações de pesquisa no CAPS, estão sendo produzidas monografias de conclusão de curso de Psicologia, artigos e apresentações em eventos acadêmicos pelos integrantes do grupo de pesquisa.


    Estudo da subjetividade na saúde e na educação

    Professores responsáveis: Fernando Luis González Rey e Albertina Mitjáns Martínez

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8104163803730312

    Repercussões: O grupo desenvolve trabalhos teóricos e pesquisas nos últimos 4 anos. A partir das produções, publicou-se o livro Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia (2005), em que se relatam pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva da subjetividade. Na linha “O estudo dos processos subjetivos das doenças crônicas”, trabalha-se a forma com que os aspectos subjetivos, ligados à influência da sociedade e da cultura sobre os processos de saúde e doença, participam da gênese e do desenvolvimento das doenças crônicas e da qualidade de vida dos enfermos. Os resultados apontam para os aspectos subjetivos envolvidos nas mudanças de comportamentos e do modo de vida e para a necessidade de repensar as estratégias de prevenção e promoção de saúde nas instituições de saúde e nos diferentes setores da vida social. A linha “A significação da subjetividade no desenvolvimento humano” tem como foco central o sujeito que aprende e, assim, estuda-o nos diferentes processos subjetivos que caracterizam sua participação no contexto escolar. Espera-se contribuir para uma visão do desenvolvimento humano e da aprendizagem na qual o sentido subjetivo se integre como uma manifestação das diferentes formas do processo de aprender, e almeja-se que isso possa ser referência para os processos de inclusão escolar. Na terceira linha, “Subjetividade e processos de ensino-aprendizagem”, procura-se alcançar o valor dos estudos da subjetividade em suas relações com o processo de ensino-aprendizagem e como isso se apresenta nas pesquisas científicas até então desenvolvidas. Interessa destacar os contextos da formação de profissionais da educação e as referências da produção de sentido subjetivo da aprendizagem. As pesquisas dessas linhas contribuem para pensar a escola como um espaço participativo, no qual o diálogo tem um significado importante na aprendizagem e nos processos de socialização e desenvolvimento dos alunos em diferentes contextos.


    Teoria e prática psicanalítica

    Professor responsável: Marcos Chedid Abel

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4798200798148137

    Repercussões: Grupo de Pesquisa em funcionamento desde 2012/1. Reuniões semanais e temas semestrais, atualmente trabalhando "Sexualidade e Psicanálise". Direção, Marcos Abel. Grupo de Leitura em Lacan, em funcionamento desde 2015/1. Reuniões semanais. Dedicado no momento ao "Seminário 4, A relação de Objeto". Dirigido por Gustavo Ribeiro até 2016/1 e continuado por Marinês Popovic, Meiri Magalhães e Silene Lozzi. Participação no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em "Teoria Psicanalítica", iniciado em 2004, com a 17ª Turma em curso. Coordenado por Marcos Abel que também participa como docente, assim como Ciomara Schneider e Leonor Bicalho. Cursos de Extensão "Introdução à Psicanálise" (16 horas), em 2014/2, 2015/1 e 2015/2, por Marcos Abel. Curso de Extensão "Psicanálise e Literatura" (16 horas), em 2016/1, por Vera Ribeiro. Orientações de pesquisas. Apresentações e publicações de trabalhos. Realização de Seminários nacionais e internacionais. Intercâmbios com colegas de outros grupos.


    Saúde, educação e subjetividade

    Professores Responsáveis: Valéria Deusdará Mori e Luciana de Oliveira Campolina

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6907217338883373

    Repercussões: O grupo de pesquisa constitui um espaço de formação importante, pois se caracteriza pelo estudo aprofundado da temática proposta, bem como, pela realização de pesquisas de forma colaborativa. Os temas de pesquisa se relacionam à saúde e à educação a partir de uma visão contemporânea que articula estes processos à formação acadêmica. Como repercussões, os trabalhos de pesquisa do grupo problematizam a visão hegemônica da formação acadêmica, como técnica e instrumental, que dissocia a prática da teoria. Busca-se investigar a formação profissional articulada à formação integral da pessoa e aos processos do desenvolvimento humano. Os processos educativos que participam da formação, também são problematizados, pois acabam se restringindo à transmissão de conteúdos que pouco promovem a reflexão dos estudantes em relação ao seu campo de conhecimento e à realidade social e cultural.


    Saúde mental, educação e subjetividade: da patologização ao desenvolvimento subjetivo

    Professor Responsável: Daniel Magalhães Goulart

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3408136249430663

    Repercussões: O grupo desenvolve trabalhos de pesquisa que relacionam os campos da saúde mental, educação e desenvolvimento humano, inserindo-se na discussão de alcances e desafios do processo da reforma psiquiátrica brasileira. As pesquisas realizadas partem de um posicionamento voltado para a despatologização da vida e para a superação da fragmentação dos processos humanos. Os referenciais da teoria da subjetividade, da epistemologia qualitativa e da metodologia construtivo-interpretativa de González Rey são utilizados enquanto plataforma de pensamento. Pesquisa e ações profissionais têm sido articuladas em diferentes dispositivos institucionais da Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal, tais como centros de atenção psicossocial e unidades de atenção primária em saúde. O grupo tem estado envolvido em publicações científicas e participado de eventos nacionais e internacionais, bem como organizado diferentes ações comunitárias com os serviços de saúde supracitados.
Grupos de Linguística
    Educação linguística: língua, gênero e estrutura textual (ELIGET)

    Professora responsável: Catia Regina Braga Martins

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2571821628590554

    Repercussões: Participação em congressos; publicação em revistas especializadas; produção de livros, em especial, coleção de livros didáticos para a graduação por área de formação (Biomédica, Língua Portuguesa, licenciaturas, engenharias, Direito, entre outras); formação de professores de LP: sequências didáticas para a graduação.
Grupos de Genética
    Citogenética aplicada

