Inscreva-se Menu
fechar

Precisa de Ajuda?

Perguntas Frequentes

Confira se a sua dúvida está em nossas Perguntas Frequentes.

Matrícula

Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?

    • Documento original de identidade, com fotocópia;
    • Documento original do título de eleitor, com fotocópia;
    • Documento original do Cadastro de Pessoa Física – CPF do aluno,
    com fotocópia;

    • Histórico escolar;
    • Declaração ou certificado de conclusão do Ensino Médio;
    • Comprovante de que está em dia com as obrigações militares;
    • Documento original da certidão de nascimento ou de casamento,
    com fotocópia;
    • Boletim de desempenho para candidatos inscritos pelo ENEM.

Atendimento ao Aluno

Como realizo a renovação de matrícula?

    A renovação de matrícula é feita exclusivamente pelo Espaço Aluno do CEUB, de acordo com o calendário de renovação matrícula.

Como realizo a concessão de créditos das disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior?

    O aluno deverá comparecer à Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus Asa Norte, portando a seguinte documentação:

    • Disciplinas cursadas em outra IES:
    Histórico escolar original;
    Programa das disciplinas cursadas, carimbado pela IES de origem;

    • Disciplinas cursadas no UniCEUB:
    Em caso de vestibulando egresso do UniCEUB, apresentar o comprovante de matrícula.

    Observações:

    • Não serão aproveitados os estudos referentes a disciplinas cursadas há mais de 04 anos, contados a partir da data da última disciplina aprovada. 


    • O conteúdo programático e a carga-horária das disciplinas cursadas na instituição de origem deverão ser correspondentes a 70% da disciplina a ser concedida. 

    • Não é permitido o aproveitamento de estudos realizados no sistema de matrículas em disciplinas isoladas como aluno especial.

    • Não é permitido o aproveitamento de estudos quando o aluno está matriculado, simultaneamente, no mesmo curso no UniCEUB e em outra IES.

Como o aluno poderá fazer a solicitação dos documentos acadêmicos?

    Para solicitação dos documentos acadêmicos – declaração de conclusão de curso, declaração de matrícula, histórico escolar, declaração de provável formando, declaração de imposto de renda, declaração de passe estudantil e programa das disciplinas cursadas –, os alunos ou requerentes deverão solicitá-los na Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus. Dependendo da solicitação, os documentos poderão ficar prontos no ato ou em até 5 dias úteis.

Como faço para requerer o Regime de Exercícios Domiciliares (RED)?

    Para requerer a concessão de exercícios domiciliares, o aluno ou, caso esteja impossibilitado, familiares, amigos ou conhecidos, poderão solicitar o RED, portando o atestado original, contendo o Código Internacional de Doença – CID.

    • O RED será concedido ao aluno em situação de doença infectocontagiosa, gestação ou incapacidade física de locomoção que impeça frequência às atividades pedagógicas presenciais.
    • Em casos de doenças infectocontagiosas, só terão efeito para a concessão do RED atestados referentes a, no mínimo, 15 e, no máximo 45 dias.
    • Em casos de alunos atletas, convocados a integrar representações desportivas nacionais, estaduais ou municipais, o RED terá prazo máximo de 30 dias.
    • Em casos de estudantes convocados para campeonatos que não tenham caráter representativo nacional, estadual ou municipal, tais como, campeonatos interclubes e universitários, o RED não se aplica.
    • Em casos de licença-maternidade, o RED poderá ocorrer a partir do 8º mês de gestação, pelo prazo máximo de 90 dias.
    • A compensação de faltas só será válida a partir da data em que for requerida, não tendo efeito retroativo.

Como o aluno solicita a assinatura do termo de compromisso de estágio?

    O aluno deverá comparecer até uma das unidades da Central de Atendimento, (campi Asa Norte e Taguatinga), para solicitar a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE). O documento será enviado à Agência de Empreendedorismo (AGEMP), que o assinará no prazo de até 3 dias. O requerente deverá retirá-lo na Central de Relacionamento.

