ebook Mestrado e Doutorado em Direito - CEUB

Mestrado e Doutorado em Direito

Mestrado e Doutorado em Direito

Um dos melhores Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do País, volta-se para a pesquisa em Direito e Políticas Públicas, tanto por meio do Estado, quanto por meio de instrumentos privados.

O Programa tem 28 docentes, com vários Ministros do Supremo Tribunal Federal, autores renomados em cada área do conhecimento, que formam um dos corpos docentes maiores e mais produtivos do Brasil. No CEUB, o aluno faz pesquisa de verdade.

Há um universo de mais de 50 disciplinas, em uma estrutura com ampla flexibilidade de horários e de temas para os alunos se adaptarem, conforme seus interesses.

Temos mais de 200 alunos, sobretudo servidores públicos do Poder Executivo e do Judiciário, como membros do Ministério Público, da Magistratura, Analistas da Receita Federal, Defensores e advogados consolidados, que procuram um ambiente para se aprofundarem academicamente, propor soluções jurídico-políticas para os temas que trabalham e construir networking.

Especialmente no Doutorado, uma parte importante dos alunos vem da região Norte e de outros Estados da região Centro-Oeste para buscarem oportunidades de formação e de estudos de soluções para políticas regionais.

Trata-se da melhor relação custo-benefício dentre os Programas do Distrito Federal: há mais pesquisa, melhor flexibilidade de horários e disciplinas, mais possibilidades de estudos no exterior, melhor nível de construção de relacionamentos profissionais e acadêmicos.

Há duas Áreas de Concentração:

1. Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento

a) Políticas Públicas, Constituição e Organização do Estado

b) Políticas Públicas, Processo Civil, Processo Penal e Controle Penal

2. Políticas Públicas, Relações Privadas e Desenvolvimento

a) Políticas Públicas, Sociedade Civil e Proteção da Pessoa

b) Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico

Bolsas e taxas escolares - PROSUP/CAPES

As cotas de bolsas e taxas escolares da pró-reitoria são distribuídas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da inst ituição, seguindo o critério de tempo de implementação do curso. Cursos mais novos, com menor tempo de implementação, terão prioridade na concessão dessas cotas. Desta forma, no presente momento, serão disponibilizadas três cotas de taxas pró-reitoria ao Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, uma cota ao Mestrado/Doutorado em Direito e, uma ao Mestrado em Psicologia.

Diretor: João Herculino de Souza Lopes Filho

Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Dias Varella

Campus da Asa Norte
SEPN 707/907 - Bloco 3 - CEP 70790-075 - Brasília-DF

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h;
Sábados, das 8h às 13 horas.

Contatos:
Telefone: (61) 3966-1201 — Selecione a opção 1 e depois a opção 5;
WhatsApp (61) 3966-1201 — Selecione a opção 1 e depois a opção 6.

O horário de atendimento telefônico será das 9h às 13h e 14h às 20h e pelo WhatsApp das 9h às 20h.

E-Book de Mestrado e Doutorado em Direito

Informações e disciplinas

Mestre

Matutino
Noturno

Linhas de pesquisa

Políticas Públicas, Constituição e Organização do Estado

Explora arranjos institucionais do Estado para a promoção do desenvolvimento. Também discute políticas públicas no contexto da estruturação, organização e dinâmica do Estado.

Políticas Públicas, Processo Civil, Processo Penal e Controle Penal

Explora fórmulas institucionais para solução de conflitos, com ênfase no acesso à justiça e no controle penal da criminalidade. Possui ênfase na pesquisa sócio-jurídica e na conformação de políticas públicas pela via jurisdicional.

Políticas Públicas, Sociedade Civil e Proteção da Pessoa

Explora políticas públicas, contextos, espaços e fundamentos éticos, pessoais e patrimoniais das relações entre a sociedade e o indivíduo. A linha de pesquisa se concentra na construção de políticas públicas, por meio do direito privado ou de impactos da atuação Estatal na vida privada.

Políticas públicas e desenvolvimento econômico

Problematiza e discute a ordem econômica, interna e internacional, e seus aspectos empresariais e administrativos. A linha de pesquisa é focada nos temas de interesse das empresas, sejam eles públicos ou privados, com ênfase no desenvolvimento econômico.

Biblioteca de Referência em Políticas Públicas
Planos Mestrado e Doutorado em Direito - 2º/2022