    Professora responsável: Fernanda Costa Vinhaes de Lima

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4126411841294391

    Repercussões: O principal objetivo dos estudos e pesquisas deste grupo é a realização de diagnóstico citogenético e sua disponibilização à população. O grupo de pesquisa trabalha com diferentes linhas de pesquisa. Uma das linhas de pesquisas oferece diagnóstico aos pacientes do serviço público de saúde do DF, previamente diagnosticados com leucemia, para auxílio na conduta terapêutica e prognóstico do paciente. O presente grupo apresenta outra linha de pesquisa em pacientes portadores de genitália ambígua ou distúrbios que afetam a determinação e a diferenciação sexuais. Questões como estas, provocam conflitos e envolvem questões médicas complexas, urgentes e problemas psicológicos extremamente sérios. Além da relevância do diagnóstico para essas famílias, os projetos citados têm servido como material de estudo para estudantes do UniCEUB que se interessam por este campo de trabalho. No último ano, foram apresentados trabalhos em congressos internos e externos, inclusive congressos internacionais.
Grupos de Engenharias
    Acústica e poluição ambiental

    Professor responsável: Sérgio Luiz Garavelli

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9137899592808318

    Repercussões: O grupo desenvolve pesquisas em Acústica Ambiental, Urbana e Arquitetônica, além de Poluição Ambiental. A Acústica Ambiental dedica-se ao estudo dos impactos da poluição sonora no meio ambiente através do monitoramento, modelagem e simulação do ruído ambiental. Nessa área são desenvolvidos estudos em Ruído Aeroportuário, Rodoviário, Ferroviário, Impactos Ambientais de Parques Eólicos e Unidades Termelétricas. Como um diferencial do grupo destaca-se a avaliação integrada, que utiliza mapas estratégicos de ruídos, medições acústicas e avaliação da percepção da população exposta à contaminação ambiental. A Acústica Arquitetônica dedica-se ao conforto ambiental e adequação acústica de ambientes. A Urbana investiga a relação entre a conformação da cidade, sua arquitetura e a qualidade acústica nos centros urbanos. O Grupo também atua em Transportes e meio ambiente, realizando pesquisas em poluição sonora e poluição atmosférica, geradas pelo tráfego rodoviário, ferroviário e aeroviário.


    Automação do agronegócio

    Professores Responsáveis: Luciano Henrique Duque

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5457958992855452

    Repercussões: Esse grupo foi criado para desenvolver projetos no Campus II do UniCEUB na área de automação com foco no agronegócio. Estamos desenvolvendo um sistema de irrigação automática para aplicação em hortaliças e plantação de morangos.


    Engenharia e meio ambiente

    Professor responsável: Marcos Rafael Guassi

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2004299833038957

    Repercussões: O grupo pretende desenvolver conhecimento na área de engenharia e meio ambiente tendo foco na eficiência e produtividade de forma a utilizar melhor os recursos disponíveis e gerar produtos científicos capazes de atender às demandas; melhorando as práticas de gestão nas várias áreas como arquitetura, engenharia como civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de energia, engenharia da computação, entre outras. Serão elaborados trabalhos nas áreas de energias renováveis, práticas e metodologias de gestão de processos produtivos, conforto térmico e lumínico, análise térmica em ambientes construídos e construção enxuta. Também estuda o tratamento de resíduos sólidos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e também atua com modelagem computacional na parte de hidráulica de condutos forçados e gerenciamento de recursos hídricos.


    Estruturas e construção civil

    Professores responsáveis: Nathaly Sarasty Narváez e Irene de Azevedo Lima Joffily

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7401936635187202

    Repercussões: Novas tecnologias na Engenharia Civil permitem o avanço da Indústria otimizando os processos tanto nas etapas de concepção e projeto como na execução de obras civis. O Grupo de Pesquisa em Estruturas e Construção Civil tem como objetivo estudar estas novas tecnologias nas áreas de Modelagem e Análise de Estruturas como também nos estudos de Materiais de construção. Os estudos realizados se constituem em uma formação complementar para os alunos das áreas de AEC. Os resultados das pesquisas serão disseminados por meio de publicações em congressos e revistas cuja aplicação terá efeito tanto no contexto regional no qual o grupo está inserido como também em esferas internacionais do conhecimento científico.


    Grupo de eficiência energética

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8511915910362452

    Repercussões: O projeto está em desenvolvimento dentro da instituição (UNICEUB) e medições através do analisador de energia foram realizadas. Estamos mapeando o gasto de energia de cada bloco da instituição e medidas para redução do consumo de energia estão sendo elaboradas. Concluímos o levantamento de cargas elétricas do UniCEUB Asa Norte e estamos finalizando os cálculos para mudança das cagas e instalação de painéis fotovoltaicos. O projeto foi aprovado na concessionária CEB e estamos em desenvolvimento. No projeto concluímos as seguintes etapas: 1- Instalação da usina fotovoltaica : concluída em 21/11/2016 2- Instalação do aquecimento solar: concluída em 18/11/2016. 3- Instalação da lâmpadas a base de led: fase iniciada. Foi instalado uma usina fotovoltaica com capacidade de 40KW pico, que é localizada no bloco 5 e 8. A usina consta 152 painéis e dois inversores de 20KVA cada.


    Grupo de Engenharia de Reabilitação - GER

    Professor responsável: Luciano Henrique Duque

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9670280384353657

    Repercussões: O Grupo desenvolve um sistema de captação de sinais mioelétricos e apresentou recentemente uma fase do projeto à coordenadora do curso de Fisioterapia do UniCEUB, que demonstrou interesse em utilizar o sistema com evolução de tratativas conjuntas com sua equipe de professores. Vários games foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os fisioterapeutas em sua atividades. O projeto visa auxiliar a reabilitação de crianças através da gamificação. O sinal eletromiográfico é medido a partir da atividade elétrica presente no músculo durante a contração muscular. Ele possui aplicações em diversas áreas da medicina como fisioterapia e educação física. Uma das aplicações de grande interesse desses sinais é sua utilização como mecanismo de controle das próteses mioelétricas, que é o foco desse trabalho. Foi desenvolvida uma prótese mioelétrica que está em testes em um paciente amputado. Os testes são realizados pela equipe de fisioterapia do UniCEUB, coordenada pela Profa Enilda Marta.


