CEUB Informa

05/10/2018

Centro de Atendimento à Comunidade passa a oferecer atendimento especializado à mulher

Por: Matheus Nascimento

A partir deste mês, mulheres poderão realizar rastreamento para câncer de colo de útero a baixo custo no Centro de Atendimento à Comunidade do CEUB

No mês em que a saúde da mulher ganha destaque com a campanha Outubro Rosa, o Centro de Atendimento à Comunidade do CEUB (CAC) passa a oferecer uma série de serviços para promoção da saúde feminina. Dentre os serviços oferecidos estão: consultas de enfermagem, atividades de educação continuada em saúde e rastreamento para câncer de colo de útero, por meio do exame colpocitológico.

O projeto é uma conquista da coordenação do curso de Enfermagem em conjunto com a professora da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher I, Julliane Sampaio, e com as orientadoras de prática do projeto de extensão, Karla Melo e Noelle Gonçalves. Os atendimentos especializados à mulher são atividades extensionistas e proporcionam a prática profissional, além de aproximarem os alunos de Enfermagem da comunidade.

O principal serviço oferecido, em relação à saúde da mulher, é o rastreamento para câncer de colo de útero. Esse tipo de câncer é o terceiro mais recorrente no Brasil. Segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estima-se que há um risco de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres brasileiras. Ante esse cenário, o SUS fica sobrecarregado com pedidos de rastreamentos para câncer de colo de útero, o que ocasiona lentidão na identificação da doença.

IMG-20181004-WA0095
No Centro de Atendimento à Comunidade, estudantes têm a oportunidade de praticarem a atividade profissional| Foto: Arquivo

O serviço oferecido pelo CEUB a baixo custo para a comunidade proporciona o atendimento de seis mulheres por semana. Esse atendimento é realizado de forma individualizada e a qualidade do serviço é priorizada. “Atualmente nós temos uma alta demanda de mulheres que se enquadram na faixa etária para fazer o rastreamento e o SUS não consegue atender todas. Elas até conseguem fazer consultas, mas não obtém o retorno dos exames, excetuando em casos de lesões mais graves. No Centro de Atendimento à Comunidade nós conseguimos otimizar esse serviço com o atendimento realizado por alunos”, conta a professora Julliane Sampaio.

Como os exames para identificação do câncer de colo de útero começaram a ser realizados recentemente, ainda são feitos poucos atendimentos, mas, segundo a coordenadora do curso de enfermagem, professora Valéria Aguiar, a ideia é que o projeto seja ampliado. “Esse é o projeto piloto. Nós começamos timidamente neste semestre, por isso temos apenas seis coletas por semana, mas a ideia é intensificar o atendimento a partir do próximo semestre e envolver, inclusive, alunos de outros cursos, em uma perspectiva multidisciplinar”, afirmou.

Os rastreamentos para câncer de colo de útero são realizados às terças-feiras, no período vespertino, e às quartas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. O Centro de Atendimento à Comunidade do CEUB funciona do Edifício União, localizado na quadra 1, do Setor Comercial Sul. No Centro são oferecidos diversos serviços à comunidade a baixo custo.