Serviços

Relação de Serviços Disponibilizados pela Biblioteca

Todas as atividades são voltadas para o propósito final da biblioteca, que é o atendimento eficaz e eficiente aos usuários presenciais e remotos. A biblioteca está equipada com recursos tecnológicos informacionais. Na aplicabilidade dessas novas tecnologias de acesso e recuperação da informação, o foco é o usuário.

Serviços disponibilizados pela Biblioteca UniCEUB:

  • • Empréstimo domiciliar.
  • • Consultas On-line: Acesso ao catálogo bibliográfico on line para consulta via Internet, e em terminais de consultas locais.
  • • Reserva de livros via Internet para alunos, professores e funcionários. Esta modalidade de reserva refere-se aos livros emprestados.
  • • Reserva especial de livros. Os títulos mais solicitados ficam disponíveis somente para consultas local. A indicação de livros para reserva é feita pelo professor.
  • • Renovação de empréstimo via Internet, acesso pelo endereço www.uniceub.br/biblioteca.
  • • Treinamento de usuários. Os novos alunos recebem orientações de como potencializar o uso dos serviços e produtos da biblioteca.
  • • Capacitação de usuários para uso de tecnologias de recuperação da informação para pesquisas avançadas. Este serviço é oferecido ao aluno que está escrevendo a monografia.
  • • Serviço de apoio ao usuário para elucidações de dúvidas quanto a utilização da biblioteca e apoio às pesquisas.
  • • DSI (Disseminação Seletiva da Informação) - envio de informação conforme linha de estudo do usuário.
  • • Levantamento bibliográfico sob encomenda. Auxílio às pesquisas bibliográficas.
  • • Serviço de reprografia virtual e convencional. O usuário escolhe a melhor forma para registrar sua busca:
    • - Via e-mail;
    • - Em meio magnético;
    • - Impresso
  • • Acesso on-line. Estão disponíveis aos usuários cinquenta (50) computadores para acesso à Internet, banco de dados, livros e periódicos eletrônicos. Além desses acessos, são oferecidos pela biblioteca terminais para efetivação de serviços como reserva, renovação e acesso a e-mail.
  • • Auto-empréstimo. Primeiro auto-serviço de empréstimo disponível em bibliotecas no Brasil.
  • • Serviço de apoio ao usuário. Propomos um novo modelo de prestação de serviço de referência, focado nas necessidades informacionais do usuário. O propósito é ensinar o usuário como encontrar e usar a informação por ele próprio (autonomia do usuário). São competências deste serviço: - Auxiliar o usuário a localizar o material bibliográfico; - Auxiliar o usuário nas consultas ao catálogo on-line; - Instruir o usuário quanto ao uso da biblioteca; - Suprir todas as necessidades de informação dos usuários; - Apoiar as atividades de pesquisa acadêmica.
  • • Serviço para saúde do usuário. Há uma preocupação com a limpeza do acervo, o serviço de limpeza é feito por uma máquina própria para higienização de acervos.
  • • Salas individuais para projeção de vídeo.