    Infraestrutura em engenharia geotécnica

    Professores responsáveis: Sandra Patricia Echeverria Fernandez e Jairo Furtado Nogueira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3892231843660586

    Repercussões: As principais atividades de pesquisa desse grupo terão uma repercussão direta na melhoria da qualidade do ensino de graduação e futuramente de pós-graduação, e no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à infraestrutura geotécnica. Contribuindo na criação e desenvolvimento científico, de alta qualidade, através da realização de pesquisas aplicadas que atendam às necessidades do Distrito Federal e Região Centro-Oeste. A linha de pesquisa geral é intitulada: Infraestrutura em Engenharia Geotécnica e possui as seguintes subdivisões: Fundações e contenções, Melhoramento de Solos e Geossintéticos, Pavimentação e Modelagem Numérica. Dentre os projetos em andamento que possui o grupo de pesquisa podemos citar: melhoramento de solos com resíduos de construção e demolição reciclados (RCD-R), melhoramento de solos com borracha de pneus reciclada, técnicas inovadoras de caracterização de solos, avaliação de compactação de solos para aterros rodoviários e interação estaca hélice contínua.


    Pesquisa em espaços sociais urbanos

    Professor responsável: Ana Paula Borba Gonçalves Barros e João Marcos Souza Costa

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0575142696431429

    Repercussões: A produção do grupo visa ter repercussão não somente em âmbito nacional, como internacional, com a publicação de trabalhos em eventos tanto na área de Arquitetura e Urbanismo, como em Engenharia, Economia, Psicologia, Ciências Sociais, de modo a ampliar o alcance da produção acadêmica. Ademais, pretende-se aliar, na medida do possível, a teoria à prática, com trabalhos que conectem os pesquisadores com a sociedade, e deste modo, amplie o escopo do trabalho do presente grupo.


    Sustentabilidade na construção civil

    Professores responsáveis: Maruska Tatiana Nascimento da Silva e Jairo Furtado Nogueira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9522167807313365

    Repercussões: Este grupo apresenta componentes que se encontram envolvidos com pesquisa dentro da engenharia civil em projetos de iniciação científica (PIC) relacionados com o manejo e utilização de resíduo da construção civil e a aplicação de materiais não convencionais em soluções de projeto de engenharia Cita-se ainda que, devido aos objetivos do grupo, todos os semestres são fomentadas discussões relacionadas a temática sustentabilidade. As últimas discussões foram relacionadas a ecohouses no mundo.


    Transportes e mobilidade urbana

    Professor responsável: Mônica Soares Velloso e João Marcos Souza Costa

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4935693092307659

    Repercussões: O Grupo de Transportes e Mobilidade Urbana do UniCEUB tem como objetivo disseminar conhecimentos referentes à engenharia de transportes, a partir de estudos e análises a serem realizados pelos pesquisadores, tendo como princípio abordagens sistêmicas e multidisciplinares, como suporte ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social do país. O Grupo deverá trabalhar com linhas de pesquisas que tenham como foco o enfrentamento dos mais diversos problemas do setor, com ênfase nas questões afetas ao planejamento, à mobilidade urbana e ao comportamento humano. Em síntese, o Grupo de Transportes e Mobilidade Urbana deverá estudar e desenvolver métodos e modelos de auxílio ao planejamento de transporte; apresentar soluções inovadoras para a área de mobilidade urbana e propor medidas mitigadoras às externalidades ocasionadas pelo trânsito com base em estudos comportamentais.
Grupos de Educação Física
    Atividade física, saúde e qualidade de vida

    Professores responsáveis: Renata Aparecida Elias Dantas e Darlan Lopes de Farias

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1871602991029465

    Repercussões: Em 2015: DANTAS, R.A.E., PARDONO,Emerson, LIMA, F. D., CORREIA, A. L. M., PONTUAL, H. K., Maurílio Tiradentes Dutra, OLIVEIRA, R. J.Effect of Stretching Training on Flexibility Level in Jiu- Jitsu Practitioners In: 61th ACSM Annual Meeting and 5th World Congress on Exercise is Medicine and Word Congress on the Role of Inflammation in Exercise, Health and Disease, 2015, Orlando, Florida USA.Official Journal of the American College of Sports Medicine. , 2015. v.46. p.435 - 435 LIMA, F. D., OLIVEIRA, R. J., CORREIA, A. L. M., TRINDADE, E. S., DANTAS, Renata Aparecida Elias, MOTA, M. R.Glycemic and blood lactate response to maximal incremental treadmill test. International Journal of Sports Science.


    Fisiologia do exercício aeróbio e resistido para a saúde e o alto rendimento

    Professores responsáveis: Marcio Rabelo Mota e Renata Aparecida Elias Dantas

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7952036490938199

    Repercussões: Publicação do grupo no American College, em 2012: NASCIMENTO, B. G.M. et al. Hemodynamic Mechanism of Rate Pressure Product Increase at Voluntary Exhaustion during Maximum Incremental Test. In: American College of Sports Medicine, 2012, São Francisco. Medicine e Science in Sports e Exercise. Indianápolis: The official journal of the American College of Sports Medicine, 2012. v. 44. p. S662-S662. Publicação do grupo em São Paulo, em 2012 - SANTOS, T. R. S. et al . Estimativa do limiar anaeróbio por meio da frequência cardíaca máxima. In: Congresso da SOCESP, 2012, São Paulo. XXXIII Congresso da SOCESP. São Paulo: Revista da SOCESP, 2012. v. 00. p. 00-042. CARVALHO, M. M.; MOTA, M. R. Análise das alterações macroscópicas do músculo esquelético após período de imobilização do músculo sóleo e gastrocnêmio de ratos Wistar.


    Núcleo de prática em esportes

    Professores responsáveis: Marcelo Guimarães Boia do Nascimento e Daniel Vasconcelos Veloso

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0995979663738720

    Repercussões: Diversos estudos apontam a importância da prática de exercícios para manutenção de bons níveis de saúde. A execução sistematiza e orientada dessas atividades proporciona adaptações morfológicas e funcionais ao organismo e são responsáveis pela melhora do funcionamento de todos os sistemas do corpo. Grande parte dos universitários dormem poucas horas por noite, vivem sob estresse e quase não praticam exercício físico orientado, contribuindo para um aumento exponencial dos riscos à saúde e queda do desempenho acadêmico, destacando ainda que parte desses hábitos seguem inseridos na rotina do estudante mesma após sua formação. O grupo de pesquisa procura qualificar o entendimento da prática de exercícios orientados (esportes, atividades) à época da graduação superior, investigando aspectos físicos, sociais e acadêmicos, de modo que algumas propostas pedagógicas do grupo cheguem à todas as escolas de educação superior do país.
Grupos de Educação
    Profissão docente e práxis educativa

    Professora responsável: Ilma Passos Alencastro Veiga

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5699914254918802

    Repercussões: Os produtos parciais da pesquisa foram apresentados, em forma de artigos, em anais de eventos nacionais e internacionais, no ano de 2013 até a presente data. Vale destacar os seguintes produtos parciais: Desvelando a docência na educação superior: um estudo exploratório nas Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, V ENFORSUP, UFPI, 2013. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais . (UnB, 2013). Formação de professores para educação superior e a diversidade da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ANPED, UFG, 2013). Rides, AIDU. Formação médica e Aprendizagem Baseada em Problemas (Editora Papirus, 2015). As políticas educacionais e institucionais e suas relações com o desenvolvimento profisiional docente na educação superior (ENDIPE VECE/2014). Docência na educação superior e suas articulações com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ENDIPE, VECE, 2015).


