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Perguntas Frequentes

Confira se a sua dúvida está em nossas Perguntas Frequentes.

Matrícula

Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?

    • Documento original de identidade, com fotocópia;
    • Documento original do título de eleitor, com fotocópia;
    • Documento original do Cadastro de Pessoa Física – CPF do aluno,
    com fotocópia;

    • Histórico escolar;
    • Declaração ou certificado de conclusão do Ensino Médio;
    • Comprovante de que está em dia com as obrigações militares;
    • Documento original da certidão de nascimento ou de casamento,
    com fotocópia;
    • Boletim de desempenho para candidatos inscritos pelo ENEM.

Atendimento ao Aluno

Como realizo a renovação de matrícula?

    A renovação de matrícula é feita exclusivamente pelo Espaço Aluno do CEUB, de acordo com o calendário de renovação matrícula.

Como realizo a concessão de créditos das disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior?

    O aluno deverá comparecer à Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus Asa Norte, portando a seguinte documentação:

    • Disciplinas cursadas em outra IES:
    Histórico escolar original;
    Programa das disciplinas cursadas, carimbado pela IES de origem;

    • Disciplinas cursadas no UniCEUB:
    Em caso de vestibulando egresso do UniCEUB, apresentar o comprovante de matrícula.

    Observações:

    • Não serão aproveitados os estudos referentes a disciplinas cursadas há mais de 04 anos, contados a partir da data da última disciplina aprovada. 


    • O conteúdo programático e a carga-horária das disciplinas cursadas na instituição de origem deverão ser correspondentes a 70% da disciplina a ser concedida. 

    • Não é permitido o aproveitamento de estudos realizados no sistema de matrículas em disciplinas isoladas como aluno especial.

    • Não é permitido o aproveitamento de estudos quando o aluno está matriculado, simultaneamente, no mesmo curso no UniCEUB e em outra IES.

Como o aluno poderá fazer a solicitação dos documentos acadêmicos?

    Para solicitação dos documentos acadêmicos – declaração de conclusão de curso, declaração de matricula, histórico escolar, declaração de provável formando, declaração de imposto de renda, declaração de passe estudantil e programa das disciplinas cursadas –, os alunos ou requerentes deverão solicitá-los na Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus. Dependendo da solicitação, os documentos poderão ficar prontos no ato ou em até 5 dias úteis.

Como faço para requerer o Regime de Exercícios Domiciliares (RED)?

    Para requerer a concessão de exercícios domiciliares, o aluno ou, caso esteja impossibilitado, familiares, amigos ou conhecidos, poderão solicitar o RED, portando o atestado original, contendo o Código Internacional de Doença – CID.

    • O RED será concedido ao aluno em situação de doença infectocontagiosa, gestação ou incapacidade física de locomoção que impeça frequência às atividades pedagógicas presenciais.
    • Em casos de doenças infectocontagiosas, só terão efeito para a concessão do RED atestados referentes a, no mínimo, 15 e, no máximo 45 dias.
    • Em casos de alunos atletas, convocados a integrar representações desportivas nacionais, estaduais ou municipais, o RED terá prazo máximo de 30 dias.
    • Em casos de estudantes convocados para campeonatos que não tenham caráter representativo nacional, estadual ou municipal, tais como, campeonatos interclubes e universitários, o RED não se aplica.
    • Em casos de licença-maternidade, o RED poderá ocorrer a partir do 8º mês de gestação, pelo prazo máximo de 90 dias.
    • A compensação de faltas só será válida a partir da data em que for requerida, não tendo efeito retroativo.

Como o aluno solicita a assinatura do termo de compromisso de estágio?

    O aluno deverá comparecer à Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus, para solicitar a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE). O documento será enviado à Agência de Empreendedorismo (AGEMP), que o assinará no prazo de até 3 dias. O requerente deverá retirá-lo na Central de Relacionamento.

Como faço a solicitação da 2ª via da carteirinha estudantil?

    O aluno deverá solicitar a segunda via do documento pelo Espaço Aluno, na opção Autoatendimento/ Carteirinha Estudantil. Caso prefira, a solicitação também pode ser feita na Central de Atendimento do seu campus. Caso deseje retirar um cartão provisório de acesso às dependências da IES, para usufruto no período de confecção da identidades estudantil, o aluno também deve buscar o atendimento no seu campus.

    O valor da solicitação é de R$ 20,00 (vinte reais) e pode ser pago na Tesouraria ou rede bancária. O prazo é de 10 dias a contar da data do pagamento.

Como solicito o trancamento de matrícula?

    O trancamento e o cancelamento de matrícula são solicitados junto à Central de Relacionamento, localizada no bloco 1 do campus.

