Centro de Formação de Psicólogos

Centro de Formação de Psicólogos

O Centro de Formação de Psicólogos (Cenfor) é uma unidade funcional do Curso de Psicologia responsável pela supervisão e orientação dos estágios supervisionados que atuam diretamente em intervenção com pessoas e organizações. Tem como finalidade consolidar e aprimorar as competências e habilidades desenvolvidas no Curso e, ao mesmo tempo, prestar serviços às comunidades interna e externa à Instituição (governamentais e não governamentais).

As atividades no Cenfor de Psicologia são realizadas por alunos nos  componentes curriculares Estágio Básico III, Estágio Básico IV e Estágio Específico, situados no 8º, 9º e 10º semestres do currículo. As atividades no Cenfor são supervisionadas por professores-orientadores durante todo o processo.

A Clientela é composta pela comunidade universitária e pela população em geral. Procura-se beneficiar aqueles que não possuem plano de saúde ou condições financeiras que os possibilitem ao atendimento psicológico particular.

O encaminhamento da clientela ao Cenfor de Psicologia ocorre por meio de instituições, empresas, hospitais e escolas que conhecem os trabalhos desenvolvidos, além da possibilidade de o interessado solicitar seu próprio atendimento.

O Cenfor de Psicologia se constitui de oito setores:

  • Setor Clínico Infanto-juvenil, com atendimentos psicoterápicos individual e em grupo; estimulação precoce; orientação a pais e a profissionais não psicólogos e de diagnóstico.
  • Setor Clínico Adultos e Idosos, com atendimentos psicoterápicos individual e em grupo, de casal, sexual, familiar, e pacientes psiquiátricos; orientação psicológica à cuidadores e profissionais não psicólogos e de diagnóstico.
  • Setor Hospitalar, com intervenções em UTI, enfermarias e ambulatórios, serviços de reabilitação, atendimento à pacientes institucionalizados com transtornos psicológicos graves.
  • Setor de Consultoria Escolar, nas áreas de inclusão escolar e relações interpessoais.
  • Setor organizacional, com gestão de pessoas, comportamento organizacional e saúde no trabalho.
  • Setor Psicossocial.
  • Setor de Triagem e Psicodiagnóstico, com atendimento inicial de triagem para os demais setores e unidades, psicodiagnóstico solicitado por outros profissionais e instituições e orientação vocacional e profissional.