    Prática pedagógica e formação de professores

    Professora responsável: Maria Eleusa Montenegro

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0072510197405405

    Repercussões: O grupo foi constituído tendo como foco pesquisas na área de formação de professores, em especial, estudos em prática pedagógica, profissão docente e psicologia da educação. Os resultados das pesquisas realizadas até o presente momento têm sido divulgadas em eventos nacionais e internacionais evidenciando o repensar da práxis educativa tanto no que se refere a ação do professor em sala de aula quanto aos materiais utilizados pelo mesmo como planos de ensino, instrumentos de avaliação e outros materiais pedagógicas.
Grupos de Direito
    Brasil global

    Professor responsável: Paulo Roberto de Almeida

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9866451868642269

    Repercussões: Congregar alunos para discutir temas da inserção do Brasil na economia global.


    Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais - CBEC

    Professores responsáveis: Lilian Rose Lemos Rocha e Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5005780653778098

    Repercussões: O grupo visa ao alcance transdisciplinar dos estudos constitucionais com o intuito de trabalhar a perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão, em colaboração e integração com as demais áreas do conhecimento.


    Centro de estudos sobre democracia participativa

    Professor responsável: Larissa Maria Melo Ambrozio de Assis

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5000980093089203

    Repercussões: O Centro de Estudos sobre Democracia Participativa (CEDP) promove debates mensais sobre democracia e propostas de participação pedagógica. As pesquisas do CEDP são direcionadas para a produção de um Atlas sobre a participação democrática no processo decisório no Brasil, a partir de recortes temáticos.


    Cidadania, Direito e política

    Professores responsáveis: Martin Adamec e Anna Luiza de Castro Gianasi

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7209861225357892

    Repercussões: Produzir artigos científicos, afetos aos temas de jurisdição constitucional e estado de coisa inconstitucional (linha de pesquisa Direito Constitucional, Cidadania e Política) e relações entre Poderes (linha de pesquisa Poder Judiciário e Relações entre Poderes). Busca-se, assim, fomentar discussões significativas a respeito de questões relevantes na sociedade brasileira à luz de teorias e práticas políticas e constitucionais, e incentivar a reflexividade na atuação acadêmica e cívica.


    Cortes constitucionais e democracia

    Professor Responsável: Patrícia Perrone Campos Mello

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7629538930156064

    Repercussões: Pesquisa-se a tensão entre jurisdição constitucional e democracia, percorrendo-se os seguintes temas: i) legitimidade democrática da jurisdição constitucional, ii) limites e exame crítico da atuação do Supremo Tribunal Federal no exercício da jurisdição constitucional, iii) implementação de direitos sociais pelas Cortes Constitucionais da América Latina e iv) precedentes vinculantes. Pretende-se produzir: seminários, publicações e uma casoteca que reúna precedentes das Cortes Constitucionais estudadas sobre os referidos temas.


    Criminologia do enfrentamento: análise do enfrentamento e discursos punitivos

    Professor responsável: Carolina Costa Ferreria

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8877854973318743

    Repercussões: Grupo de Pesquisa pretende desenvolver trabalhos para a revelação e o enfrentamento a discursos punitivos, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento do pensamento criminológico crítico brasileiro e da formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas penais e penitenciárias no Brasil.


    Cultura digital e democracia

    Professores Responsáveis: Paulo Rená da Silva Santarém e Guilherme Sena de Assunção

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7261369157941955

    Repercussões: Além de debates presenciais sobre os temas de interesse, destacam-se na produção do grupo a tradução do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965, de 2014) para inglês; a participação na elaboração do Relatório "Brasil: Liberdade na Rede 2012", terceira publicação da Freedom House em uma série de estudos sobre a liberdade da internet ao redor do globo, cobrindo 47 países entre janeiro de 2011 e maio de 2012; e um estudo do texto "What can a network do?" (O quê uma rede pode fazer?), de Alexander R. Galloway, presente no livro "Cidadania e Redes Digitais", de 2009.


    Direito ambiental e desenvolvimento sustentável

    Professora responsável: Márcia Dieguez Leuzinger

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1363051212401690

    Repercussões: O Grupo de pesquisa, no âmbito da graduação, mestrado e doutorado em Direito do UniCEUB, tem por objetivo discutir temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Essa análise, em razão das diferentes dimensões da sustentabilidade, envolve, necessariamente, um olhar multidisciplinar, o que significa inter-relação entre diferentes áreas do saber. Desde 2008, o grupo vem desenvolvendo pesquisa em relação à criação e gestão de unidades de conservação, como forma eficiente de proteção da biodiversidade e, ao mesmo tempo, de geração de renda para comunidades locais. Como produto, pode-se citar a publicação do livro "Uso público em parques nacionais", pela editora CRV, em 2012 e do e.book "Estações Ecológicas e Reservas Biológicas: pesquisa e preservação", em 2014, pela Editora UniCEUB. Um novo livro, consolidando o resultado da pesquisa sobre monumentos naturais, refúgios da vida silvestre e áreas de relevante interesse ecológico será editado até o final de 2015.


