Convênio

28/11/2017

Convênio entre UniCEUB e SESC prevê atividades aos alunos de Ciência da Computação

Por: UniCEUB

Em cerimônia especial realizada no auditório Jorge Salim, no campus I de Taguatinga, o reitor do UniCEUB, doutor Getúlio Américo Moreira Lopes, e o presidente do Serviço Social do Comércio (SESC-DF), senhor Adelmir Santana, assinaram convênio que prevê parceria entre as duas instituições e estabelece a execução de atividades de alunos do curso de Ciência da Computação com o SESC, entre elas, a manutenção de computadores, o desenvolvimento de softwares e os cursos de informática para idosos.

Para o presidente do SESC, Adelmir Santana, as empresas e as instituições precisam da tecnologia para sobreviver no mundo globalizado. O convênio, principalmente, melhora o atendimento à comunidade. “O SESC tem múltiplas atividades e um universo enorme de pessoas que fazem o uso delas. Esse convênio estimula os estudantes a buscar soluções, apresentar projetos e métodos, para que possamos atingir, facilmente, nossos objetivos e apresentar melhor desempenho”, explicita.

26842554679 70Ba3a277f O 38562352116 2D7007a037 O
Foto à esquerda: Dr. Getúlio Américo Moreira Lopes, reitor do UniCEUB, com componentes da mesa. Foto à direita: Reitor assina convênio com dr. Adelmir Santana. Fotos: Caio Sanana

O principal responsável pelo convênio, professor Santana, afirma que o objetivo é fortalecer o conhecimento dos alunos e a metodologia Problem Based Learning (PBL)**. “Une-se a metodologia com as atividades de que o mercado tem necessidade”, ressalta. Além disso, o professor acredita que o convênio possa atender a demanda do mercado e do corpo discente. “O empresário reclama que os alunos não estão preparados. Em sala de aula, o aluno diz que não tem estágio. Então, a ideia é minimizar essa falta entre esses dois setores e fazer que nossos estudantes se tornem melhor preparados”, conclui.

Animados com o convênio, os estudantes lotaram o auditório em busca de informações sobre as atividades que podem desempenhar na parceria. “Esse acordo abre muitas portas para nós. Nele, podemos ver como está o mercado de trabalho, e, além disso, a experiência será fundamental. Colocar em prática o que aprendemos em sala de aula nos permite aprender mais”, afirma Mônica Figueiredo, estudante do 6º semestre de Ciência da Computação.

Informática para a melhor idade

Se depender da boa receptividade dos alunos ao projeto Informática para a melhor idade, a parceria com o SESC terá sucesso. Na segunda edição, o programa proporciona aos idosos a possibilidade de lidar com programas, como Word e Power Point, além de montar peças de um CPU com a monitoria dos estudantes.

Na cerimônia de assinatura do convênio, além dos componentes da mesa, quem também discursou foi a senhora Marlise Romeiro, 76, uma das alunas de Informática para a melhor idade. “Eu não tive oportunidade anteriormente, pois, quando estudante, não havia computador. Esse curso é maravilhoso, porque o professor Santana e os alunos nos ensinam muito bem, com paciência e carinho”, relata.

O projeto Informática para a melhor idade acontece aos sábados, nos campi da Asa Norte e de Taguatinga I. As inscrições para este semestre estão encerradas, mas fique atento, pois, no próximo ano, haverá outra edição.

38562348306 F57dc29a1e O
Cerimônia de assinatura. Foto: Caio Santana

** Metodologia inovadora de ensino que busca tirar o aluno de uma posição passiva, fazendo que tenha maior participação no processo de aprendizagem.