(61) 3966-1201 (61) 99629-6529
Inclusão Digital: Informática para a melhor idade e comunidade em geral

Professor ministrante: Gislane Pereira Santana
Titulação: Mestre

Objetivo do curso

- Criar nos alunos das universidades e faculdades o senso de responsabilidade social, para que possam ser disseminadores de valores e auxiliares na formação e capacitação dos membros da comunidade que participarem dos cursos nas áreas de T.I.C.

- Ministrar cursos de informática básica (Windows, World, Excel, Power Point, Internet e Móbile) para melhor idade e comunidade em geral.

Público Alvo e requisitos:

Pessoas na terceira idade associados do SESC (a partir dos 50 anos) e público interno e externo em geral.

Local: Campus UniCEUB – Asa Norte e Taguatinga II.

Dias e horários: De 07/03/2019 à 28/06/2019, sábados, das 09h às 12h.

Local de pré-matrícula
- Campus da Asa Norte: sala 2302 do bloco 2;
- Campus de Taguatinga II: sala 102.

E-Book de Inclusão Digital: Informática para a melhor idade e comunidade em geral

Informações e Disciplinas

Conteúdos Programáticos

No primeiro módulo do curso, o aluno aprende a identificar as partes do computador (unidade I). No módulo sobre o Windows (unidade II) o aluno aprende a abrir e fechar programas, gerenciar, adequadamente, pastas e arquivos no Windows. No Módulo sobre o processador de textos (unidade III), o aluno aprender a usar os recursos de edição de textos: desde a criação de um novo documento até a impressão dele. No Módulo sobre planilha eletrônica (unidade IV), o aluno aprende sobre os recursos de cálculos para a criação de uma planilha para controle financeiro doméstico, desde a criação de uma nova planilha até a impressão. No módulo sobre Internet (unidade V), o aluno aprende sobre downloads, visitar lojas virtuais, etc. Cada aluno aprende a navegar na Internet, fazer pesquisas e consultas, além disso, o aluno vai registrar um e-mail, fazer exercícios práticos de envio e recebimento de mensagens com arquivos anexos. O aluno vai aprender a utilizar alguns dos recursos de comunicação instantânea (MSN, SKIPE, GTALK). No módulo sobre Mobile (unidade VI) o aluno aprende a utilizar um Smartphone e os aplicativos básicos do dia-a-dia, tais como: Redes sociais: Facebook, WhatsApp; Skype,Hangouts, etc; Na Agenda eletrônica / calendário - Aprende a registrar compromissos diários, tais como: Consultas médicas, Hora de Medicação, aniversariantes do mês e compromisso em geral.

Bibliografia:

Bizelli, Maria Helena S. Sahão. BARROZO, Sidineia. Informática Passo a Passo: Para terceira Idade e Iniciantes Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2011.
SANTOS, Eliane Elias Ferreira dos. Informática Básica. AFRID – Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. 2013.Acessado em: https://docente.ifrn.edu.br/idelmarciadantas/informatica-para-iniciantes/apostila-de-informatica 07/02/2017.

Visite o CEUB

Estude no Ceub por um dia, no curso que você escolheu. Agende sua visita