ebook Letras - Português - CEUB
Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

fechar

Compartilhe por e-mail

Enviar
fechar

Insira o número com quem deseja compartilhar essa informação e vamos te conectar ao seu WhatsApp

Enviar

O Curso

No curso de Licenciatura em Letras - Português do CEUB, você estuda a língua portuguesa na perspectiva do uso, ou seja, da fala e da escrita.  O objetivo deste curso é formar profissionais licenciados competentes para reconhecer a língua portuguesa não apenas como norma gramatical, mas também como produto social e cultural da nossa sociedade. 

É um curso inovador que estuda a palavra de forma que o estudante faça um vínculo entre a língua e a sociedade. Além disso, proporciona experiências práticas desde o primeiro semestre de curso por meio das atividades práticas supervisionadas, possibilitando ao estudante a inserção ou contato com o mercado profissional desde o primeiro semestre do curso.

E-Book de Letras - Português

Baixe agora para entender um pouco mais sobre a faculdade e a profissão

Diferenciais

  • O que faz o curso único

    Contato com o Mercado Profissional

    Desde o primeiro semestre, o aluno entra em contato com o mercado profissional através de experiências práticas supervisionadas, proporcionando um entendimento profundo sobre a sala de aula

  • O que faz o curso único

    Aulas Ao Vivo

    Você tem acesso a aulas ao vivo que são disponibilizadas para consulta na plataforma. Isso permite sanar as dúvidas em tempo real e interagir com colegas e professores a qualquer momento.

  • O que faz o curso único

    Acesso à Biblioteca

    O CEUB possui um dos maiores acervos digitais e físicos do Centro-Oeste, com mais de 300 mil livros à disposição para consulta, que estão disponíveis também para os alunos da Graduação EAD.

Informações e disciplinas

Licenciado

Duração

4

Anos

Virtual

  • Análise e Produção de Textos

    60 CH Detalhes
  • Aspectos Morfossintáticos

    60 CH Detalhes
  • Extensão, Comunicação e Comunidade I

    80 CH Detalhes
  • História da Educação

    60 CH Detalhes
  • Metodologia Científica

    60 CH Detalhes
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I

    60 CH Detalhes

Mensalidades

Valor da parcela Próxima turma Manual do candidato
Parcelas Mensais
R$259

Preço bruto
R$473,09
Início:
17 de Outubro de 2022
Acesse aqui o Manual do Candidato
  • Compartilhe os valores:

Carreiras

Professor

A principal área para trabalhar com Letras-Português é a licenciatura: o formado é apto a ministrar aulas para educação básica, ensino médio e em cursos, ficando responsável por matérias como Português, Literatura, Redação, Gramática e outras correlatas. Quem prosseguir com a jornada acadêmica, e conquistar os títulos de mestre e/ou doutor também pode ministrar aulas em universidades e faculdades.

Revisor

O profissional utilizará sua habilidade com a língua portuguesa, assim como seu conhecimento de técnicas narrativas, para revisar trabalhos. Neste cargo, o letrólogo será responsável por garantir que os materiais que ele revisa estejam seguindo determinados critérios, entre esses, a exatidão gramatical, a coerência e coesão textual e a concordância com o objetivo do material. Para atuar como revisor, o profissional pode trabalhar em editoras, agências de publicidade, empresas ou ainda como freelancer.

Tradutor

Mais uma carreira possível para quem quer trabalhar com Letras-Português é a carreira de tradutor. Nesse caso, é necessário que o profissional possua um conhecimento profundo de uma língua estrangeira. Para quem cursa a graduação de Letras com outra habilitação envolvida, o conhecimento faz parte do curso de formação. Porém, se você é aluno da habilitação de Letras-Português, pode adquirir esse conhecimento fora da faculdade.

Criador de conteúdo

Mais uma área para trabalhar com Letras-Português é a criação de conteúdo. O letrólogo tende a ser capaz de construir conteúdos com velocidade, exatidão e de forma correta, tanto no conteúdo quanto na forma. Este profissional estará no mercado de trabalho juntamente com publicitários e jornalistas e poderá atuar em agências de publicidade, revistas, jornais e, também, como freelancer.