Como faço a solicitação da 2ª via da carteirinha estudantil?

    O aluno deverá solicitar a segunda via do documento pelo Espaço Aluno, na opção Autoatendimento/ Carteirinha Estudantil. Caso prefira, a solicitação também pode ser feita na Central de Atendimento do seu campus. Caso deseje retirar um cartão provisório de acesso às dependências da IES, para usufruto no período de confecção da identidades estudantil, o aluno também deve buscar o atendimento no seu campus.

    O valor da solicitação é de R$ 20,00 (vinte reais) e pode ser pago na Tesouraria ou rede bancária. O prazo é de 10 dias a contar da data do pagamento.

Como solicito o trancamento de matrícula?

    O trancamento e o cancelamento de matrícula são solicitados junto à Central de Atendimento (campus Asa Norte ou Taguatinga).

    Trancamento de matrícula

    É o direito concedido ao aluno que não poderá cursar a(s) disciplina(s) em que renovou matrícula por período determinado de, no máximo, 07 (sete) semestres. O trancamento deverá ser requerido no prazo estipulado em calendário acadêmico.

    O trancamento de matrícula suspende todas as atividades acadêmicas, sem perda do vínculo acadêmico com o UniCEUB. Não se permite o trancamento parcial, ou seja, de só uma disciplina e, sim, o trancamento total da matrícula, ou seja, de todas as disciplinas em que o aluno se matriculou. De acordo com as normas do processo seletivo, não se permite trancamento de matrícula para os cursos tecnológicos.

    Para os ingressantes dos cursos de graduação, não se permite trancamento de disciplinas do 1º semestre, salvo motivo de força maior, comprovado e analisado pelo secretário-geral do UniCEUB.

    Abandono

    Ocorre quando:
    • O aluno não renovou a matrícula no prazo fixado no calendário de matrícula;
    • O aluno, tendo realizado o trancamento de matrícula, solicitou o retorno aos estudos e não renovou matrícula nas datas estipuladas em calendário específico. O aluno poderá ficar afastado da Instituição no prazo máximo de 7 (sete) semestres.

    Cancelamento de matrícula

    Com o cancelamento, o aluno perde vínculo acadêmico com o UniCEUB. A solicitação poderá ser realizada na data estipulada no calendário acadêmico. Solicitações realizadas após esta data serão aceitas somente com justificativa e comprovação do motivo alegado, analisados pelo secretário-geral do UniCEUB.

    Há casos em que o cancelamento de matrícula ocorre à revelia da solicitação do aluno:

    • Falta de entrega de documentos comprobatórios de conclusão do nível médio por ingressantes do vestibular;
    • Falta da guia de transferência para ingressos transferidos;
    • Motivos disciplinares e após inquérito administrativo, em que será assegurada ampla defesa;
    • Cassação de liminar exarada em mandado de segurança.

    As obrigações financeiras ocorridas em consequência do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais são devidas para todas as mensalidades vencidas, tanto para o trancamento como para o cancelamento de matrícula. O abandono do curso ou a infrequência às aulas, sem suspensão expressa do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não exime o aluno do pagamento das mensalidades.

Como faço para mudar de turno?

    Definitiva
    Se desejar a mudança de turno definitiva, o aluno deverá ser aprovado em novo processo seletivo (vestibular). A Secretaria-Geral realizará a mudança de turno de acordo com a aprovação, e o candidato terá preferência nas escolhas das disciplinas, desde que as selecione e confirme-as na 1º e na 2º fases de renovação de matrícula (fase com garantia de vaga no turno de aprovação do vestibular).

    Instruções para inscrição ao processo seletivo para mudança de turno
    No ato da inscrição ao processo seletivo (vestibular) pela internet, o aluno deverá informar o RA (registro acadêmico) e marcar a opção mudança de turno. Após este procedimento, a taxa de inscrição será isenta. Se classificado, o candidato deverá comparecer à data da matrícula, apresentar cópia da carteira de estudante, declaração de escolaridade ou qualquer outro documento que comprove ser aluno daquele curso e efetivar, normalmente, a matrícula.