    Direito e regulação internacional: normas e evidências

    Professores responsáveis: Gustavo Ferreira Ribeiro e Ivo Teixeira Gico Junior

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9163335570416632

    Repercussões dos trabalhos do grupo: Com origem em uma das linhas do originário Núcleo de Estudos em Direito e Economia (NEDE), as pesquisas, a partir de 2016, voltaram-se para temáticas internacionais, sua regulação e a busca de evidências empíricas explanatórias. As pesquisas são divididas em duas grandes linhas: (i) Direito Internacional Público e Transgovernamentalismo; e (ii) Jusprivativismo Internacional e Direito Internacional Privado. O grupo de pesquisa está comprometido em utilizar instrumental para realizar uma análise consequencialista envolvendo o comportamento estratégico de diversos atores. Parte desta literatura envolve análise econômica do direito, teoria dos jogos e behaviorismo. Para os próximos semestres, buscar-se-á aumentar a capacidade técnica do grupo quanto à pesquisa empírica e métodos quantitativos.


    Direito, linguagem e poder

    Professores responsáveis: Rodrigo Augusto Lima de Medeiros e Rudhra Gallina

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7456737329937000

    Repercussões: O grupo de pesquisa fomenta trabalhos conceituais e empíricos. O objetivo é relacionar método de pesquisa empírica com análise conceitual no que tange a dimensão teórica e analítica da linguagem e dos sistemas simbólicos na análise do campo jurídico. Pode-se definir que os dois eixos fundamentais do grupo de pesquisa são: Filosofia do Direito (pragmática e hermenêutica) e Antropologia do Direito (etnografia da administração, análise comparativa, análises qualitativas e quantitativas). Busca-se pensar o Direito tanto como instrumento de emancipação coletiva e individual quanto como recurso de poder que se realiza na linguagem, nos rituais e nas experiências.


    Direito, verdade e método

    Professor Responsável: Inocêncio Mártires Coelho

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2341590028863520

    Repercussões: Análise crítica da argumentação jurídica nas decisões judiciais, especialmente na jurisdição constitucional brasileira.


    Grupo de estudos do Mercosul

    Professor Responsável: Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e Antonio Paulo Cachapuz de Medeiros

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9526236793165398

    Repercussões: Criado em 2003, o Grupo de Estudos do Mercosul é um grupo de pesquisa vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). O grupo tem por objetivos a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão e de promoção de um debate qualificado sobre os diversos temas relacionados à integração regional. Coordenado pela Profa. Dra. Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e pela Profa. Dra. Elisa de Sousa Ribeiro Pinchemel, o Grupo de Estudos do Mercosul conta com a participação de professores, doutorandos, mestrandos e graduandos do curso de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais do UniCEUB e de renomadas universidades brasileiras e estrangeiras.


    Grupo de estudos e pesquisa em hermenêutica e políticas públicas

    Professor responsável: Roberto Freitas Filho

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9767083240615921

    Repercussões: O grupo tem como objeto de estudos as políticas públicas nas perspectivas filosófica, sociológica e econômica. Privilegia a análise das decisões dos tribunais, em especial, as do Superior Tribunal de Justiça - STJ e as do Supremo Tribunal Federal - STF. Os membros do grupo participam de eventos internos e externos e apresentam trabalhos nas áreas estudadas.


    Grupo de estudos, pesquisas e análises tributárias

    Professores responsáveis: Ariane Costa Guimarães e Rodrigo Pereira de Mello

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0158131167784437

    Repercussões: Os objetivos imediatos do GEPAT são identificar e revisitar as bases teóricas do surgimento e organização do pensamento doutrinário em Direito Tributário no Brasil, a partir dos anos de 1950 até o advento do Código Tributário Nacional; posteriormente, repassar as grandes linhas de desenvolvimento teórico do Direito Tributário no Brasil desde o Código Tributário nacional até o advento da Constituição de 1988; e subsequentemente analisar as linhas e temas de evolução doutrinária desde a Constituição de 1988 até a atualidade. Os objetivos mediatos do GEPAT são produções acadêmicas de um ou mais livros em formato de obra coletiva, a partir dos estudos e textos desenvolvidos em suas atividades, bem como a organização de palestras e seminários.


    Grupo de pesquisa em Direito e Economia

    Professor Responsável: Ivo Teixeira Gico Junior

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9123064376782048

    Repercussões: O Grupo de Pesquisa em Direito & Economia - GPDE tem por propósito produzir e disseminar estudos teóricos e empíricos que abordem novas e antigas questões jurídicas sob um prisma inovador, em especial, mas não limitado, à aplicação da metodologia da análise econômica do direito de forma a possibilitar aos juristas e elaboradores de políticas públicas o instrumental necessário para a realização de juízos de diagnose e de prognose de seus objetos de estudo e de trabalho.


    Grupo de pesquisa em direito público e política urbana

    Professor responsável: Paulo Afonso Cavichioli Carmona

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834937006991515

    Repercussões: Em agosto de 2014: 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano - Cidade Resiliente, 2 trabalhos publicados em pôsteres: - "MOBILIDADE E RESILIÊNCIA URBANA: as cidades resilientes como caminho para a sustentabilidade urbana no Brasil"; - "RESILIÊNCIA URBANA E O SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: um estudo de caso". - Em agosto de 2015: VIII Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, realizado em Fortaleza, 2 textos aprovados no GT 06 - Mobilidade urbana e o direito à cidade: 1) "SISTEMA CICLOVIÁRIO NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE EFICÁCIA JURÍDICA" - Paulo Carmona; Erika Wnge; Isabella V. M. Sarmento; Neslita da C. Silva; 2) "A PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO" - Paulo Carmona; Francisco E. C. Silva; Greice M. A. Cezar. Em outubro de 2016: apresentação no XIV Congresso de Ensino do UNICEUB: "IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL" - Adriana M. Fontenelle e outros.


    Internacionalização do Direito

    Professores responsáveis: Marcelo Dias Varella

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0473416713673646

    Repercussões: O objeto é estudar o processo de internacionalização do direito que se dá por meio das diversas interações ocorridas entres diferentes ordenamentos jurídicos nacionais e entre estes e o próprio direito internacional. Para tanto, temas como mundialização e globalização são muito importantes, pois é somente com o estudo desses novos movimentos que se pode entender as novas relações entre o local e o global, e a forma como o direito é afetado por essas transformações. Além disso, o processo de internacionalização do direito evidencia cada vez mais a insuficiência da atual teoria jurídica para explicar novos fenômenos ocorridos no universo do direito. Diversos temas relacionados à internacionalização do direito são estudados no grupo, tais como direito internacional ambiental, direito internacional econômico, direito internacional penal, direito constitucional internacional, entre outros. O grupo está estudando neste biênio o uso estratégico do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.


