IDCon

Transmissão ao vivo: www.youtube.com.br/uniceub

Localizar no Mapa

Evento já realizado

O Instituto Diálogos Constitucionais - IDCON e o Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - ICPD, em parceria com a pós-graduação em Direito, tendo como apoiadores do evento a Universidade de Nova York – NYU e a Brazilian Legal Society da NYU Law, realizam a Conferência Internacional de Direito Constitucional sobre o tema O papel das Supremas Cortes: legitimidade democrática e direitos fundamentais.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Elza Moreira Lopes, no bloco 3 do campus Asa Norte, conforme programação. Nos dois dias de evento, haverá tradução simultânea.

O encontro tem o propósito de análise e reflexão sobre a importância do papel das cortes constitucionais, da manutenção da democracia e da eficácia dos direitos fundamentais na contemporaneidade.

PROGRAMAÇÃO:

29 DE MAIO DE 2017 (NOITE)
ABERTURA
19h Abertura do evento
Prof. Luís Roberto Barroso

PAINEL 1: Fatores de (des)legitimação democrática das Cortes Constitucionais
19h10 Prof. Jeremy Waldron, NYU (palestrante) [30 minutos]
19h40 Prof. Luís Roberto Barroso, UERJ e UniCEUB (palestrante) [30 minutos]
20h10 Prof. Oscar Vilhena Vieira, FGV-SP (palestrante) [20 minutos]
20h30 Profa. Jane Reis, UERJ (palestrante) [20 minutos]
20h50 Considerações finais dos palestrantes

30 DE MAIO DE 2017 (MANHÃ)
PAINEL 2: Papeis das cortes constitucionais em tempos de crise
9h40 Prof. Samuel Issacharoff, NYU (palestrante) [30 minutos]
10h10 Prof. Daniel Sarmento, UERJ (palestrante) [20 minutos]
10h30 Prof. Conrado Hübner Mendes, USP (palestrante) [20 minutos]
10h50 Profa. Patricia Perrone, UniCEUB (palestrante) [20 minutos]
11h10 Considerações finais dos palestrantes

ENCERRAMENTO
11h30 Palavras finais: Conselhos para jovens acadêmicos

SOBRE OS CONVIDADOS:

Fotos Conferência Internacional Jeremy S Waldron Jeremy S. Waldron – Professor de filosofia legal e política na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York - NYU. Tem escrito extensivamente sobre jurisprudência e teoria política, incluindo numerosos livros e artigos sobre teorias de direitos, constitucionalismo, o Estado de Direito, democracia, propriedade, tortura, segurança, sem abrigo e a filosofia do direito internacional.

Fotos Conferência Internacional Luís Roberto BarrosoLuís Roberto Barroso – Ministro do Supremo Tribunal Federal; professor do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCEUB; presidente do Instituto de Diálogos Constitucionais (IDCon).

Fotos Conferência Internacionalsamuel IssacharoffSamuel Issacharoff – Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Nova York - NYU; pesquisador na área de processo civil (especialmente litígios complexos e ações de classe), direito e economia, direito constitucional americano e comparado e direito do trabalho. É membro da Academia Americana de Artes e Ciências.

Fotos Conferência Internacional Daniel SarmentoDaniel Sarmento – Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestre (1999) e doutor (2003) em Direito Público pela mesma instituição, com pós-doutorado na Universidade de Yale - EUA (2006); coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ - Clínica UERJ Direitos.

Fotos Conferência Internacional Oscar Vilhena VieiraOscar Vilhena Vieira – Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e Desenvolvimento; pós-doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007); doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991); mestre em Direito pela Universidade de Columbia, Nova Iorque (1995).

Fotos Conferência Internacional Conrado Hübner MendesConrado Hübner Mendes – Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP; doutor em Direito pela Universidade de Edimburgo (UoE); mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Fotos Conferência Internacional Patricia PerronePatrícia Perrone Campos Mello – professora doutora de Direito Constitucional do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Professora de Direitos Sociais e Políticas Públicas do Programa de Mestrado e Doutorado do UniCEUB. É doutora e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É procuradora do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, ocupa o cargo de assessora de ministro do Supremo Tribunal Federal. Publicou, recentemente, o livro Nos Bastidores do Supremo Tribunal Federal. É coordenadora do Projeto CBEC Universitário do UniCEUB, membro do Instituto de Diálogos Constitucionais (IDCon) e do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC). Suas áreas de pesquisa são: Direito Comparado, Comportamento Judicial, Precedentes Judiciais, Judicialização da Política, Políticas Públicas, Jurisdição Constitucional, Direito Administrativo e Regulação.

Fotos Conferência Internacional Jane ReisJane Reis Gonçalves Pereira – professora adjunta de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e juíza federal. É doutora em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio. Tem experiência na área do Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Constituição, Teoria dos Direitos Fundamentais, Direitos Fundamentais em Espécie, Interpretação Constitucional e Jurisdição Constitucional.

As vagas são limitadas.