    Temporária
    Os alunos dos períodos matutino e noturno poderão, à época de renovação de matrícula, na fase de vagas remanescentes, solicitar disciplinas em outros turnos, caso existam vagas.

    Alunos originários do turno vespertino, de aprovação no vestibular, só poderão realizar matrícula em outro turno caso o enquadramento seja igual ou superior ao segundo período do curso. Se beneficiado com a bolsa de 20%, perderá, automaticamente, o benefício, e a diferença da 1ª e da 2ª mensalidades será cobrada nas parcelas seguintes.

Como faço para mudar de curso?

    Para atender aos alunos da Instituição que não tenham se identificado com o curso escolhido, o UniCEUB disponibiliza outro processo seletivo interno. Semestralmente, é lançado o edital para mudança de curso, em que o aluno é classificado, ao escrever uma redação em data específica. A inscrição é feita pelo próprio site.

Como faço para requerer o diploma?

    O requerimento de diploma é feito somente após a colação de grau.

    Dirija-se ao Setor de Diplomas do seu campus, com as cópias autenticadas ou comprovadas com os originais dos seguintes documentos:

    • Carteira de identidade ou CNH, acompanhada de certidão de nascimento ou casamento. Alunos cujos nomes sofreram alterações por sentença judicial devem apresentar cópia de documento comprobatório: certidão de casamento, separação ou outro motivo;
    • Certificado de conclusão do ensino médio com o respectivo histórico escolar. Se o aluno ingressou no curso atual como graduado em outro curso, deve substituir o documento do ensino médio pela cópia do diploma de nível superior;
    • Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral do TRE, atualizada;
    • Certificado Militar, CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação;



    O diploma estará disponível de 30 a 60 dias úteis após o pedido protocolado. O documento só poderá ser retirado pelo próprio aluno ou por terceiros mediante procuração registrada em cartório.

    Lembrete: Caso o(a) aluno(a) necessite da 2ª via do diploma, deverá dirigir-se à Central de Atendimento do seu campus para o preenchimento de uma ficha, em seguida, encaminhar-se à tesouraria para efetuar o pagamento de R$ 200,00 da taxa de 2ª via e retornar ao setor de diplomas para retirada do protocolo e aguardar o prazo de confecção do diploma.

    Observação: O diploma só poderá ser retirado na Central de Atendimento do campus da Asa Norte.

Como realizo a colação de grau?

    A colação de grau só poderá ser realizada por alunos da Instituição que tenham cumprido toda a matriz curricular vigente e o total da carga horária exigida para o curso ao qual pertence. O aluno provável formando e o que concluiu o curso de graduação deverão buscar informações sobre prova de beca e demais solenidades junto à comissão de formatura de sua turma. Uma vez que cabem aos alunos a escolha da empresa que organizará os eventos dos formandos.

Como mudar de campus?

    Será por meio de vestibular ou conforme disponibilidade de vagas. Neste último caso, é necessário fazer a matrícula de acordo com o calendário específico de renovação.

Como negociar pendências financeiras?

    O aluno deve comparecer pessoalmente, ou encaminhar responsável com procuração, à Tesouraria do campus da Asa Norte, localizada no hall de entrada do bloco 1, para negociar as pendências financeiras. Isso deve ser feito até o final do semestre em que ele estiver matriculado para que possa renovar sua matrícula do semestre seguinte.

Geral

Quais são os horários de funcionamento dos setores?

    • Biblioteca
    Campus Asa Norte
    De segunda a sexta, das 7h às 23h
    Sábado: das 8h às 18h
    Telefone: (61) 3966-1359
    Campus Taguatinga
    De segunda a sexta, das 7h30 às 22h30
    Sábado: das 8h às 14h
    Telefone do campus II: (61) 3247-8954

    • Central de Atendimento – Call Center
    De segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h
    Telefone: (61) 3966-1201

    • Central de Atendimento - Presencial
    Campus Asa Norte

    Horário de Atendimento: segunda a sexta 08h às 21h e aos sábados: 09h às 13:00h

    Campus Taguatinga
    De segunda a sexta, das 7h30 às 22h, com distribuição de senha até as 21:00h. O atendimento aos sábados é exclusivo no campus II das 8h às 12h

    Observações: Retirada de senhas até 30 minutos antes do encerramento das atividades.

