ebook CEUB
Inscreva-se Menu

Fake News

Evento encerrado
Data do evento 16/05/2019 à 16/05/2019
Periodo de inscrição 09/05/2019 à 16/05/2019
Horário 10:00 às 12:00
Local Auditório do Bloco 3 Ver Mapa

Descrição

As fake news consistem em notícias falsas distribuídas intencionalmente, geralmente com interesses políticos e comerciais.


Pensando nisso, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais (FAJS) e o Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB convidou Hilde Hardeman, diretora do instrumento de parceria da União Europeia, juntamente com especialistas europeus para a mesa redonda com o objetivo de trazer uma reflexão das atuais medidas da União Europeia sobre as Fake News, com foco especial sobre a situação no Brasil, em particular, como este fenômeno atinge os jovens e como eles compreendem e contrastam a propagação das notícias falsas nos vários meios de comunicação.

Público alvo

Alunos da graduação de todos os cursos.

Programação

  • 16/05 10h às 12hFake News

Sobre os palestrantes

Ricardo Gutiérrez

Secretário-Geral da Federação Europeia de Jornalistas (EFJ), a maior organização de jornalistas da Europa, professor sênior na Universidade Livre de Bruxelas (ULB), membro do conselho de Imprensa da Bélgica (CDJ) e do Comitê Executivo da Confederação de Comércio Europeu da União (ETUC).

Hilde Hardeman

Diretora do Instrumento de Parceria da União Europeia (FPI). Possui mais de vinte anos de experiência na Comissão Europeia, trabalhando com temas como relações externas e concorrência. O foco do seu trabalho está em buscar as melhores possibilidades de uso do instrumento de política externa europeu para o alcance dos objetivos e projetos da política externa do bloco.

Andrés Jiménez

Jornalista hispânico-escocês que desmente boatos ao som de Bob Dylan. Trabalhou na Agência EFE e também na Facterbot, onde descobriu sobre a checagem de fatos antes de entrar na Maldita. Também fala de relações internacionais, literatura e mídias digitais. Tem mestrado em inovação e jornalismo pela Universidade Miguel Hernández e foi escolhido para representar a Espanha na convenção Future News Worldwide 2017.

Local do Evento

Auditório do Bloco 3

Outros Eventos