    ISO Justiça social e igualdade

    Professor responsável: Jefferson Carlos Carús Guedes

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2778543328933714

    Repercussões: Direito Processual Constitucional Direito Constitucional Processual Inovação Processual Precedente, Stare Decisis e Ratio Decidendi.


    Jurisdição constitucional no mundo

    Professor Responsável: Luis Roberto Barroso

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4285930854315999

    Repercussões: Desenvolver um estudo crítico do funcionamento, da estruturação, da definição de competências, da racionalidade e da viabilidade das Cortes Constitucionais, tendo por objeto as seguintes Cortes: i) STF, ii) Cortes dos seguintes países: Alemanha, Canadá, Colômbia, Costa Rica, México, Israel, África do Sul e Índia. Pretende-se desenvolver: seminários, publicações e uma casoteca sobre a implementação de direitos fundamentais e de casos paradigmáticos julgados pelas Cortes estudadas.


    Justiça política, juspositivismo e jusmoralismo

    Professor responsável: Luís Carlos Martins Alves Júnior e Ana Terra Teles de Carvalho

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2242509838200517

    Repercussões: O grupo de pesquisa visa analisar a concretização normativa das prescrições constitucionais através da atividade jurisdicional, sob a perspectiva das teorias antagônicas do juspositivismo e do jusmoralismo. Com efeito, o objeto de estudo será a análise das decisões judiciais constitucionais e a compatibilidade dessas decisões com o texto constitucional. Serão dois os grandes marcos teóricos: os doutrinadores juspositivistas (Hans Kelsen, Alf Ross, Herbert Hart, Norberto Bobbio etc.), e os doutrinadores jusmoralistas (Radbruch, Perelman, Dworkin, Alexy etc.). A finalidade da pesquisa é a verificação da concretização normativa do texto constitucional a partir das decisões judiciais emanadas dos órgãos do Poder Judiciário, especialmente as oriundas do Supremo Tribunal Federal, com a feitura de um juízo de adequação entre o enunciado (constitucional) e a norma (provimento judicial).


    Lei e sociedade

    Professores Responsáveis: Frederico Augusto Barbosa da Silva e Larissa Maria Melo Ambrozio de Assis

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9654466381989163

    Repercussões: Leitura e discussão sistemática de textos, sobre os seguintes assuntos: 1) Antropologia Jurídica (2/2002-1/2003); 2) Formação do Estado (2/2003); 3) A teoria da justiça de Rawls (2004); 4) Faticidade e Validade de Habermas (2/2004) 5) Sociologia e Direito (1/2005) 6) Narrativas (2/2005) 7) Literatura e direito, multiculturalismo (1/2006); 8) Direito e Linguagem (1/2007); 9) Corrupção e Democracia (1/2013). Além desses, trabalhos de Iniciação Científica Concluídas; Orientação de Monografias de Graduação; Dissertações de Mestrado; Participação em Congressos Nacionais e Internacionais; Artigos Publicados em Periódicos.


    Novas fronteiras da arbitragem

    Professor responsável: Gustavo Ferreira Ribeiro e Rafael Freitas Machado

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7677214685310377

    Repercussões: Aprofundar o estudo da arbitragem doméstica e internacional. Analisar casos concretos e principais discussões contemporâneas. Fomentar o estudo crítico da arbitragem. Incluir o Uniceub como protagonista no estudo e na produção científica em relação à arbitragem, no Brasil e no exterior.


    Novas tendências de direito internacional

    Professora responsável: Alice Rocha da Silva

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8184060794457760

    Repercussões: O Direito Internacional está em constante evolução. Conceitos clássicos são revisitados, e novos instrumentos e teorias são formulados, adaptando-se a novas perspectivas que permeiam as relações internacionais. Sistemas jurídicos nacionais e internacionais estão cada vez mais conectados assim como suas estruturas organizacionais e administrativas. Este grupo busca tratar das novas tendências do direito internacional, começando pela análise da atuação conjunta de estruturas nacionais e internacionais para a efetividade dos direitos humanos. A metodologia empregada partirá da utilização de instrumentos presentes na teoria do Direito Administrativo Global e em outras novas tendências e teorias, como recursos facilitadores da interação entre estruturas institucionais nacionais e internacionais, com a finalidade de efetivar o direito internacional no direito interno brasileiro.


    Núcleo de estudos constitucionais

    Professora responsável: Christine Oliveira Peter da Silva

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6673998163243483

    Repercussões: (1) Orientação de alunos em projetos de pesquisa em iniciação científica no PIC/PIBIC - UniCEUB (2) Orientação de alunos em monografias de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, a partir do paradigma do Estado Constitucional de Direitos Fundamentais; (3) Organização científica de Seminários de Pesquisa em Direito Constitucional com alunos da Graduação e pós-Graduação em Direito (4) Coordenação científica e executiva do Projeto Constituições no Mundo (5) Elaboração de modelo de análise de precedentes em casos notórios do STF e construção de linha do tempo de casos notórios em direito fundamentais (6) Sistematização de base de dados de decisões do Supremo Tribunal Federal que contenham referências a precedentes estrangeiros (relatórios sintéticos) (7) Coordenação e execução do projeto STF em Pauta em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais - CBEC/UniCEUB.


    Política criminal

    Professores responsáveis: Cristina Maria Zackseski e Bruno Amaral Machado

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9019544403549700

    Repercussões: Os trabalhos destinam-se à pesquisa sobre as estratégias de controle da violência, observando as possibilidades de respeito aos Direitos Humanos e Humanitários. Neste sentido, procura-se analisar iniciativas, especialmente as brasileiras e as latino-americanas, relacionando-as a um contexto internacional de reformas penais e modelos teóricos da política criminal contemporânea. O principal desafio é desenvolver um sistema de avaliação de políticas públicas de prevenção de conflitos, referenciado na teoria crítica, que considere as particularidades do contexto regional latino-americano e que esteja atento às possibilidades e aos limites de intervenção do Estado, da comunidade, da iniciativa privada e da tecnologia no controle social.