Ver mais >

Dicas

Filme : Língua - Vidas em Português

Co-produção entre Brasil e Portugal, o documentário Língua — Vidas em Português conta a história desse idioma que embala as vidas de mais de duzentas milhões de pessoas ao redor do mundo.

Poemas escritos, paixões declaradas, desavenças reveladas, segredos descobertos, músicas compostas, piadas declamadas… A Língua Portuguesa acompanha o cotidiano de pessoas no Brasil, em Portugal, em Cabo Verde, no Japão, na França, na Índia, nos Estados Unidos, Moçambique, Angola, entre tantos outros lugares.

Não somente como língua oficial, o Português foi uma língua amplamente difundida pelo mundo durante as Grandes Navegações. Como resultado, muitos falantes nativos do português fizeram de outros países o seu novo lar.

Para retratar tudo isso, além de personagens anônimos, o documentário também conta com a participação especial de José Saramago, João Ubaldo, Martinho da Vila, Mia Couto e Teresa Salgueiro para trazer um embasamento mais aprofundado compartilhado por pessoas que fizeram da convivência com a Língua Portuguesa o seu modo de viver.

Língua — Vidas em Português mostra nosso idioma falado em vários cantos do mundo, permitindo que conheçamos as peculiaridades de cada grupo de falantes e as formas com que o idioma se adapta e evolui.


Filme : Sociedade dos poetas mortos

John Keating (Robin Williams) é o novo professor de inglês do tradicional internato no qual foi um aluno brilhante. O ensino é rígido como uma academia militar e, por esse motivo, muitos veem a didática dele como reacionária.

Tudo pelo fato de que Keating é do tipo que entra na sala assobiando, diverte os alunos, pratica aulas ao ar livre, incentiva a criação de poesias espontâneas e estimula a vontade de viver intensamente. Em uma das aulas, ele pede que os alunos rasguem algumas páginas do livro para que possam pensar por si mesmos. No início, todos relutam. Com o tempo, o grupo começa a gostar de literatura e a sensação de viver a poesia.

Então, certo dia um deles descobre que o professor foi membro da Sociedade dos Poetas Mortos e pede mais informações sobre esse grupo. John hesita, mas fala da época em que ele e os colegas costumavam se reunir para estudar poesia em um local secreto. Isso foi o bastante para que todos quisessem reativar o movimento e deixar as inspirações fluírem. Ao mesmo tempo, os estudantes tiveram que lidar com as adversidades do mundo real.


Filme : Central do Brasil

Uma das obras brasileiras indicadas ao Oscar, Central do Brasil mostra a vida simples de Dora (Fernanda Montenegro), ex-professora de português que escreve cartas para pessoas analfabetas.

O cenário é a Central do Brasil, estação ferroviária no Rio de Janeiro. Certo dia, Dora recebe uma senhora que deseja se comunicar com o marido por escrito: o motivo é que seu filho quer conhecê-lo. Segundos depois de fechar o envelope, a mulher morre atropelada e Dora se sente obrigada a levar o garoto até o pai.

Do ponto de vista da Língua Portuguesa, é interessante observar as partes em que a escritora monta a narrativa das cartas. Além disso, cada pessoa tem um tipo de linguagem: a maioria não teve a oportunidade de frequentar uma escola. Então, vemos vários tipos de expressões tipicamente regionais e brasileiras.


Filme : Narradores de Javé

O filme foi rodado no interior da Bahia, na cidade de Gameleiro da Lapa, e conta a história de uma localidade chamada Javé, que está prestes a ser totalmente destruída por conta de uma autorização para a construção de uma usina hidrelétrica.

Os habitantes procuram uma solução para o problema e decidem se unir para escrever a história do vilarejo, já que não havia nenhum registro que comprovasse a existência daquele lugar. Porém, a maioria dos habitantes é analfabeta, e a missão de colocar o plano em prática fica a cargo do personagem de Antônio Biá, vivido por José Dumont, por ser o único que sabe ler.

Então, ele bate na porta de cada morador para coletar as informações necessárias. Durante as entrevistas, é possível perceber as características daquela comunidade, cultura, costumes e a identidade marcante de um grupo social. Esse filme é uma boa dica para quem deseja se aprofundar na construção da língua.


Ver mais >

Viste o Ceub