CEUB Informa

28/09/2018

Alunos do CEUB apresentam trabalhos no 15º Congresso de Iniciação Científica do DF

Por: Matheus Nascimento

Mais de 120 trabalhos produzidos por alunos de iniciação científica da instituição foram aprovados para apresentação no Congresso

Entre os dias 25 e 27 de setembro, 175 alunos participantes do Programa de Iniciação Científica do CEUB apresentaram trabalhos no 15° Congresso de Iniciação Científica do DF e 24º Congresso de Iniciação Científica da UnB, realizado no Campus Darcy Ribeiro. Ao todo, foram 127 trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas áreas de humanas, vida e exatas. Os alunos foram ao evento acompanhados de seus orientadores e os trabalhos foram avaliados por professores de outras instituições.

A coordenadora do curso de Estética e Cosmética do CEUB, professora Dra. Letícia Paiva, considera importante que os estudantes sejam incentivados a fazer pesquisa desde a graduação. “É importante que consigamos estimular o aluno a desenvolver pesquisa científica desde muito cedo. Acredito que esse estímulo deve começar já na graduação para que, a partir da iniciação científica, o aluno pense em fazer um mestrado e um doutorado”, comentou a professora.

A apresentação dos trabalhos aconteceu em formato de exposição de banners, produzidos pelos próprios estudantes. Todos os trabalhos passaram por uma seleção para serem apresentados e foram avaliados durante o evento. O aluno de Ciências Biológicas Rafael Guedes apresentou pela segunda vez no Congresso e contou que fazer parte de um projeto de iniciação científica contribuiu muito para seu amadurecimento acadêmico. “Fazer iniciação científica melhorou muito minha forma de falar, comunicar, redigir textos e me ajudou com os trabalhos do curso. Até mesmo meu inglês melhorou bastante, porque nossa área de pesquisa é muito nova e a maioria dos trabalhos ainda não foram traduzidos”, afirmou Guedes.

IMG-8748
Eloisa Costa é estudante de Fisioterapia do CEUB e participou do Congresso pela primeira vez | Foto: Giulia Borges

Em consonância, a aluna de Fisioterapia Eloise Costa, que participou do Congresso pela primeira vez este ano, considera que a iniciação científica é uma importante ferramenta para o aprendizado. “Nós entramos na graduação sem saber fazer pesquisa e fazer iniciação científica nos ajuda a aprender. Nós aprendemos a procurar as informações, a escrever e a falar melhor. Enfim, tudo é aprendizado”, comentou.

Alguns professores do CEUB também participaram do evento como avaliadores de trabalhos. O coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Dr. Carlos Alberto Junior, foi um deles. Além disso, sete trabalhos orientados por ele foram apresentados no Congresso. Para o docente, eventos que celebram a pesquisa científica são um importante momento de troca de conhecimento. “Esses momentos são extremamente diferenciados. Primeiro porque você faz um networking que não se faz em nenhum outro lugar. É nesses lugares que você encontra várias pessoas, conversa, troca conhecimento e já começa a pensar em pesquisas mais avançadas para um metrado ou doutorado, por exemplo. E também é o local onde os alunos se sentem motivados porque são avaliados por seus pares. Não há nada melhor do que você encontrar um par para te dar uma sugestão, fazer uma crítica e te colocar para frente”, concluiu o professor.

O Congresso de Iniciação Científica do DF é um evento organizado em conjunto pela Universidade de Brasília (UnB), o Centro Universitário de Brasília (CEUB), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e o Centro Universitário IESB. O evento, que reuniu cerca de três mil pessoas durante os três dias, tem como objetivo despertar a vocação científica e identificar talentos para a pesquisa, além de propiciar o diálogo entre os participantes e promover a divulgação científica.

O CEUB também realiza anualmente um evento para divulgação de trabalhos de pesquisa e, neste ano, o Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB, que está em sua 16ª edição, se junta ao I Simpósio Internacional de Pesquisa em um evento único e com programação diversa. Trata-se do I Encontro Científico Universitário de Conhecimento Acadêmico (EnCUCA), um evento que busca incentivar a produção científica e celebrar os trabalhos desenvolvidos por alunos da instituição. O EnCUCA acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, nos campi Asa Norte e Taguatinga II. Para mais informações, clique aqui.