13/09/2017

Lançamento do livro: Desmatamento e queimadas na Amazônia

O Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento e a coordenadora da Pós-Graduação em Direito do UniCEUB, Prof.ª Dra. Lilian Rose Lemos Rocha, convidam para o lançamento do seu livro Desmatamento e queimadas na Amazônia. O evento acontecerá no dia 4 de outubro, das 19h às 22h, no restaurante Carpe Diem (localizado no Comércio Local da 104 Sul, Brasília/DF).

Sinopse (Editora Juruá)

Imagens da Floresta Amazônica em chamas chocam a mente das pessoas em todo o mundo. O desmatamento é uma questão relevante na evolução do meio ambiente. As florestas estão desaparecendo e as causas estão documentadas.

Esta obra pretende mostrar um retrato atual e real das consequências do desmatamento à saúde, sugerindo medidas para que a questão de proteção efetiva do meio ambiente seja olhada como um problema de Estado, com racionalidade e gerenciamento eficaz.

Ao investigar os efeitos do desmatamento particularmente pelo uso de queimadas sobre a saúde, principalmente na incidência de doenças do aparelho respiratório em grupos populacionais sensíveis, situados nos municípios do norte do estado de Mato Grosso, na área de influência da BR-163, a autora fornece insumos para a formulação, correção e implementação de estratégias, planos e políticas públicas, visando a minorar os problemas na região estudada.

A leitura é altamente esclarecedora, sendo recomendada para pesquisadores, profissionais e qualquer pessoa interessada no destino da Amazônia.