    • Apoio Administrativo da FACES
    De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1474/1475
    Cursos: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Gastronomia

    • Apoio Administrativo da FAJS
    De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1307/1321
    Cursos: Direito e Relações Internacionais

    • Apoio Administrativo da FATECS, bloco 1
    De segunda a sexta, das 7h30 às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1414/1415
    Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    • Apoio Administrativo da FATECS, bloco 7
    De segunda a sexta, das 7h40 às 22h30
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1519
    Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica

    • Ouvidoria
    De segunda a sexta, das 8h30 às 21h
    Telefone: (61) 3966-1335/1336

Quais são as formas de desconto para ingressar na instituição?

    O CEUB organiza sua política de bolsas e descontos em categorias distintas, visando ao amplo atendimento tanto a situações sociais quanto ao incentivo à educação continuada do seu corpo técnico-administrativo e docente e do seu corpo discente, nos projetos de extensão, monitoria, pesquisa e outros voltados ao desenvolvimento do potencial acadêmico.

Qual é o horário das aulas?

    Matutino
    1º tempo = das 7h40 às 9h20
    2º tempo = das 9h40 às 11h20
    Horário especial = das 11h30 às 12h20
    Horário especial = das 11h30 às 13h10

    Vespertino
    1º tempo = das 14h às 15h40
    2º tempo = das 16h às 17h40
    Horário especial = das 17h50 às 18h40

    Noturno
    1º tempo = das 19h10 às 20h50
    2º tempo = das 21h às 22h40
    Horário especial = das 18h10 às 19h
    Horário especial = das 17h20 às 19h

Mudança de curso, turno ou campus

Deseja mudar de curso, turno ou campus aqui no CEUB?

Quarentena do COVID-19 - Dúvidas

Como será o funcionamento da biblioteca?

    As bibliotecas dos campi Asa Norte e Taguatinga permanecerão fechadas por tempo indeterminado. O prazo poderá ser atualizado de acordo com novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Distrito Federal. Os conteúdos bibliográficos necessários para a realização de atividades estarão disponíveis em nosso acervo virtual.

Como será o funcionamento da Central de Atendimento?

    Nossos campi estarão fechados por tempo indeterminado, até que a crise esteja contida. A Central de Atendimento, portanto, não funcionará para atendimentos presenciais de qualquer espécie. As demandas serão atendidas por meio do ?(61) 3966-1201?, via WhatsApp pelo telefone ?(61) 99682-2438? ou pelo Espaço Aluno.

Qual é o horário e onde teremos nossas aulas?

    As aulas permanecem acontecendo no mesmo horário previsto em grade, através das ferramentas digitais disponíveis no Google for Education. Qualquer alteração deverá ser comunicada aos alunos pelos professores. Estamos nos empenhando com muita dedicação para adequar esse método temporário às necessidades dos corpos docente e discente para que nenhum grupo saia prejudicado. Reiteramos que essa decisão está de acordo com a Portaria 343 do MEC, e que buscamos soluções adequadas para a situação atípica que estamos vivendo.

Nunca fiz EAD e não estou adaptado(a) à modalidade.

    Os cursos não mudaram para EAD (ensino a distância). A alternativa mais adequada encontrada para dar continuidade ao ensino foi a plataforma Google for Education, e está autorizada pela Portaria 343 publicada em 17/03 pelo MEC.

Como ficarão minhas atividades práticas?

    Todas as atividades práticas serão repostas após o retorno às atividades regulares, de acordo com calendário posteriormente aprovado.

Aulas a distância não têm a mesma qualidade do presencial.