    Trancamento de matrícula

    É o direito concedido ao aluno que não poderá cursar a (s) disciplina (s) em que renovou matrícula por período determinado de, no máximo, 07 (sete) semestres. O trancamento deverá ser requerido no prazo estipulado em calendário acadêmico.

    O trancamento de matrícula suspende todas as atividades acadêmicas, sem perda do vínculo acadêmico com o UniCEUB. Não se permite o trancamento parcial, ou seja, de só uma disciplina e, sim, o trancamento total da matrícula, ou seja, de todas as disciplinas em que o aluno se matriculou. De acordo com as normas do processo seletivo, não se permite trancamento de matrícula para os cursos tecnológicos.

    Para os ingressantes dos cursos de graduação, não se permite trancamento de disciplinas do 1º semestre, salvo motivo de força maior, comprovado e analisado pelo secretário-geral do UniCEUB.

    Abandono

    Ocorre quando:
    • O aluno não renovou a matrícula no prazo fixado no calendário de matrícula;
    • O aluno, tendo realizado o trancamento de matrícula, solicitou o retorno aos estudos e não renovou matrícula nas datas estipuladas em calendário específico. O aluno poderá ficar afastado da Instituição no prazo máximo de 7 (sete) semestres.

    Cancelamento de matrícula

    Com o cancelamento, o aluno perde vínculo acadêmico com o UniCEUB. A solicitação poderá ser realizada na data estipulada no calendário acadêmico. Solicitações realizadas após esta data serão aceitas somente com justificativa e comprovação do motivo alegado, analisados pelo secretário-geral do UniCEUB.

    Há casos em que o cancelamento de matrícula ocorre à revelia da solicitação do aluno:

    • Falta de entrega de documentos comprobatórios de conclusão do nível médio por ingressantes do vestibular;
    • Falta da guia de transferência para ingressos transferidos;
    • Motivos disciplinares e após inquérito administrativo, em que será assegurada ampla defesa;
    • Cassação de liminar exarada em mandado de segurança.

    As obrigações financeiras ocorridas em consequência do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais são devidas para todas as mensalidades vencidas, tanto para o trancamento como para o cancelamento de matrícula. O abandono do curso ou a infrequência às aulas, sem suspensão expressa do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não exime o aluno do pagamento das mensalidades.

Como faço para mudar de turno?

    Definitiva
    Se desejar a mudança de turno definitiva, o aluno deverá ser aprovado em novo processo seletivo (vestibular). A Secretaria-Geral realizará a mudança de turno de acordo com a aprovação, e o candidato terá preferência nas escolhas das disciplinas, desde que as selecione e confirme-as na 1º e na 2º fases de renovação de matrícula (fase com garantia de vaga no turno de aprovação do vestibular).

    Instruções para inscrição ao processo seletivo para mudança de turno
    No ato da inscrição ao processo seletivo (vestibular) pela internet, o aluno deverá informar o RA (registro acadêmico) e marcar a opção mudança de turno. Após este procedimento, a taxa de inscrição será isenta. Se classificado, o candidato deverá comparecer à data da matrícula, apresentar cópia da carteira de estudante, declaração de escolaridade ou qualquer outro documento que comprove ser aluno daquele curso e efetivar, normalmente, a matrícula.

    Temporária
    Os alunos dos períodos matutino e noturno poderão, à época de renovação de matrícula, na fase de vagas remanescentes, solicitar disciplinas em outros turnos, caso existam vagas.

    Alunos originários do turno vespertino, de aprovação no vestibular, só poderão realizar matrícula em outro turno caso o enquadramento seja igual ou superior ao segundo período do curso. Se beneficiado com a bolsa de 20%, perderá, automaticamente, o benefício, e a diferença da 1ª e da 2ª mensalidades será cobrada nas parcelas seguintes.

Como faço para mudar de curso?

    Para atender aos alunos da Instituição que não se tenham identificado com o curso escolhido, o UniCEUB disponibiliza outro processo seletivo interno. Semestralmente, é lançado o edital para mudança de curso, em que o aluno é classificado, ao escrever uma redação em data específica. A inscrição é feita pelo próprio site.

Como faço para requerer o diploma?

    O requerimento de diploma é feito somente após a colação de grau.

    Dirija-se ao Setor de Diplomas do seu campus, com as cópias autenticadas ou comprovadas com os originais dos seguintes documentos:

    • Carteira de identidade ou CNH, acompanhada de certidão de nascimento ou casamento. Alunos cujos nomes sofreram alterações por sentença judicial devem apresentar cópia de documento comprobatório: certidão de casamento, separação ou outro motivo;
    • Certificado de conclusão do ensino médio com o respectivo histórico escolar. Se o aluno ingressou no curso atual como graduado em outro curso, deve substituir o documento do ensino médio pela cópia do diploma de nível superior;
    • Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral do TRE, atualizada;
    • Certificado Militar, CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação;



    O diploma estará disponível de 30 a 60 dias corridos após o pedido protocolado. O documento só poderá ser retirado pelo próprio aluno ou por terceiros mediante procuração registrada em cartório.

