Atendimento à Comunidade

  • Atendimento à Comunidade

Centro de Atendimento à Comunidade

O Centro Universitário de Brasília possui um campus voltado para a prática profissional, com atendimento à comunidade. Localizado na quadra 1, do Setor Comercial Sul, o edifício possui 14 andares onde funcionam escritórios, clínicas e laboratórios.

JURÍDICA

O Núcleo de Prática Jurídica do UniCEUB atende a comunidade gratuitamente, nas áreas Penal, Civil, Família, Trabalhista e Recursal. Os universitários atuam como voluntários e estagiários remunerados a partir do 7º semestre e passam por três sessões: prática real, prática simulada e convênios em escritórios ou tribunais. Somente no primeiro semestre de 2006, o NPJ realizou mais de 90 mil atividades. A defensoria pública, por exemplo, consegue atender à demanda graças ao trabalho realizado em conjunto com o UniCEUB. Por semestre, são mais de 1.200 alunos atuantes no NPJ, que funciona no SCS e nas principais cidades do DF.

ATENDIMENTO COMUNITÁRIO

Panorama Biomedicina Coleta E Testes Especiais Cópia

Os alunos vivenciam a prática da profissão ao atender, diariamente, a comunidade em quatro áreas: ortopedia (com encaminhamento médico), neurologia adulto, pediatria (para menores de 12 anos) e uroginecologia. Em pouco mais de um ano, mais de 2 mil pacientes já foram assistidos pelos universitários do 9º e 10º semestres do curso de Fisioterapia do UniCEUB, com a supervisão de profissionais fisioterapeutas. Além disso, os estudantes fazem estágios em asilos, creches e participam de ações de saúde em diversos locais.

PRÁTICA PROFISSIONAL

Por meio do Centro de Formação de Nutricionistas do UniCEUB, alunos vivenciam a prática da profissão com atendimento específico, sob a supervisão de profissionais. Pessoas que têm doenças, como diabetes, obesidade infantil, desnutrição, ou que desejam fazer reeducação alimentar podem receber assistência especializada. Os estudantes também fazem avaliação nutricional, física e antropométrica e verificam a taxa de glicemia de praticantes de atividade física, além de acompanhar a alimentação de crianças e gestantes. Os universitários promovem, constantemente, oficinas de orientação nutricional, como a de celíacos, e atendem creches, asilos, hospitais, restaurantes e indústrias.

AGÊNCIAS JUNIORES

Um dos incentivos ao empreendedorismo são as empresas juniores do UniCEUB. Constituídas totalmente por alunos, oferecem produtos e serviços que estão no mercado. O objetivo principal é o aprendizado. Agências, como a SWAP, que presta consultoria Internacional, a Projetos Jr., destinada à consultoria empresarial, e a mais nova delas, a Agência 12 Comunicação, voltada à assessoria e à consultoria na área de comunicação, estão no local. Os projetos têm a orientação dos professores, que são consultores das empresas juniores, e oferecem custos muito menores do que o vigente.

ATUAÇÃO NO MERCADO

Alunos, ex-alunos, professores e funcionários podem organizar empresa própria em diversos ramos profissionais, com a ajuda do UniCEUB. Investindo no potencial de estudantes que tenham espírito empreendedor, a Instituição mantém a Incubadora de Empresas. O Centro Universitário disponibiliza ao estudante toda a infra-estrutura necessária para gerir um negócio. Além disso, investe em treinamento profissional para que os empreendedores se consolidem no mercado de trabalho. São oferecidos workshops, minicursos e contato com profissionais e empresas de renome.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Mais de 80 pessoas recebem, por dia, apoio psicológico de alunos do UniCEUB. Por meio do Centro de Formação de Psicólogos, estudantes dos 9º e 10º semestres têm a oportunidade de unir a teoria aprendida na sala de aula com a prática profissional. Mulheres vítimas de violência, dependentes químicos, crianças, adultos, idosos, famílias e casais podem procurar os serviços realizados no Centro, que existe há 38 anos. Além disso, os universitários oferecem atendimento em empresas de Brasília, voltado a treinamento e seleção de pessoal e orientação psicológica, sempre orientados por professores.