Inscreva-se Menu

Gênero, Violências e Masculinidades

Data do evento 22/04/2019 à 26/04/2019
Periodo de inscrição 12/04/2019 à 26/04/2019
Horário 11:30 - 17:20
Local Campi Asa Norte e Taguatinga Ver Mapa

Descrição

No ciclo de debates “Gênero, Violências e Masculinidades”, o  “Interfaces - Ciências Sociais, Psicologia e Direitos Humanos” nos convida a refletir coletivamente sobre as masculinidades hegemônicas e seus efeitos subjetivos em homens, mulheres e pessoas LGBTTQ+ nos dias atuais, bem como a pensarmos juntos estratégias de construção de masculinidades saudáveis e relações de gênero orientadas por equidade, de acordo com os princípios básicos dos direitos humanos e dos valores de uma cultura de paz.

Público alvo

Alunos de todos os cursos de graduação, pós, mestrado, doutorado, colaboradores e professores.

Programação

  • 22/04 11h30 às 13h30MESA-REDONDA: “VIOLÊNCIAS E MASCULINIDADES”
    22/04 17h às 19hBATE PAPO: “COMO CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES SAUDÁVEIS?”
    23/04 17h às 19hBATE-PAPO: “PRECISAMOS FALAR COM OS HOMENS!”
    24/04 11h10 às 13h10RODA DE CONVERSA: “REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES”
    24/04 17h às 19hBATE-PAPO: “COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE O PROVID (PROJETO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)”
    25/04 11h10 às 13h10"VIVÊNCIA SOBRE SEXUALIDADE MASCULINA"
    25/04 14h às 17hCAPSINE “ESPECIAL MASCULINIDADES” Filme: “COMO TREINAR SEU DRAGÃO”
    26/04 11h10 às 13h10MESA-REDONDA: “DIVERSIDADE, PRECONCEITOS E MASCULINIDADES”
    26/04 16h30 às 17h30PROJETO “EIS-ME AQUI” APRESENTA: “ENTREOLHARES: UMA EXPERIÊNCIA DE CONEXÃO HUMANA”

Sobre os palestrantes

Bianca Mayumi

Graduada em Psicologia no UniCEUB com a monografia “Ressignificando as Representações Acerca das Masculinidades: Uma Ação Preventiva em Relação a Violência” e, atualmente, atua como psicóloga clínica em grupos de mulheres.

Juliano Lagoas

Psicanalista e professor no curso de psicologia do UniCeub. Tem mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Atualmente, desenvolve projetos nas áreas de epistemologia da psicanálise, psicopatologia, política e antropologia da clínica.

Leonardo Mello

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Mestre em Psicologia pela mesma Universidade (2010). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É professor do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (DF), atuando na interface Psicologia Social/Direitos Humanos. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Comunitária e Ps

Lucas Amaral

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) (2014-2018), mestre em Antropologia Social pela mesma Universidade (2010-2012). Desde 2015 é professor universitário no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atua no estudo sobre a formulação e implementação de políticas públicas que envolvem a garantia de direitos humanos, as interfaces entre ciências sociais, psicologia e direitos humanos, bem como no estudos sobre gênero e masculinidades na contemporaneidade.

Márcia Guedes Vieira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Mestre em Ciências Sociais pelo CEPPAC/UnB - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (2009) (ELA - Departamento de Estudos Latino-americanos). Doutora em Ciências Sociais pelo CEPPAC/UnB (ELA - Departamento de Estudos Latino-americanos) (2014).

Ana Flávia Madureira

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB, com doutorado sanduíche na Clark University – EUA (apoio: CNPq) e pós-doutorado na Universidade Autónoma de Madrid – Espanha (apoio: CAPES). Defendeu a sua Tese de Doutorado no Instituto de Psicologia da UnB, com o seguinte título: “Gênero, Sexualidade e Diversidade na Escola: A Construção de uma Cultura Democrática”. É Professora Titular do Curso de Graduação em Psicologia e do Curso de Mestrado em Psicologia do Cent

Felipe Fiúza

Graduado em Psicologia no UniCEUB com monografia intitulada “Homens que se conectam: A atuação do psicólogo em grupos de homens”. E tem como principais temas de interesse de atuação questões relativas as masculinidades, violência contra a mulher e combate as desigualdades.

