Projeto e Recuperação de Estruturas de Obras Civis

O crescimento da construção civil brasileira com inúmeras estruturas verticais e de infraestrutura (pontes e viadutos), demanda, cada vez mais, profissionais qualificados para elaborar projetos estruturais que sejam de qualidade, exequíveis e seguros. Além disso, com o passar dos anos, as edificações vão envelhecendo, ficando antigas, e os problemas vão surgindo.

O curso de Projeto e Recuperação de Estruturas de Obras Civis capacita e desenvolve habilidades e conhecimentos que permitem ao profissional uma análise crítica dos projetos e dos seus principais problemas estruturais, com soluções de recuperação, tendo como enfoque principal a segurança estrutural, para atender os requisitos necessários à garantia de sua vida útil.

O curso vem preencher importante lacuna no conjunto de oferta de cursos de pós-graduação, visando proporcionar oportunidade de educação continuada aos profissionais que atuam nos setores privado e público da engenharia estrutural, com enfoque prático.

As aulas serão ministradas em finais de semana alternados conforme períodos a seguir (*): quintas e sextas-feiras, das 18h às 23h e aos sábados, das 8h às 18h.

E-Book de Projeto e Recuperação de Estruturas de Obras Civis

Simulações

Os alunos do curso têm acesso às estruturas laboratoriais, onde poderão realizar simulações de obras para colocar em prática os aprendizados em sala de aula.

Visão sustentável

O curso capacita os alunos para que eles possam projetar edificações com o menor desperdício de resíduos possível, visando o equilíbrio do meio-ambiente.

Networking

Nossos cursos de pós-graduação permitem que o aluno entre em contato com outros profissionais do mercado, encontrando oportunidades de trabalho em sua área.

Informações e disciplinas

DISCIPLINAS:

Fundamentos do Projeto de Estruturas de Concreto Armado e Protendido 20h
Fundamentos do Projeto de Estruturas de Madeira20h
Fundamentos do Projeto de Estruturas de Aço I 20h
Fundamentos do Projeto de Estruturas de Aço II 20h
Princípios de Dimensionamento e Execução de Concreto Pré-fabricado 20h
Princípios de Dimensionamento e Execução de Alvenaria Estrutural 20h
Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto Armado e Protendido 20h
Manifestações Patológicas em Estruturas Metálicas 20h
Manifestações Patológicas em Pontes e Viadutos 20h
Manifestações Patológicas de Impermeabilização 20h
Modelagem Numérica de Estruturas 20h
Recuperação, Reparo e Reforço das Estruturas de Fundações, Contenções e Obras de Terra 20h
Segurança das Estruturas em Situação de Incêndio e Acessibilidade 20h
Estruturas de Fundações 20h
Estruturas de Contenções 20h
Detalhamento de Estruturas de Concreto Armado 20h
Recuperação, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto Armado e Protendido 20h
Detalhamento de estruturas Metálica 20h
Técnicas de Elaboração de Laudos  10h
Ensaios Destrutivos e não Destrutivos 10h
Metodologia do Trabalho Científico 20h
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

30h
Didática do Ensino Superior (disciplina optativa com 60 horas-aula, cujo calendário e pagamento não estão inclusos no curso regular).

Carga horária: 400 horas aula mais 30 horas destinados a elaboração de TCC.

Duração do curso: 15 meses (aproximadamente).

Mensalidades

24 parcelas 18 parcelas 15 parcelas
R$ 536,25 R$ 669,50 R$ 780,00

Observações:

Egressos do CEUB têm 20% de desconto (não cumulativos).

O UniCEUB reserva-se o direito de:
- Não oferecer o curso caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.
- Proceder alterações nas informações referentes aos cursos de pós-graduação sem prévio aviso.

Carreiras

Cálculo Estrutural

O calculista estrutural é responsável por realizar os cálculos dos elementos estruturais de construções, tais como as reações, os esforços e as deformações.

Fiscal de obras

Como fiscal de obras, o profissional atuará na vistoria e verificação de estruturas de madeira, metálicas, de concreto armado e protendido. Além de orientar e fiscalizar a atividade em obras da construção civil.

Auditor

Como auditor, o profissional trabalhará na auditoria de obras civis para verificar se elas estão de acordo com as normas estabelecidas pelas entidades de fiscalização.