Pode-se entender como biotecnologia o conjunto de conhecimentos que permitem o desenvolvimento de técnicas associadas a seres vivos, possibilitando assim a criação de diversos produtos que têm como finalidade a resolução de problemas que por um motivo ou outro podem estar afetando a humanidade. Sendo assim, um dos seus grandes pilares é exatamente a inovação.
A biotecnologia está bastante consolidada e firme em países desenvolvidos como, por exemplo, os Estados Unidos e a Europa. A tendência é este mercado estar cada vez mais forte, exigindo o maior número de profissionais qualificados.
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, o setor de biotecnologia em saúde humana no Brasil é um mercado que movimenta aproximadamente R$ 160 bilhões por ano, e emprega cerca de vinte milhões de trabalhadores diretos e indiretos.
Sendo assim, o UniCEUB tem a oportunidade de oferecer um curso de pós-graduação lato sensu que une a inovação e a educação superior.
Objetivos:
• Capacitar profissionais das áreas de saúde e afins no reconhecimento e entendimento das várias modalidades biotecnológicas que podem ser desenvolvidas no contexto tecnológico brasileiro.
• Reconhecer as várias modalidades e aplicações das técnicas biotecnológicas existentes.
• Enumerar as possibilidades de desenvolvimento de novas ferramentas em biotecnologia para aplicação na área de diagnóstico em saúde.
• Discriminar as várias estratégias biotecnológicas que podem ser empregadas no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
• Compreender as implicações éticas que norteiam as aplicações da biotecnologia no âmbito da saúde humana e animal.
HORÁRIO:
As aulas serão ministradas em finais de semana alternados conforme períodos a seguir (*):
Sexta-feira, das 18h às 23h (com intervalo de 10 minutos por hora aula).
Sábado, das 8h às 18h (com intervalo de 10 minutos por hora aula).
Local: SEPN 708/908- Campus da Asa Norte do UniCEUB.
Contatos: icpd@uniceub.br / Tel.: (61) 3966-1298 / WhatsApp: (61) 9682-2438. Horário de atendimento: 9h às 19h.