    Políticas públicas

    Professor responsável: Antonio Henrique Graciano Suxberger

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5576893242739950

    Repercussões: O Grupo de Pesquisa Políticas Públicas tem por objetivo revisar a literatura em geral sobre políticas públicas, buscando a consolidação de um marco teórico hábil a lastrear pesquisas de análise a avaliação de políticas públicas em geral, bem assim funcionar como instância de observação e proposição de alternativas em face das dificuldades hoje existentes na abordagem jurídica das políticas públicas. Busca produzir e divulgar conhecimento por meio de debates, seminários, cursos de extensão, publicações (artigos científicos, livros, coletâneas, pesquisas, relatórios) e atividades de pesquisa na área de Políticas Públicas em conexão com Direitos Humanos, Desenvolvimento e temas de cariz jurídico.


    Responsabilidade, consumo e novos direitos

    Professor responsável: Hector Valverde Santana

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9068793688930888

    Repercussões: O grupo analisa questões relacionadas a responsabilidade civil, as relações de consumo e os novos direitos, especialmente quanto à evolução da Ciência do Direito em relação ao fenômeno da massificação das relações sociais e ao crescente risco que os sujeitos de direitos estão expostos a partir da revolução tecnológica. Investiga-se sobre as novas formas de prevenção e reparação dos danos entre particulares e a responsabilidade do Estado por atos extraordinários à sua atividade específica, como catástrofe, terrorismo, atos legislativos e jurisdicionais. Há destacada atividade investigativa quanto à responsabilidade civil do fornecedor, em especial quanto ao fato e vício do produto ou serviço, inadimplemento contratual e dano moral. O grupo já concretizou seminários e participações internacionais em congressos, palestras e revistas científicas, proporcionando alto índice de publicações. Atualmente está envolvido na cooperação internacional com a Universidade de Córdoba na Argentina.
Grupos de Comunicação
    Educação superior e Comunicação - EDUCACOM

    Professoras responsáveis: Renata Innecco Bittencourt de Carvalho e Manoel Henrique Tavares Moreira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6173034911061253

    Repercussões: As linhas de pesquisa do grupo EDUCACOM compõem os eixos programáticos dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos dos cursos na área de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB buscando, continuamente, mobilizar esforços para fortalecer as pesquisas realizadas e ou orientadas pelo corpo docente.
Grupos de Ciência Política
    Núcleo de estudos dos Estados Unidos da América

    Professor responsável: Frederico Seixas Dias

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8417426153726826

    Repercussões: O NEEUA está envolvido com três atividades principais: estudos dos principais trabalhos acadêmicos publicados sobre o tema, eventos públicos com especialistas, e pesquisa empírica sobre as principais questões de política mundial, economia e da sociedade civil dos EUA. Desde 2007, já foram debatidos as questões do declinismo (ou não) da hegemonia estadunidense, a crise econômica de 2008/2009 e seus efeitos na ordem Bretton Woods-ONU, o lugar dos EUA nesse sistema internacional em crescente transformação, os desafios do terrorismo, do aquecimento global, da estabilidade econômica internacional, os atritos recentes com antigas potências, com outras emergentes, e até mesmo com antigos aliados, e do próprio desenvolvimento de sua sociedade civil, ainda repleta de contradições. Dessa forma, o NEEUA busca difundir seu conhecimento tanto para os que necessitam incluir os EUA em seus cálculos estratégicos, quanto para aqueles genuinamente curiosos nos caminhos da maior potência de nossa época.


    Núcleo interinstitucional de estudo e pesquisa do pensamento político

    Professores responsáveis: Raphael Spode e Luciano da Rosa Muñoz

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0950837480726627

    Repercussões: Desde 1990 aos dias atuais, uma literatura dedicada a estudar a história intelectual das Relações Internacionais tem surgido a fim de repensar os mitos fundacionais, os estereótipos, as controvérsias e as inconsistências que constituem a disciplina. Sobretudo, essa agenda de investigação procura adentrar os temas de segunda ordem e atacar questões fundacionais. Seu método tem consistido, até aqui, numa reflexão interdisciplinar, isto é, numa combinação entre abstração teórica e a História, a Filosofia, a Ética, a Sociologia, a Religião, a Arte, a Literatura e o Teatro. Assim, em termos gerais, o objetivo deste núcleo interinstitucional é construir e consolidar uma rede de professores, pesquisadores e alunos de curso de Relações Internacionais do país que empreendem tal abordagem, muitas vezes, reconhecida pela combinação que faz entre abordagens clássicas e pós-modernas, e cujas percepções transcendem o tradicional.
Grupos de Arquitetura
    Arquitetura, qualidade ambiental, eficiência e saúde

    Professor responsável: Eliete de Pinho Araujo

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7403218372703470

    Repercussões: Os projetos de pesquisa têm o auxílio do CNPQ, da CAPES, da FINEP, da FAP DF e do UniCEUB. A área de concentração dos trabalhos é a arquitetura envolvendo a qualidade ambiental e a eficiência, de um modo geral, e a saúde, com o produto final voltado para a sustentabilidade. O curso no UniCEUB possui professores que trabalham na área de pesquisa. Este grupo é composto por três doutores. Todos apresentam e publicam artigos em congressos e possuem alunos do PIC, PIBIC e BITEC, tanto da graduação como do ensino médio. O grupo utiliza os laboratórios informatizados com mais de 30 micros e servidor de rede, além dos equipamentos de medições dos laboratórios de instalações prediais, de conforto e de estrutura, que complementam as atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo da FATECS. Participam de Encontros Nacionais, Internacionais e Congressos da área, em especial os da ANPUR, PLEA, ANTAC, ENTAC, TECHAB, W CIB, UIA, FAPECS, FIOCRUZ, SBPC, JORNADA NORTE-NORDESTE, CIÊNCIA E CULTURA, PARJAP


    Cidade e habitação

    Professores Responsáveis: Eliete de Pinho Araújo

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6312325716994424

    Repercussões: As pesquisas nesta área de concentração poderão tanto qualificar profissionais para atuar no ensino superior, como também para atuar na gestão pública, com o objetivo de ampliar o campo de investigação, Destaca-se que este grupo do mestrado acadêmico tem como fator diferencial estabelecer uma correlação entre a área de concentração Cidade e Habitação com as experiências já consolidadas do Mestrado e Doutorado em Direito na Instituição. Tal fato revigora a investigação das questões correlatas à cidade e habitação com as questões correlatas do campo do Direito.