    Lembrete: Caso o (a) aluno (a) necessite da 2ª via do diploma, deverá dirigir-se à Central de Atendimento do seu campus para o preenchimento de uma ficha, em seguida, encaminhar-se à tesouraria para efetuar o pagamento de R$ 200,00 da taxa de 2ª via e retornar ao setor de diplomas para retirada do protocolo e aguardar o prazo de confecção do diploma.

    Observação: O diploma só poderá ser retirado na Central de Atendimento do campus da Asa Norte.

Como realizo a colação de grau?

    A colação de grau só poderá ser realizada por alunos da Instituição que tenham cumprido toda a matriz curricular vigente e o total da carga horária exigida para o curso ao qual pertence. O aluno provável formando e o que concluiu o curso de graduação deverão buscar informações sobre prova de beca e demais solenidades junto à comissão de formatura de sua turma. Uma vez que cabem aos alunos a escolha da empresa que organizará os eventos dos formandos.

Como mudar de campus?

    Será por meio de vestibular ou conforme disponibilidade de vagas. Neste último caso, é necessário fazer a matrícula de acordo com o calendário específico de renovação.

Como negociar pendências financeiras?

    O aluno deve comparecer pessoalmente, ou encaminhar responsável com procuração, à Tesouraria do campus da Asa Norte, localizada no hall de entrada do bloco 1, para negociar as pendências financeiras. Isso deve ser feito até o final do semestre em que ele estiver matriculado para que possa renovar sua matrícula do semestre seguinte.

Geral

Quais são os horários de funcionamento dos setores?

    • Biblioteca
    Campus Asa Norte
    De segunda a sexta, das 7h às 23h
    Sábado: das 8h às 18h
    Telefone: (61) 3966-1359
    Campus Taguatinga
    De segunda a sexta, das 7h30 às 23h
    Sábado: das 8h às 14h
    Telefone do campus II: (61) 3247-8954

    • Central de Atendimento – Call Center
    De segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h
    Telefone: (61) 3966-1201

    • Central de Atendimento - Presencial
    Campus Asa Norte
    De segunda a sexta, das 7h30 às 21:00h, com distribuição de senha até as 20:30h e aos sábados das 8h às 14h

    Campus Taguatinga
    De segunda a sexta, das 7h30 às 22h, com distribuição de senha até as 21:00h. O atendimento aos sábados é exclusivo no campus II das 8h às 12h

    • Apoio Administrativo da FACES
    De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1474/1475
    Cursos: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Medicina, Nutrição, Psicologia e Tecnologia em Gastronomia

    • Apoio Administrativo da FAJS
    De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1307/1321
    Cursos: Direito e Relações Internacionais

    • Apoio Administrativo da FATECS, bloco 1
    De segunda a sexta, das 7h30 às 22h
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1414/1415
    Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    • Apoio Administrativo da FATECS, bloco 7
    De segunda a sexta, das 7h40 às 22h30
    Sábado: das 8h às 12h
    Telefone: (61) 3966-1519
    Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica

    • Secretaria-Geral
    De segunda a sexta, das 8h às 20h
    Telefone: (61) 3966-1232

    • Tesouraria
    De segunda a sexta, das 8h às 20h
    Telefone: (61) 3966-1201

    • Ouvidoria
    De segunda a sexta, das 8h30 às 21h
    Telefone: (61) 3966-1335/1336

Quais são as formas de desconto para ingressar na instituição?

    O CEUB organiza sua política de bolsas e descontos em categorias distintas, visando ao amplo atendimento tanto a situações sociais quanto ao incentivo à educação continuada do seu corpo técnico-administrativo e docente e do seu corpo discente, nos projetos de extensão, monitoria, pesquisa e outros voltados ao desenvolvimento do potencial acadêmico.

Qual é o horário das aulas?

    Matutino
    1º tempo = das 7h40 às 9h20
    2º tempo = das 9h40 às 11h20
    Horário especial = das 11h30 às 12h20
    Horário especial = das 11h30 às 13h10

    Vespertino
    1º tempo = das 14h às 15h40
    2º tempo = das 16h às 17h40
    Horário especial = das 17h50 às 18h40

    Noturno
    1º tempo = das 19h10 às 20h50
    2º tempo = das 21h às 22h40
    Horário especial = das 18h10 às 19h
    Horário especial = das 17h20 às 19h

Mudança de curso, turno ou campus

Deseja mudar de curso, turno ou campus aqui no CEUB?

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