Camilla de Magalhães Gomes

Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito dessa mesma Instituição. É uma das Coordenadoras e Professora extensionista do PROVID (Projeto de Extensão em Violência Doméstica) no UniCEUB.

Tania Inessa

Psicóloga, Psicanalista, Professora do UniCEUB, Coordenadora do Prisme e do Projeto Eis me aqui. Tem como temas de interesse a saúde mental e convivência com estratégia ética- política-clínica de cuidado.

Francielly Müller

Psicóloga, com formação em psicoterapia existencial fenomenológica - Abordagem Centrada na Pessoa. Atua como professora, facilitadora de grupos, psicoterapeuta e supervisora, tendo como temas de interesse o desenvolvimento de habilidades interpessoais, processos grupais como facilitadores do desenvolvimento humano, educação centrada no estudante e relacionamento humano com foco na comunicação efetiva ente pares e na educação.

Daniel Goulart

Doutor em Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester,Reino Unido/CAPES). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (FE-UnB), Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e Bacharel Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Leonardo de Sousa Bonfim

Psicólogo graduado pelo UniCEUB com a monografia “Masculinidades”: Relações de Poder e Processos de Subjetivação Gay”, com formação em análise do comportamento pelo IBAC (Instituto Brasiliense de Análise do comportamento) e pós-graduando em psicologia do Trabalho. Atualmente atua como profissional autônomo na área clínica, além de gerenciar a página no Facebook chata que problematiza tudo, voltada a militância virtual, com aproximadamente 20.800 seguidores, até o momento.

Fernando Aguiar

Fernando Aguiar é graduado e mestre em Psicologia e trabalha como Psicoterapeuta Corporal e Orientador Vocacional com indivíduos e grupos desde 2007. Ele oferece supervisão e psicoterapia online em inglês e português, e é docente na formação em Core Energetics (CE) pela Rede Brasil de CE. Formado em CE e TRE (Trauma Release Exercises) nível 2. Publicou artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Fernanda Demarchi Matielo

Advogada atuante, mestre em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Direito Civil (IPEJUR) e Direito Constitucional (ULBRA), graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Integra o quadro de professores do UNICEUB e da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É uma das Coordenadoras e Professora extensionista do PROVID (Projeto de Extensão em Violência Doméstica) no UniCEUB.

João Holanda

João Holanda graduou-se em Psicologia no UniCEUB em 2016. Sua monografia, “As vivências de professores/as na elaboração de projetos pedagógicos promotores da igualdade de gênero” foi vencedora do prêmio Silvia Lane organizado pela Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP). Atualmente atua na área clínica e é mestrando no UniCEUB.

Fernando Pessoa de Albuquerque

Fernando Pessoa de Albuquerque, Psicólogo, Terapeuta Corporal, Doutorando em Saúde Coletiva pela USP, onde desenvolve pesquisa sobre "Sofrimento mental e gênero: Homens e masculinidades na rede de atenção psicossocial". Estuda a temática de saúde mental masculina há 13 anos, sempre no contexto das práticas de saúde. Além disso, desenvolve consultoria no Ministério da Saúde, onde é responsável pela área se saúde mental indígena.

Pedro Maia

Pedro Maia é fisioterapeuta especializado em uroandrologia. Atua há mais de 5 anos no tratamento de disfunções sexuais masculinas (disfunção eréctil e ejaculação precoce) e também na realização de workshops, palestras e eventos na área da sexualidade humana.

Local do Evento

Campi Asa Norte e Taguatinga

Outros Eventos