RSS

Exposição cultural

06/06/2018

Exposição Piracema Urbana é lançada no Espaço CEUB Cultural

“Chamar a atenção ao desmatamento e a poluição da natureza causadas pelo homem”. Essa é a definição da artista Thaimir Paranayba à sua exposição Piracema Urbana. Inaugurada na noite desta última terça-feira (04), no Espaço CEUB Cultural, campus II de Taguatinga, a amostra reuniu diversos amantes da arte, além de familiares e membros do Corpo Diretivo do CEUB.

A palavra “arte” significa a vida para a artista. Desde criança, Thaimir está em contato com o universo artístico e sempre idealizava suas exposições.

 “Eu me pergunto de onde que eu tirava essa ideia, quando criança. Naquela época, em 1964/1965, não tínhamos esses brinquedos que hoje as crianças têm. Eu mesma fazia meus brinquedos, com papeis e caixinhas, e nesse momento eu imaginava vários quadros enormes em galerias”, recorda.  

Os peixes, marca característica da artista em todas as obras da coleção, surgiram como inquietação em seus sonhos.  Thaimir Paranayba explorou diversos materiais em seus quadros, como grafite sobre papel e tinta acrílica sobre material reciclado. São mais de 50 obras, que além de mostrar as belezas, promovem críticas à sociedade.

“A inspiração veio dessa coisa do sonho que me instigou à pesquisa, de forma que eu alcançasse a dimensão de problemas que vivemos. As cores utilizadas nas pinturas servem para alertar a todos sobre essa beleza que temos, que vai, aos poucos, esvaindo pelos nossos dedos”, conclui.

O Espaço CEUB Cultural já recebeu diversas exposições ao longo dos últimos anos. Por lá já passaram importantes artistas plásticos, entre eles, Toninho Euzébio e Manu Militão. Para o reitor do CEUB, doutor Getúlio Américo Moreira Lopes, o espaço expositivo é importante não somente para a comunidade acadêmica, mas para todo o Distrito Federal.

“É nossa função, como instituição de ensino superior, difundir a cultura na comunidade de Taguatinga e Águas Claras. Fazemos questão de divulgar e manter esse espaço aberto aos artistas do Distrito Federal, que podem expor e divulgar seus trabalhos”.

Piracema Urbana está aberta à visitação do público e ficará no Espaço CEUB Cultural até o dia 29 de junho, no campus II de Taguatinga. A entrada é franca, compareça!

Confira as fotos da abertura da exposição: 

1 de 1

  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Obras da exposição Piracema Urbana.

    Expand
  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Visitantes acompanham a exposição Piracema Urbana, de Thaimir Paranayba.

    Expand
  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Visitante prestigia a exposição Piracema Urbana, de Thaimir Paranayba.

    Expand
  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Entrada da exposição Piracema Urbana, de Thaimir Paranayba.

    Expand
  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Obras da exposição Piracema Urbana.

    Expand
  • ‣

    Exposição Piracema Urbana

    Foto por:

    Reitor do CEUB, Getúlio Américo Moreira Lopes, posa para fotografia com a artista da exposição, Thaimir Paranayba, com a Assessora de Inovação e Sustentabilidade Institucional, Mônica Lopes, e Célia Maldonado.

    Expand

CEUB 50 anos. Consistente, coerente e nunca estático.

Mais notícias de: Notícias Institucionais