29/05/2018

Pesquisa acadêmica de Engenharia é destaque em publicação internacional

E9A0020

Professora Maruska Bueno posa para fotografia com os estudantes. Foto: Caio Santana.

Para desenvolver profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho, uma das principais atividades do CEUB é incentivar os estudantes a desenvolverem pesquisas científicas. Grandes estudos já surgiram nos campi e conquistaram seu espaço na academia nacional e internacional. O mais recente estudo a ter destaque é o intitulado Estrutura de aço leve e paredes de concreto estrutural: Perspectivas sustentáveis ​​de habitação a preços acessíveis (Light Steel Framing and Structural Concrete Walls: Sustainable Perspectives for Affordable Housing, em inglês), do estudante Raphael Saraiva, egresso João Pedro Gurgulino, e orientado pela professora Maruska Bueno.

Publicado no Jornal Europeu de desenvolvimento sustentável (European Journal of Sustainable Development), o trabalho estuda concretos e estruturas sustentáveis em casas populares. O estudo veio da monografia de João Pedro Gurgulino, sobre o mesmo tema.

“O estudo comprova que trabalhos de conclusão de curso, por mais que sejam feitos em um semestre, podem ser bem desenvolvidos. Temos duas vertentes bacanas, o orientador e o orientando, que fazem com que o trabalho seja bom”, afirma a professora.

Segundo João Pedro Gurgulino, o trabalho surgiu a partir da curiosidade em comparar estrutura de concreto com as construções com light steel frame.

“Sempre tive curiosidade para ver como eram realizadas as construções com light steel frame, que é o aço leve. A professora Maruska me conectou com quem estava tentando trazer isso para cá e foi interessante entrar em um canteiro de obra para fazer minha pesquisa, e ver qual de fato seria o mais viável para o Brasil”, relata João.

O estudo foi retomado pelo Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade na Construção Civil, coordenado pela professora Maruska Bueno, e composto por estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura. Raphael Vidal Saraiva, estudante do 9º semestre de Engenharia Civil, e componente do grupo de pesquisa, achou interessante a pesquisa de João Pedro e deu continuidade aos estudos.

“Foi necessário adaptar algumas coisas, unir a dinâmica do dia a dia no trabalho com as referências bibliográficas, além de conversar bastante com o João e com a professora Maruska. Era de nosso interesse se aprofundar sobre o tema, porque muitas vezes as soluções são as mesmas em nosso contexto brasileiro, e nós podemos buscar soluções mais sustentáveis e viáveis economicamente”, completa.

O grupo é muito requisitado pelos alunos de vários semestres de Engenharia e Arquitetura que desejam debater e realizar pesquisas sobre a sustentabilidade na construção civil, tema que está em evidência nos últimos anos no Brasil e no mundo.

“Daqui nascem bons temas de pesquisas. E é interessante porque alguns dos alunos que já passaram pelo grupo de estudo, hoje têm empresas que trabalham com construções sustentáveis, o que é ótimo, porque vemos que os jovens levaram os conhecimentos para o mercado”, relata a professora.

Para a professora e os estudantes, a pesquisa e a inserção em publicação internacional só foi possível devido ao apoio do CEUB. “A instituição nos abre o caminho para a pesquisa, com laboratórios e demais recursos que necessitamos. O CEUB nos incentiva a fazer esse trabalho”, finaliza a professora Maruska Bueno.

E aí? Tem interesse em participar do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade na Construção Civil? Você só precisa entrar em contato com a professora Maruska Bueno e participar de processo seletivo.

CEUB 50 anos. Consistente, coerente e nunca estético.