Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

Autoavaliação
A Autoavaliação, também denominada como Avaliação Institucional Interna, teve início em 1994, quando o CEUB, preocupado com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, criou o Escritório da Qualidade para assessorar e acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos diversos segmentos da Instituição. No ano de 1998, a Presidência do CEUB designou a Comissão de Avaliação Institucional, vinculada ao Escritório da Qualidade, com as atribuições de aprimorar o projeto inicial de Avaliação e desencadear as etapas subsequentes.

Atendendo à legislação vigente, em 2004, a Comissão de Avaliação Institucional foi reorganizada e passou a ser denominada Comissão Própria de Avaliação (CPA) do UniCEUB, conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por meio da Lei nº 10.861.


Informações

Papel da CPA
    A CPA do UniCEUB é a responsável pela condução do processo de autoavaliação da instituição e, por isso, atua de forma autônoma em relação aos demais conselhos e órgãos internos.

    Por meio da autoavaliação, a CPA apresenta subsídios para a melhoria contínua tanto dos processos acadêmicos quanto dos processos de gestão. Nesse cenário, os resultados obtidos na autoavaliação são analisados pela gestão acadêmica e administrativa, com objetivo de balizar a tomada de decisão e orientar a formulação de ações de melhoria, subsidiando assim, o planejamento da Instituição, e fortalecendo a busca pela excelência no ensino ofertado.
Composição da CPA
    A CPA é composta por representantes de cada segmento da comunidade acadêmica e também por representantes da sociedade civil . O Regimento da CPA do UniCEUB garante a equivalência de representação, assegurando assentos iguais para cada segmento representado. A CPA é composta ainda por um(a) coordenador(a) que conduz o projeto de autoavaliação juntamente com os demais membros da comissão.

    Conheça a composição atual da CPA do UniCEUB:

    Coordenador da CPA: Gabriel Haddad Teixeira


    I - REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE

    Luciana do Nascimento Lanchote 

    Dany Rafael Fonseca Mendes.

    II - REPRESENTANTE DO CORPO DISCENTE

    Esther de Godoy Ponteiro

    Priscilla Stemler da Cunha Veiga

    III - REPRESENTANTE DO CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

    Antonio Marcos da Conceição

    Katia Malena Cunha Almeida

    IV - REPRESENTANTE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

    Calvino Soares de Oliveira

    Valdenize Tiziani
Projeto de Autoavaliação do UniCEUB - Ciclo 2018/2020
    A CPA elabora o Projeto de Autoavaliação do UniCEUB de modo a contemplar, em um ciclo de 3 (três) anos, todas as dimensões institucionais a serem avaliadas. O quadro abaixo sumariza as etapas de autoavaliação previstas para o ciclo 2018 - 2020:

    Dimensão

    Etapa de autoavaliação

    Periodicidade

    Previsão

    D1

    Avaliação da Missão e do PDI

    Trienal

    2018

    D2

    Avaliação do Ensino de Graduação

    Anual

    2018/2019/2020

    D2

    Avaliação do Ensino de Pós-Graduação

    Trienal

    2019

    D2

    Avaliação da Política de Pesquisa

    Trienal

    2019

    D2

    Avaliação da Política de Extensão

    Trienal

    2020

    D3

    Avaliação da Responsabilidade Social

    Trienal

    2020

    D4

    Avaliação da Comunicação com a Sociedade

    Trienal

    2018

    D5

    Avaliação das Políticas de Pessoal

    Bienal

    2019

    D6

    Avaliação da Organização e Gestão da IES

    Trienal

    2020

    D7

    Avaliação da Infraestrutura

    Trienal

    2019

    D8

    Avaliação do Planejamento e Avaliação

    Trienal

    2020

    D9

    Avaliação de atendimentos aos estudantes e egressos

    Trienal

    2020

    D10

    Avaliação da Sustentabilidade Financeira

    Trienal

    2020


    Os resultados das etapas específicas de avaliação são consolidados em relatórios elaborados pela CPA. E, a partir da elaboração desses relatórios, a CPA inicia uma nova fase da etapa de avaliação que compreende: (i) divulgação dos resultados da avaliação; (ii) acompanhamento da elaboração dos planos de melhoria; (ii) acompanhamento da implementação das melhorias; e, (iv) divulgação das ações de melhorias implementadas.

    Todas as etapas do processo de autoavaliação são divulgadas por meio dos Boletins Informativos elaborados pela CPA e divulgados nas diversas plataformas institucionais: Espaço CPA - painéis físicos exclusivos da CPA espalhados nos campi - no editorial InteRHação, no Varal de Notícias, na Sala de Coordenação EaD - espaço CPA no Campus Online voltado para os cursos EaD - e-mail marketing, e nos diretórios institucionais Informativo Espaço Aluno e Informativos UniCEUB.

    Os Boletins Informativos são atualizados periodicamente para acompanhar o desenvolvimento das ações de melhorias decorrente de cada etapa de autoavaliação. A seguir, você encontra os Boletins Informativos das avaliações do atual ciclo de autoavaliação.