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Autoavaliação
A Autoavaliação, também denominada como Avaliação Institucional Interna, teve início em 1994, quando o CEUB, preocupado com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, criou o Escritório da Qualidade para assessorar e acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos diversos segmentos da Instituição. No ano de 1998, a Presidência do CEUB designou a Comissão de Avaliação Institucional, vinculada ao Escritório da Qualidade, com as atribuições de aprimorar o projeto inicial de Avaliação e desencadear as etapas subsequentes.

Atendendo à legislação vigente, em 2004, a Comissão de Avaliação Institucional foi reorganizada e passou a ser denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA) do CEUB, conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da Lei nº 10.861.


Informações

Papel da CPA
    A CPA do CEUB é a responsável pela condução do processo de autoavaliação da instituição e, por isso, atua de forma autônoma em relação aos demais conselhos e órgãos internos.

    Por meio da autoavaliação, a CPA apresenta subsídios para a melhoria contínua tanto dos processos acadêmicos quanto dos processos de gestão. Nesse cenário, os resultados obtidos na autoavaliação são analisados pela gestão acadêmica e administrativa, com objetivo de balizar a tomada de decisão e orientar a formulação de ações de melhoria, subsidiando assim, o planejamento da Instituição, e fortalecendo a busca pela excelência no ensino ofertado.
Composição da CPA
    A CPA é composta por representantes de cada segmento da comunidade acadêmica e também por representantes da sociedade civil . O Regimento da CPA do CEUB garante a equivalência de representação, assegurando assentos iguais para cada segmento representado. A CPA é composta ainda por um(a) coordenador(a) que conduz o projeto de autoavaliação juntamente com os demais membros da comissão.

    Conheça a composição atual da CPA do CEUB:

    Coordenador da CPA: Gabriel Haddad Teixeira

    I - REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE

    Dany Rafael Fonseca Mendes

    Reziere Degobi da Silva

    II - REPRESENTANTE DO CORPO DISCENTE

    Bruno Leite Diniz Pádua

    Esther de Godoy Ponteiro

    III - REPRESENTANTE DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

    Antonio Marcos da Conceição

    Katia Malena Cunha Almeida

    IV - REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

    Eduardo Ferreira de Andrade

    Pedro Henrique Costódio Rodrigues
Plano de Autoavaliação do CEUB
    A CPA elabora o Plano de Autoavaliação Institucional de modo a contemplar, em um ciclo de 3 (três) anos, todas as dimensões institucionais a serem avaliadas, conforme previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da Lei nº 10.861 de 2004.

    O Plano de Autoavaliação Institucional em curso contempla o ciclo de 2021 - 2023 e o quadro abaixo sumariza as etapas de autoavaliação previstas:  

    Tabela 1 – Cronograma de Avaliações para o triênio 2021-2023

    Eixo Dimensão Avaliação 2021 2022 2023
    1 8 Avaliação do Planejamento e Avaliação       X
    2 1 Avaliação da Missão e do PDI       X
       3 Avaliação da Responsabilidade Social       X
    3 2 Avaliação do Ensino de Graduação Presencial FC FC FC
          Avaliação do Ensino de Graduação EaD FC FC FC
          Avaliação do Ensino de Pós-Graduação EaD FC FC FC
    Avaliação da Política de Pesquisa    X   
          Avaliação da Política de Extensão       X
       4 Avaliação da Comunicação com a Sociedade X      

    As avaliações institucionais são planejadas e executadas considerando a missão institucional e o PDI seguindo um ciclo avaliativo dividido em etapas de acordo com a metodologia adequada. A partir de 2019, a CPA iniciou o processo de implementação de avaliações em fluxo contínuo, para permitir uma avaliação integral da dimensão. O ciclo contínuo consiste na execução simultânea da avaliação em tempo e etapas de forma síncrona, permitindo a divulgação do resultado de forma eficiente, imediata e dinâmica.

    Os resultados da avaliação institucional são consolidados em relatórios e em painéis dinâmicos elaborados com o auxílio da Gerência Executiva de TI. E, a partir da divulgação dos resultados, a CPA inicia uma nova fase do ciclo de autoavaliação que compreende: (i) acompanhamento da elaboração dos planos de melhoria; (ii) acompanhamento da implementação das melhorias; e, (iii) divulgação das ações de melhorias implementadas.

    Todas as etapas do processo de autoavaliação são divulgadas por meio dos Boletins Informativos elaborados pela CPA e divulgados nas diversas plataformas institucionais: Espaço CPA - painéis físicos exclusivos da CPA espalhados nos campi - no editorial InteRHação, no Varal de Notícias, na Sala de Coordenação EaD - espaço CPA no Campus Online voltado para os cursos EaD - e-mail marketing, e nos diretórios institucionais Informativo Espaço Aluno e Informativos CEUB.

    Os Boletins Informativos são atualizados periodicamente para acompanhar o desenvolvimento das ações de melhorias decorrente de cada etapa de autoavaliação. A seguir, você encontra os Boletins Informativos das avaliações do atual ciclo de autoavaliação.

    Em relação ao triênio precedente (2018-2020), a CPA promoveu avaliações contemplando as 10 dimensões do SINAES, conforme constatado na Avaliação do Planejamento e Avaliação realizada em 2020. Ademais, cabe ressaltar que no ano de 2020, em razão da pandemia de COVID-19, a CPA conduziu uma etapa extraordinária da Avaliação do Ensino de Graduação, direcionada às atividades remotas desenvolvidas ao longo do período de isolamento social.