Ciclo de debates avançados no estudo da política mundial

Data do evento 04/03/2020 à 04/03/2020
Periodo de inscrição 28/02/2020 à 04/03/2020
Horário 19h30 às 22h.
Local Sala multiespaço - 3018 Ver Mapa

Os últimos tempos vem sendo marcados por uma série de crises na sociedade que impactam diretamente a Geopolítica em escala global. É neste contexto que o Ciclo de Debates Avançados no Estudo da Política Mundial visa discutir o retorno da Geopolítica à agenda internacional, especialmente a partir da crise econômica da primeira década deste século e da emergência de novas potências mundiais. O evento é aberto ao público e acontece em quatro de março, na sala 3018, às 19h30. As vagas são limitadas a 70 pessoas e alunos do CEUB recebem duas horas complementares pela participação.
Para integrar o ciclo de debates, estão convidados a Doutora em Geografia Humana (USP) e coordenadora, professora e pesquisadora no campus da Escola Superior de Guerra, Selma Lucia de Moura Gonzales; o Pós-Doutor em Relações Internacionais (UnB), coordenador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e professor de Relações Internacionais do CEUB, Oscar Medeiros Filho; e o Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB) e professor da graduação e pós-graduação no CEUB, Cláudio Tadeu Cardoso Fernandes. A moderação do evento será realizada pelo professor Frederico Seixas Dias.
Entre as principais questões abordadas está o fato de estarmos vivenciando o ressurgimento de discursos nacionalistas, da crise dos sistemas multilaterais e de arranjos regionais, ao que muitos têm denominado “desglobalização”. Assim, recuperando elementos da Geopolítica oriunda do contexto que antecede à Primeira Guerra Mundial, o evento pretende discutir o futuro da Geopolítica e a Geopolítica do futuro, considerando aspectos como o meio ambiente, o mercado mundial e a ascensão de novos atores políticos no sistema internacional.

Alunos dos cursos de Direito, Relações Internacionais e público externo.

Sala multiespaço - 3018