Comunicado Oficial

Neste momento de legítimas preocupações em função da pandemia do Coronavírus COVID-19, o Centro Universitário de Brasília (CEUB) tem tomado todas as precauções exigidas pelo Ministério da Saúde no que diz respeito aos cuidados com seus colaboradores, docentes e discentes, bem como tem agido de acordo com as determinações dos decretos distritais do Governo do DF e portarias nacionais do Ministério da Educação.

Nesse sentido, de acordo com a Portaria de número 343 do MEC, publicada em 17/03/2020 (ontem) e após reunião estratégica da Instituição realizada no dia de hoje, 18/03/2020, definiu-se:

- As atividades acadêmicas serão mantidas enquanto durar a pandemia. Trata-se de um compromisso do CEUB em manter seu papel como Instituição Educacional, decisão esta que fica endossada pela portaria 343 do MEC.

- A partir de amanhã, 19/03/2020, daremos continuidade às atividades dos cursos de Graduação Presencial e Programas de Mestrado e Doutorado por meios digitais (ferramentas Google For Education), mantendo normalmente as aulas, trabalhos, avaliações, TCC's e Monografias. Eventos acadêmicos, palestras, aulas especiais, atividades extensionistas, editais de pesquisa, estágios obrigatórios e os cronogramas dos cursos de pós-graduação lato sensu serão adiados neste período.

- O curso de Medicina, diferentemente dos demais, possui orientações específicas no item 3 da Portaria 343. Dessa forma, as atividades deste curso ficam suspensas e em breve será informada uma agenda de reposições.

- A expectativa é mantermos os estudos desta maneira até 15/04/2020, mas este prazo pode ser prorrogado, a depender das orientações do Ministério da Saúde. As aulas que deveriam ter ocorrido no período de 12 a 18 de março serão repostas após o retorno regular das atividades, em datas a serem combinadas posteriormente.

- Os alunos matriculados na modalidade EaD também seguem normalmente suas rotinas de estudo, porém sem nenhuma alteração do modelo, uma vez que já utilizam um canal digital de acesso aos conteúdos. A única alteração, neste caso, diz respeito às datas de avaliações presenciais. O novo calendário já está disponível para consulta na plataforma AVA. Já o atendimento presencial de alunos fica suspenso nesse período.

- Todas as unidades do CEUB estarão fechadas de 19/3 a 15/4, incluindo os campi Asa Norte e Taguatinga, bem como o Edifício União e as Bibliotecas. Todo e qualquer conteúdo bibliográfico necessário para nossos alunos ficará disponível por meio de nosso acervo virtual.

- Haverá uma equipe de plantão na Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Recomendamos, entretanto, que utilizem o aplicativo do Espaço Aluno e demais canais digitais para sanar eventuais dúvidas - evitando, assim, a presença em qualquer unidade.

Na visão do CEUB, o momento requer cautela, mas especialmente serenidade. Precisamos também de dose extra de compreensão, já que viveremos juntos uma nova experiência educacional que, naturalmente, trará novos desafios a todos nós.

Por fim, e não menos importante, lembramos: cuidem de seus amigos e familiares, especialmente daqueles mais suscetíveis ao vírus e dos idosos. Não deixem também de seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto aos novos hábitos necessários para minimização dos riscos.

Sigamos firmes e confiantes.