23/05/2018

Na íntegra - Constitucionalismo do Direito Civil, com a ministra Carmen Lúcia

E9A0186

Ministra Cármen Lúcia em palestra do auditório no campus II de Taguatinga. Foto: Caio Santana

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, ministrou no campus II de Taguatinga a palestra Constitucionalismo do Direito Civil. Voltado aos alunos do curso de Direito, o evento teve organização do estudante do 8º semestre, Antonio Lacerda, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A ministra apresentou um histórico dos direitos civis, passando da Grécia Antiga até a contemporaneidade. Segundo Cármen Lúcia, o Estado passou de um momento em que o indivíduo e a liberdade individual eram suficientes, depois para a igualdade e a solidariedade juridicamente estabelecida. Para ela, precisamos aprender a conviver com o próximo e a respeitar sua dignidade.

“Por exemplo, eu pago hoje para quem se aposenta amanhã, porque amanhã eu serei aposentada e alguém se solidarizará comigo.  É esta a dinâmica que mudou o Estado: a convivência”, afirma a ministra.

A Constituição Federal fala sobre diversos assuntos, mas ela não é perfeita na visão da ministra. Apesar disso, as diversas alterações que acontecem são para melhor atender a sociedade. Segundo ela, o brasileiro passou a reconhecer seus direitos, e os problemas em nosso país são contornáveis.

“O país tem problemas? Muitos. Não tenho dúvidas que os problemas são enormes, mas perfeitamente superáveis. Já melhorou em parte, piorou em outro lado. Mas temos ampla capacidade de superação”, relata.

Constitucionalismo do Direito Civil foi transmitido ao vivo pelo canal oficial de vídeos do CEUB e está disponível na íntegra:

Para receber mais conteúdo e acompanhar outras atividades, inscreva-se em nosso canal de vídeos no YouTube!