Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

Gastronomia
Carga horária (CH) Disciplina: 1650h Carga horária (CH) Ética: 0h Carga horária (CH) Complementar: 75h
fechar

Compartilhe por e-mail

Enviar
fechar

Insira o número com quem deseja compartilhar essa informação e vamos te conectar ao seu WhatsApp

Enviar

O Curso

Você sabia que o curso de Gastronomia existe no Brasil há mais de 18 anos? Além de conhecer e apreciar a cultura gastronômica nacional e internacional, a formação permite que o aluno entre ainda mais em contato com a sua criatividade, elaborando receitas repletas de conhecimento e sabores.

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia oferece disciplina para capacitar o estudante ao mercado do setor de alimentação e bebidas, trazendo atualidades e tendências de níveis nacional e internacional. Após o término do curso, o aluno está apto a trabalhar com as melhores equipes, independente de local e tipologia de empreendimento.

E-Book de Gastronomia

Baixe agora para entender um pouco mais sobre a faculdade e a profissão

Diferenciais

  • O que faz o curso único

    LABOCIEN

    Para formar um profissional completo, é necessário oferecer recursos modernos aos estudantes. Aqui no CEUB nós disponibilizamos a estrutura dos Laboratórios de Ciência da Saúde (LABOCIEN), com equipamentos para o exercício prático das disciplinas do curso de Gastronomia.

  • O que faz o curso único

    Atividades acadêmicas

    Realizações de eventos acadêmicos aos estudantes do curso de Gastronomia, com a presença de chefs atuantes no mercado regional e demais profissionais da área.

  • O que faz o curso único

    Eventos interdisciplinares

    Para incentivar a produção criativa dos alunos, os coordenadores dos cursos se preocupam em organizar eventos que possam promover a interação e participação dos alunos, onde eles podem expor seus projetos e empreendimentos para o público externo.

  • O que faz o curso único

    Ensino, pesquisa e extensão

    Além das atividades em laboratórios e salas de aula, os alunos recebem grande incentivo para desenvolverem pesquisas científicas sobre alimentação, além de participarem de atividades de extensão que enriquecem cada vez mais seus currículos.

  • O que faz o curso único

    Interdisciplinaridade

    A interação é uma das principais ferramentas de desenvolvimento dos nossos cursos. Os alunos de Gastronomia estão em constante aprendizado e relacionamento com os cursos de Nutrição e Medicina Veterinária, desenvolvendo projetos gastronômicos para a alimentação de pessoas e também de animais.

Informações e disciplinas

Tecnólogo

Duração

2

Anos

Noturno

  • Ciência dos Alimentos

    75 CH Detalhes
  • Cozinha Básica

    75 CH Detalhes
  • Gastronomia e Cultura

    30 CH Detalhes
  • Higiene dos Alimentos e Segurança Alimentar

    75 CH Detalhes
  • História da Gastronomia

    75 CH Detalhes
  • Percepção Sensorial de Matérias-Primas

    45 CH Detalhes

Mensalidades

Campus Asa Norte Descontos - ENEM Bolsas - Vestibular Transferência e 2ª Graduação Vestibular Agendado
Parcela: R$1299,11* De 250 a 349 pontos = 15% de bolsa
De 350 a 549 pontos = 20% de bolsa
De 550 a 699 pontos = 30% de bolsa
A partir de 700 pontos = 50% de bolsa*
Até 599 pontos = 15% de bolsa
De 600 a 799 pontos = 20% de bolsa
De 800 a 1099 pontos = 30% de bolsa
A partir de 1100 pontos = 50% de bolsa*
50% de bolsa na 1ª mensalidade e 20% de bolsa em todo o curso Até 799 pontos = 15% de bolsa
De 800 a 1000 pontos = 20% de bolsa
De 1001 a 1399 pontos = 30% de bolsa
De 1400 a 1650 pontos = 50% de bolsa*

*As bolsas de 15, 20 e 30% são ilimitadas e as de 50% são limitadas a 50. Essas condições são válidas para todos os cursos de graduação presencial, exceto Medicina. Não deixe de conferir as informações completas no edital.

