ebook Racismo Estrutural: O papel da escravidão no processo de formação do Brasil Contemporâneo

A FAJS vai promover o curso, ministrado pelo professor Me. Marcelo Tadeu dos Santos, para graduandos matriculados em qualquer curso do CEUB e público externo. No campus CEUB Asa Norte a Extensão vai acontecer entre 08/09 a 29/09/2022, nas quintas-feiras, das 14h às 16h50. Já no campus CEUB Taguatinga o curso será de 12/09 a 03/10/2022, nas segundas-feiras, das 14h às 16h50. A carga horária total soma 12 horas.

Modalidade: Presencial - Campi CEUB Asa Norte e Taguatinga

Valor total do curso: R$300,00 à vista ou parcelado 2x

Faça sua inscrição, pré-matrícula e matrícula até 04/09/2022 para o Campus CEUB Asa Norte, e até 05/09/2022 para Campus CEUB Taguatinga. Inscreva-se pelo o portal institucional e envio de documento por e-mail (assessoria.extensao@uniceub.br), após a realização da inscrição.

Documentos exigidos para pré-matrícula

Para alunos do CEUB:

-Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF).

Para alunos externos e profissionais da área:

- Fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF);

- Comprovante de Residência;

- Uma foto 3x4;

- Fotocópia do certificado de conclusão do curso ou declaração de matrícula.

E-Book de Racismo Estrutural: O papel da escravidão no processo de formação do Brasil Contemporâneo

Objetivo do curso

Oferecer ao aluno os instrumentos necessários para o desenvolvimento de uma reflexão crítica acerca do processo de desenvolvimento político e econômico brasileiro, a partir do papel que a escravidão desempenhou na constituição do nosso cotidiano, para no final os alunos compreenderem o racismo como consequência do nosso passado colonial escravocrata.

Conteúdos Programáticos

1. Somos um país racista? Desigualdade social, violência e Racismo estrutural no Brasil Contemporâneo;

2. Escravidão, colonização e resistência;

3. Uma nação livre fundada no trabalho escravo: Política, instituições e escravidão no século XIX;

4. A condição do negro na sociedade de classes: O mito da "democracia racial".