    Gestão e avaliação ambiental do projeto arquitetônico

    Professor responsável: Leonardo Pinto de Oliveira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6958921028352974

    Repercussões: O Grupo de Pesquisa, Gestão e Avaliação Ambiental do Projeto Arquitetônico, tem como objetivo a busca constante de métodos, processos e metodologias de avaliação dos sistemas projetados em arquitetura e urbanismo e no design de interiores. O ambiente construído e/ou planejado são objetos de estudo do Grupo, desta maneira, poderá atuar no planejamento do projeto arquitetônico bem como avaliação do mesmo a partir de obras concluídas. Com ênfase nas questões de natureza ambiental, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo avaliarão a sustentabilidade dos recursos naturais adotados em confronto com as decisões de projeto, considerando a ponderação com os outros parâmetros de análise e de naturezas distintas ou complementares à ambiental. Como propósito concreto, os resultados de suas pesquisas e a investigação no campo das metodologias formarão a base metodológica de certificações e etiquetagem do projeto arquitetônico.


    Situ-AÇÕES

    Professor responsável: Sávio Tadeu Guimarães

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3978616049010578

    Repercussões: O grupo de pesquisa "situ-AÇÕES" se apresenta como um suporte fundamental para aglutinar pesquisadores, docentes e alunos, por meio da concentração em campos de investigação específicos. O grupo objetiva estimular a organização de atividades de debate e seminários, onde é possível discutir as questões correlatas ao campo temático, ampliando e atualizando as abordagens sobre o mesmo. Atuando entre as Linhas de pesquisa "Cidade, infraestrutura urbana, tecnologia e projeto" e "Teoria, história e projeto da habitação", o grupo situ-AÇÕES tem desenvolvido trabalhos mediante dois projetos de pesquisa, "Interações Intervenções espaciais contemporâneas - entre dogmas e insurgências" e "Espaços públicos plurais contemporâneos - entre formas e interações", nos quais, a partir de campos como as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Lisboa tem sido possível uma abordagem em regiões de fronteira entre a arquitetura e o urbanismo, como suas dimensões socioespaciais e socioculturais.
Grupos de Administração
    Empreendedorismo e inovação

    Professor responsável: Luciene Braz Ferreira

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9006718460367669

    Repercussões: O grupo de pesquisa "Empreendedorismo e Inovação" desenvolve estudos sobre processos inovadores em empresas com perfil empreendedor de cunho familiar, MPEs e empresas de produtos e serviços. A composição do grupo abrange pesquisadores do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As repercussões mais relevantes dos pesquisadores desse grupo encontram-se nos campos da pesquisa, ensino e extensão, com relevância destacada no âmbito nacional e internacional. O grupo visa à publicação de artigos, ensaios, capítulos de livro, livros e monografias nas linhas de pesquisa Gestão de Empresas Familiares, Práticas Empreendedoras nas Organizações e Inovação em Serviços.


    Estudos e pesquisa em Administração - EPA

    Professor responsável: Érika Costa Vieira Gagliardi e Luciene Braz Ferreira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0776508723103559

    Repercussões: O grupo de pesquisa “Estudos e Pesquisas em Administração” desenvolve estudos sobre processos em pequenas e grandes empresas que abarquem produtos e serviços. A composição do grupo abrange pesquisadores do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). As repercussões mais relevantes dos pesquisadores desse grupo encontram-se nos campos da pesquisa, ensino e extensão, com relevância destacada no âmbito nacional e internacional. O grupo visa à publicação de artigos, ensaios, capítulos de livro, livros e monografias nas linhas de pesquisa Gestão de Pessoas e Coaching, Práticas Empreendedoras nas Organizações, Inovação em Serviços e Planejamento e controle das operações e logística.


    Gestão de tecnologia

    Professor responsável: Paulo Rogerio Foina

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9045852784861317

    Repercussões: Grupo de estudo e desenvolvimento de metodologias, processos e recursos para gestão de tecnologia em empresas de base tecnológica.
Grupos de Antropologia
    Professora responsável: Renata de Melo Rosa

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2654136952778779

    Repercussões: O Núcleo de Estudos de Diplomacia Responsável tem como missão observar em profundidade ações significativas da diplomacia brasileira entabuladas de forma bi ou multilateral, tanto entre países de níveis econômicos desiguais como entre os países em desenvolvimento, preferencialmente na cooperação sul-sul, em blocos regionais dos quais o Brasil participa: UNASUL, MERCOSUL, Conselho de Defesa Sul-Americano, MINUSTAH ou em blocos políticos como o IBAS e os BRICs, nas ações de combate às desigualdades, à exclusão e à pobreza, no comércio internacional solidário e na proteção aos direitos humanos.
Grupos de Medicina
    Avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção em ortopedia, traumatologia e no esporte

    Professores Responsáveis: Marcio de Paula e Oliveira

    Endereço: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4965386635139275

    Repercussões: O grupo foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento técnico e científico da Medicina, com enfoque nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Esporte e Reabilitação, contemplando projetos de pesquisa que envolvam avaliação, diagnóstico, assistência preventiva e curativa das afecções do Aparelho Locomotor. As linhas de pesquisa são constituídas de temas específicos de cada área e desenvolvidas por equipes multidisciplinares, integrando profissionais, pós-graduandos e graduandos.
Grupos de Bioética
    Observatório de Bioética e Direitos Humanos do paciente

    Professores Responsáveis: Aline Albuquerque Sant'Anna de Oliveira

    Endereço: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2684687239084256

    Repercussões: O Grupo Observatório de Bioética e Direitos Humanos dos Pacientes, constituído no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, iniciou seus trabalhos no segundo semestre do ano de 2016, os quais foram desenvolvidos mediante reuniões quinzenais. O Grupo lançou no ano de 2016 o site Observatório de Bioética e Direitos Humanos dos Pacientes, que conta com o resultado da pesquisa realizada pelo Grupo de levantamento de documentos relacionados às seguintes temáticas: a) legislação estadual e internacional sobre os direitos dos pacientes; b) jurisprudência nacional e de Cortes Internacionais de Direitos Humanos; c) cartas de direitos dos pacientes adotadas no Brasil; d) legislação nacional e internacional, bem como de documentos sobre pacientes em situação de vulnerabilidade acrescida; e) direitos humanos dos pacientes constantes dos códigos de ética das profissões de saúde.