  • Compartilhe os valores:

Carreiras

Segurança alimentar

Os alimentos que adquirimos em restaurantes e mercados passam por rígido controle de fiscalização. Essa é a responsabilidade das pessoas que trabalham com a segurança alimentar. E o objetivo é simples: garantir a qualidade da comida que chega até seu prato.

Gastrólogo

O gastrólogo é responsável por elaborar o cardápio de seu restaurante favorito. É ele que comanda a cozinha, supervisionando o trabalho da equipe, para que sua preparação tenha aroma, sabor e qualidade. Deste modo, é o coração dos empreendimentos de alimentos e bebidas.

Empreendedor

Milhares de brasileiros desejam abrir seu próprio negócio. Segundo pesquisa do Sebrae/IBQP, no Brasil existem mais de 49 milhões de empreendedores. Na Gastronomia você pode ser dono (a) de um restaurante ou de algum catering. Se sua intenção é montar o seu próprio negócio, escolher o CEUB é a melhor opção. Aqui ofertamos suporte teórico e prático para você escolher o seu ramo de atuação.

Desenvolvimento de produtos

O profissional desta área pode desenvolver produtos processados, como linha de molhos, marmitas, pães, biscoitos, bolos, entre outro, priorizando por alimentos naturais sem uso de conservantes ou acidulantes.

Ver mais >

Dicas

Filme : Chef

Você recomeçaria a carreira de chef viajando por várias cidades dos Estados Unidos em seu food truck? Esta foi a decisão tomada por Carl Casper após ser demitido do restaurante em que trabalhava. O resultado desta mudança se tornou uma grande aventura. 

Filme : Ratatouille

Esta animação conta a história do ratinho Rémy e Alfredo Linguini, filho desconhecido do chef Gusteau, no restaurante que leva o mesmo nome do chef. Os dois formam uma união inesperada na produção dos pratos e tornam o restaurante popular na França. 

Série : Anthony Bourdain: No Reservations

Nesta série, Anthony Bourdain, cozinheiro e escritor francês, viaja a diversos países em busca de conhecer outras culturas e pratos diferentes. 

Livro : Cartas a um jovem chef

Neste livro, o renomado chef Laurent Suaudeau mostra a sua visão sobre a profissão, dividindo seu conhecimento e falando sobre a importância cultural da alimentação em todo o mundo, além de discutir o legado deixado pelos grandes mestres da culinária aos jovens chefs da atualidade.

Livro : Formação da culinária brasileira

Repleta de particularidades e sabores, a culinária brasileira está ganhando cada vez mais espaço em renomados restaurantes de todo o mundo. No livro "Formação da culinária brasileira", o autor Carlos Alberto Dória explora a trajetória da nossa cozinha desde os tempos coloniais até hoje, mostrando técnicas, ingredientes e processos que legitimam a nossa forma de alimentação.

Livro : História da alimentação - Massimo Montanari e Jean Louis Flandrin

Como a alimentação da humanidade evoluiu com o passar das décadas? No livro "História da alimentação", os autores apresentam um vasto e rico debate acerca da função social que a alimentação constitui desde os tempos pré-históricos.

Livro : A Fisiologia do Gosto - Brillat Savarin

Considerado um dos maiores clássicos da literatura culinária e gastronômica, este livro apresenta uma deliciosa leitura para quem está começando a se aventurar pelos sabores da gastronomia e deseja conhecer seus elegantes e graciosos segredos.

Livro : História da Gastronomia Brasileira: Dos banquetes de Cururupeba ao Alex Atala - Ricardo Amaral

A culinária brasileira é recheada de ingredientes que não encontramos em nenhum lugar do mundo. Neste livro, Roberto Amaral conta deliciosas histórias dos pilares da nossa cozinha, fazendo uma grande viagem nos temperos e receitas do Brasil.

Ver mais >

Viste o Ceub