    A ferramenta Google for Education é mundialmente conhecida e utilizada em escolas de Ensino Fundamental e Médio e em faculdades e universidades renomadas, como Harvard e Yale. Por meio dela, os professores podem se organizar para promover vídeoaulas, webinários, programar entrega de trabalhos e avaliações, disponibilizar materiais especiais e muito mais. Lembramos que essa alternativa é uma medida temporária, e que as aulas práticas serão repostas após o retorno das atividades. Os professores estão se dedicando e dando o seu melhor para que os alunos tenham acesso a um conteúdo de qualidade para que os alunos não se prejudiquem nesse momento de crise.

As férias serão adiantadas?

    Com o uso temporário das ferramentas digitais para dar continuidade às aulas, o calendário acadêmico será mantido normalmente. As aulas práticas de laboratório e campo serão repostas após o retorno das atividades normais, em calendário posteriormente acordado.

Haverá suspensão, reembolso ou desconto nas mensalidades?

    Diante da perspectiva de um cenário de incertezas, tomamos a decisão de manter nossas atividades por meio do uso temporário de recursos digitais para a mediação do ensino e aprendizagem. Em uma situação atípica como esta, os impactos sofridos pelas famílias de alguns alunos também serão sentidos pela instituição, uma vez que teremos que encontrar alternativas para administrar uma eventual redução de receita, bem como um aumento das despesas ao retornarmos à reposição das atividades práticas.

    Não queremos comparar ou minimizar o tamanho do problema de alguns dos nossos alunos. Estamos aqui para compartilhar com transparência que este grave momento também nos afeta. Dialogaremos em breve, com toda a certeza, para encontrar alternativas para aqueles alunos que forem severamente afetados por esta crise.

Como será o controle de presença durante o período de aulas a distância?

    O Google Classroom, opção encontrada na ferramenta Google for Education, permite que os professores criem uma lista de frequência da sua turma de alunos por meio de uma planilha.

Como ficam os estágios obrigatórios?

    Os estágios obrigatórios ficam suspensos por tempo indeterminado, bem como eventos acadêmicos, aulas especiais, palestras, atividades extensionistas e editais de pesquisa e mobilidade. Esse período poderá ser atualizado segundo novas medidas apresentadas pelo Ministério da Saúde ou pelo Governo do Distrito Federal.

As provas e trabalhos serão remarcados?

    Com exceção ao curso de Medicina, as atividades dos cursos de Graduação Presencial e de Mestrado e Doutorado terão continuidade através da plataforma digital Google for Education a partir do dia 19/03. Sendo assim, as aulas, avaliações, trabalhos e atividades acadêmicas serão mantidas normalmente. O novo cronograma dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e a agenda de reposições de aulas do curso de Medicina serão divulgados em breve.

Como ficam os prazos das monografias?

    As monografias e TCC’s não terão suas datas alteradas por enquanto, uma vez que as atividades de orientação serão realizadas através da plataforma Google for Education. Em caso de prorrogação, novas informações serão compartilhadas.

Como será a reposição das aulas?

    As aulas do período de 12 a 18/03 serão repostas após o retorno das atividades, com datas definidas posteriormente.

Aulas EAD continuam normalmente?

    As aulas dos cursos EaD serão mantidas normalmente. No entanto, as avaliações sofreram mudanças nas datas. A nova agenda já está disponível no AVA. 

Como ficarão os atendimentos no Edifício União?

    Os atendimentos no Edifício União estão suspensos por tempo indeterminado, até que a crise esteja contida. O prazo poderá ser atualizado em caso de novas decisões do Ministério da Saúde ou do Governo do Distrito Federal.

Como ficarão as aulas da Pós-Graduação?

    Os alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu estão recebendo orientações individuais dos seus professores e coordenadores. O calendário de 2020 está adiado no momento, mas poderá ser atualizado após novas medidas publicadas pelo Governo do Distrito Federal ou do Ministério da Saúde.

Newsletter

Receba conteúdos sobre carreira e educação. Sem spam, prometemos.